TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Escolar

Por:   •  10/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 4

Portfólio CICLO 3

Família e escola compartilham funções sociais, políticas educacionais na medida em que contribuem e influenciam na formação do indivíduo e são fundamentais para o seu desenvolvimento. Ambas são responsáveis por transmitir e construir conhecimentos que são culturalmente organizados, sendo a família a principal influência nos primeiros anos de vida da criança e a escola responsável por mediar a relação da criança com o mundo exterior, onde ela começa a se relacionar com outros grupos.

A família e escola devem compartilhar a tarefa educativa, se conhecendo e respeitando mutuamente, mesmo sendo contextos diferentes que oferecem experiência diversificada. A criança se sente emocionalmente segura para aprender quando a família demonstra interesse por vida escolar. Assim a escola deve enxergar na família uma aliada no processo de aprendizagem, pois quanto maior o envolvimento dos pais nas práticas educativas, maior será o aproveitamento escolar dos filhos.

Alguns pais veem os professores como especialistas na educação, e que os mesmos devem auxiliar os pais que não assumem a educação de seus filhos. Para muitos pais é por este motivo que eles mandam seus filhos para a escola deste modo, o papel que a escola exerce na construção desta parceria é primordial, considerando as necessidades familiares, induzindo-as a participar de determinadas situações que possibilite a participação ativa desta parceria. A escola e a família devem se unir, para que juntas busquem entender qual o papel de cada uma exerce e pode exercer na vida da criança.

Uma pesquisa norte-americana realizado pela The Family Room LLC aponta que, pais e mães desejam ser amigos dos seus filhos promovendo um clima de amizade exagerada que chega a condescendência e consegue ser perigosa, na proporção em que se cortam laços de autoridade. Percebe-se um grande obstáculo em chegar em um estado de equilíbrio, em que exista harmonia e disciplina em casa. Uma vida com independência no convívio, porém não abrindo mão da ética do esforço. Não sendo desagradável, muito menos desorganizada.

Os pais de gerações passadas não passavam por essas questões, os modelos de pais das antigas gerações eram mais evidentes, bastava apenas repeti-los, os filhos eram o espelho dos pais, os pais faziam o que os avós faziam e assim passavam de geração a geração, nesse tempo a criança tinha apenas as opções de obedecer, ficar de castigo ou apanhar. Os pais viviam assim, sem muito peso, as atividades dos pais eram exercidas com a ideia de cuidar e disciplinar.

Nota-se desta maneira que a interação entre a família e a escola é indispensável, para que ambas entendam suas realidades e suas limitações, e procurem caminhos que possibilite e descomplique a comunicação entre si, para o sucesso educacional do filho/aluno. É necessário recuperar algumas questões no que se refere à escola e à família tais como: suas formas e estruturas de relacionamentos, uma vez que, o relacionamento entre ambas tem se destacado como de grande importância no processo educativo das crianças.

Profissionais experientes da educação sabem que as determinações dos trabalhos junto aos alunos são motivadas pelo apoio que eles recebem ou não recebem por parte dos familiares. Este conhecer evidente é comprovado por diversas pesquisas nacionais e internacionais que demonstram que a origem e o apoio dos familiares vão desde as expectativas positivas até mesmo a investimentos de tempo e financeiros na carreira escolar de seus filhos afetando decisivamente no comportamento escolar de crianças e jovens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (53.2 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com