TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Escolar

Por:   •  18/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  924 Palavras (4 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 4

GESTÃO ESCOLAR


Sabe-se que o exercício contínuo da liderança em todos os segmentos e momentos da escola é condição fundamental para a qualidade da aprendizagem e formação dos alunos. Constitui, portanto, característica do trabalho dos educadores e, sobretudo, dos gestores escolares. Em seus papéis sociais, esses profissionais assumem tais responsabilidades, com os compromissos educacionais e de orientação do trabalho pedagógico, que se torna competente à medida que é realizado com liderança efetiva, orientada para a promoção da formação de lideranças necessárias para a qualidade do ensino e para a cidadania.

A gestão da escola desenvolve uma característica de atuação que pretende organizar, mobilizar e articular condições materiais e humanas necessárias para o avanço dos processos sócio-político-educacionais. É nesse processo de articulação que se fundamenta o trabalho interdisciplinar de uma equipe gestora, é a cooperação em rede de toda equipe pedagógica que faz com que a interdisciplinaridade se efetive na gestão escolar. Assim, o significado de gerir a escola vai muito além da mobilização dos sujeitos, pois implica intencionalidade, definição das metas educacionais e posicionamento frente aos objetivos educacionais, sociais e políticos, em uma sociedade complexa.

Mas se falamos tanto em gestão democrática, o que significa realmente esta expressão? Antes de responder é preciso lembrar que muito foi usado o termo administração escolar outrora, veja o que LÜCK (2000) diz: “a gestão não deprecia a administração, mas supera as suas limitações de enfoque dicotomizado, simplificado e reduzido, para atender às exigências de uma realidade cada vez mais complexa e dinâmica”. A expressão gestão escolar, usada para designar a direção escolar, a equipe técnico-pedagógica, ou mesmo o diretor, abrange o gerenciamento do todo escolar. É possível ter, então, no ambiente escolar, desde a gestão realizada por uma equipe, passando por órgãos colegiados até à gestão da sala de aula, pelo professor, que se torna um gestor pedagógico.

A afirmação de que a escola é um espaço democrático parece ter uma compreensão tão avassaladora por qualquer pessoa, que não permite um enfrentamento maior da comunidade escolar e geral sobre seu real significado. Então é que me questiono, se essa escola, fruto de um tempo permeado pela existência de situações constrangedoras, de valores morais e éticos conturbados, de inigualável corrupção, constitui um local efetivamente democrático no nosso país?

Ao responder essa pergunta, pode-se começar a refletir sobre a gestão democrática escolar, como os gestores podem e devem atuar de forma democrática, estimulando a participação de todos? Trata-se de um desafio grande, marcado pela inconstância desse tempo, mas que acredito ser possível.

É importante reconhecer que todo trabalho em educação, pela sua natureza formadora, implica ação de liderança: na capacidade de influenciar positivamente pessoas, para que, em conjunto, aprendam, construam conhecimento, desenvolvam competências, realizem projetos, promovam melhorias e divirtam-se juntas de modo construtivo, desenvolvendo a inteligência social e emocional. O trabalho dos gestores escolares se assenta, pois, sobre sua capacidade de liderança, de influenciar a atuação de pessoas, para a efetivação dos objetivos educacionais da escola e superação das limitações naturais de toda organização social, caracterizada pela dinâmica de um conjunto de pessoas com valores, percepções e nível diferenciado de competências.

Considerando então que a gestão escolar é um processo compartilhado, é preciso ainda levar em conta o desdobramento da liderança, pelo qual ocorre o compartilhamento com outros profissionais e com alunos, do espaço da tomada de decisões e da oportunidade de influência recíproca dos membros da comunidade escolar. O maior desafio da escola em relação ao envolvimento da comunidade escolar em suas decisões é fazer com que esta seja participativa, vejo esta timidez dos pais na escola em que trabalho. A maior participação que se tem é quando há uma convocação para assembleias com a participação do CPM (Círculo de Pais e Mestres), e também, quando há uma comemoração de uma data especial, como, por exemplo, um Dia das Mães com distribuição de agasalhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com