TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Escolar

Por:   •  25/9/2019  •  Artigo  •  4.499 Palavras (18 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 18

RESUMO

Entende-se que ao se tratar de Gestão democrática participativa dentro da funcionalidade pedagógica na Unidade de Ensino devem se estabelecer parâmetros que não apenas conceituem, mas também estabeleçam metas e objetivos que devem ser tratados em comum acordo entre todos os membros da Comunidade Escolar que devem estar e ao mesmo tempo ser presentes na realidade cotidiana da Escola. Contudo, a integração dos parâmetros normativos juntamente com a prática pedagógica deve andar em conjunto para estabelecer um plano de intervenção que procure estabelecer a transparência participativa e continua no âmbito da execução educacional na Unidade de Ensino. Visando o bom relacionamento entre Unidade de ensino, pais, funcionários, corpo administrativo e comunidade no geral o Projeto de Intervenção têm um papel de grande importância, pois a partir do momento que a Reelaboração do Projeto Político Pedagógico é executada de forma efetiva e com a participação de todos os membros que compõem a comunidade escolar as mudanças podem ser percebidas. A partir de tal foco toda a Unidade Escolar terá um desenvolvimento educacional rico e gradativo na medida em que as ações são executadas para atingir o objetivo comum que é a melhoria da qualidade da educação. Gerar participativamente a qualidade educacional na Unidade de Ensino envolve um processo de filiação conjunta tanto na própria Escola como fora dela, pois indiretamente a sociedade que a cerca tem um papel de grande importância no desenvolvimento da educação e da escola que tem um papel social que não pode ser deixado de lado.

Palavra – chaves: Escola, Intervenção, Projeto Político Pedagógicos, Gestão

INTRODUÇÃO

Uma educação de qualidade se baseia no desenvolvimento pedagógico da Unidade de ensino, onde a democracia escolar e os parâmetros curriculares são trabalhados de forma clara e objetiva, e ao mesmo tempo conservam as qualidades da participação coletiva visando um melhor envolvimento da comunidade escolar nas atividades cotidianas da Escola.

Entende-se que a escola torna-se cada vez mais responsável pela educação dos seus alunos, passando assim a assumir a responsabilidade que antes pertencia a família. Desse modo o papel da Escola toma um conceito de maior importância na vida social de cada individuo que a circunda, pois a formação de um cidadão preparado para as atualidades da sociedade são encontrados e trabalhados dentro da Unidade de Ensino.

Porém, a escola precisa passar por mudanças que dinamizem seus métodos de ensino para que assim possam proporcionar aos alunos uma educação de qualidade e que trabalha a igualdade e o senso de auto-afirmação de todos os membros da comunidade escolar. Muitos problemas cercam a escola o que impossibilita a execução dessas ações dinamizadoras e elevadoras de um índice de qualidade na educação, problemas como a falta de participação dos pais na vida escolar de seus filhos, a evasão escolar e a distorção idade/série por motivos sociais e ate mesmo pela desmotivação dos alunos.

Analisando essa problemática que atinge a unidade escolar surgiu a idéia de um projeto de intervenção na Escola, para que novos parâmetros fossem criados dando assim uma maior oportunidade aos alunos de possuir uma educação democrática e de qualidade, visando o aumento da auto-estima e diminuindo assim a evasão e a distorção idade/série e resgatando a participação efetiva dos pais na escola.  A reestruturação do Projeto Político Pedagógico foi visada como o principal tópico a ser trabalhado, pois a partir dessa reestruturação a Unidade escolar passaria a trabalhar de forma democrática, clara, objetiva e direta coletivamente com os membros da comunidade escolar todas as ações necessárias para mudar a realidade atual da Escola. A partir de então a escola poderá oferecer uma educação de qualidade, dinâmica e participativa.

1 - INTERVENÇAO NA ESCOLA - RECONSTRUINDO O PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO

1.1 - Perfil da escola

O trabalho de intervenção está sendo realizado numa Escola Estadual localizada na periferia de Luziânia-GO atendendo cerca de 1.452 (hum mil quatrocentos e cinqüenta e dois) alunos divididos em três turnos sendo que, nos turnos matutino e vespertino a escola atende alunos com faixa etária entra 11 e 16 anos em sua maioria e durante o turno noturno a escola atende alunos com faixa etária de 17 a 70 anos com uma proporcionalidade grande em relação a distorção idade/serie.

A escola oferece Ensino Fundamental e Médio em todos os turnos, contando com 42 funcionários no total sendo que destes 25 são professores subdivididos em todas as disciplinas, todos formados porem a maioria com mais de uma disciplina para ministrar as aulas. A escola conta ainda com 01 diretor, 01 vice-diretor, 01 secretaria geral, 04 auxiliares de secretaria, 03 merendeiras, 03 auxiliares de serviços gerais, 01 porteiro todos esses para atender aleatoriamente em todos os três turnos da escola e 02 vigias noturnos que também auxiliam como porteiros no turno noturno e 01 coordenadora de merenda para administrar coordenar e elaborar cardápios da merenda escolar de todos os turnos.

A escola se encontra em uma localidade com alto índice de criminalidade e violência e dentro das questões sociais e econômicas locais, que demanda o trabalho de intervenção e tem por objetivo a reelaboração do Projeto Político Pedagógico, que inclui o estudo dessas problemáticas.

1.2 – Diagnóstico da escola

Após fazer Diagnóstico da Escola a partir de informações sobre o desempenho da escola, com base nos dados que foram retirados da secretaria e a pesquisa aleatoriamente a partir de perguntas dirigidas aos professores onde foram vários os resultados obtidos nos diversos setores de atuação da Unidade de Ensino onde podemos constatar que, existe um grande número de alunos com sérias defasagens de aprendizagem e com distorção idade/serie. A partir de então começamos a obter um apanhado melhor em relação às notas, ao comportamento e a vida pregressa do aluno para poder trabalhar formas viáveis de mudar o quadro. O nível de aprendizagem foi observado juntamente com o histórico de cada aluno isso para que o apanhado de dados e a análise da situação como um todo fossem mais amplas, mas somente após certo período de tempo é que diagnosticaremos melhor a situação dos alunos, isso só se dará após as primeiras avaliações escolares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)   pdf (190.9 Kb)   docx (260.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com