TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Escolar

Por:   •  26/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 2

GESTÃO ESCOLAR

Desafios, erros e acertos da gestão escolar

  1.  

Lucimara Barcellos dos Santos¹

Valquíria Zeferino Germano da Silva²

RESUMO

O presente trabalho abordará a área de concentração Educação, escola e políticas públicas, discorrendo sobre o tema “Os desafios, erros e acertos da gestão escolar nas escolas de educação infantil”, tendo por objetivos discorrer brevemente sobre a história da gestão escolar no Brasil e sua relevância, definir as atribuições do gestor reconhecendo sua importância e responsabilidades frente à instituição. Além de citar o perfil desejado de gestores da atualidade, mencionando os desafios, bem como os aspectos positivos e negativos da gestão escolar apontados por estudiosos e gestores de escolas públicas e privadas de educação infantil e ensino fundamental. E as expectativas dos gestores com relação à educação e o cargo que ocupam.

Palavras-chave: Educação. Gestão Escolar. Políticas Públicas.

  1. 1. INTRODUÇÃO

Uma vez que políticas públicas de educação são compreendidas por obras realizadas pelo governo com a intenção de garantir o direito de todos à educação, o presente trabalho discorrerá brevemente sobre a história da gestão escolar no Brasil e sua importância, visto que atualmente esta é considerada como um dos componentes de fundamental importância na atuação de uma instituição.  

Bem como citará as atribuições e as características que compõe o perfil desejado de gestores da atualidade, uma vez que a estes são delegadas grandes responsabilidades na esfera escolar, entre elas o sucesso ou não da instituição em virtude dos gestores serem o norte das organizações, além é claro de serem os responsáveis legais da escola.

Também apontará os principais desafios, erros e acertos da gestão escolar citado por estudiosos e gestores de instituições públicas e privadas de escolas infantis e fundamentais. Assim como suas expectativas quanto gestores em relação à educação e o cargo que ocupam.  

2. A HISTÓRIA DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL E SUA IMPORTÂNCIA

“Se administrar é utilizar racionalmente os recursos para a realização de fins determinados, administrar a escola exige a permanente impregnação de seus fins pedagógicos na forma de alcançá-los”. Vitor Paro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (110 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com