TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Escolar

Por:   •  15/9/2022  •  Artigo  •  3.773 Palavras (16 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1.

INTRODUÇAO.................................................................................................................... 04

2.DADOS DE IDENTIFICAÇAO DO CAMPO DE ESTAGIO.....................................            05

3.CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO        06

3.1CARACTERIZAÇAO DOCAMPO.....................................................................................06

.3.2 ATUAÇAO DO PEDAGOGO..........................................................................................07

4.DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES ATUAÇÃO DO PEDAGOGO        08

5.ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E A ENTREVISTA COM O PEDAGOGO          10

5.1. ANÁLISE DO PROJETO.................................................................................................10

5.2. ENTREVISTA COM O PEDAGOGO...............................................................................11

6.PLANOS DE  AÇÃO NA ESCOLA        12

   

7.CONSIDERAÇÕES FINAIS        15

8.REFERÊNCIAS        16

1. INTRODUÇÃO.

Este trabalho foi realizado na Escola Municipal “Carlos Prates”, no segundo semestre de 2019, tendo como base entender a gestão escolar, e o dia á dia de uma escola de forma compreender as funções executadas pela parte gestora suas funções internas, bem como confrontá-los com a prática pedagógica, buscando firmá-la de forma significativa. 

Sabe-se que uma gestão escolar eficaz melhora os procedimentos institucionais da organização escolar com base num processo interno de avaliação. Esta avaliação obriga a análise das responsabilidades e atividades daqueles que trabalham na escola, bem como o uso das suas instalações, para assegurar que os recursos humanos e materiais da escola estejam organizados de modo a criar um ambiente de aprendizagem eficiente, seguro e eficaz.

Assim uma Gestão escolar eficaz é, pois sinônimo da capacidade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos, saberes, capacidades, informações, instrumentos tecnológicos, dinâmicas e pessoas para liderar uma série de cenários que se instalam em favor do desenvolvimento cognitivo.

O estágio suprevisionado, faz parte da nosssa formação educacional, sendo garantido por lei. Em cumprimento a Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB) 9.394/96, conforme estabelece em seu art. 82, diz que “os sistemas de ensino estabelecerão normas para realizaçao dos estágios dos alunos regularmente matriculados no ensino médio ou superior em sua juridição.

A experiência do estágio é essencial para a formação integral do aluno, considerando que cada vez mais são requisitados profissionais com habilidades e mais preparados. A realização do estagio é um momento em que o estagiário tem a oportunidade de confrontar toda a teoria estudada com a realidade da sala de aula, além de observar o trabalho e o dialogo com profissionais da modalidade, que aqui em questão é a gestão educacional.

Este trabalho tem como foco principal , as atribuições e contribuições de uma gestao democratica, pelo qual será apresentado um projeto que visa atender as necessidades da escola nesta perspectiva.

2. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO.

A Escola Municipal Carlos Prates, está localizada à Avenida do contorno, n.º 1690, centro, em Centralina-Mg, CEP- 38390-000. Telefone (34)3267-8013 A Justificativa da escola é: A educação é um direito de todos. Esta instituição é mantida pela Prefeitura Municipal de Centralina-Mg. Esta sobre a direção da professora Elaine Vieira de Araujo e a supervisão pedagógica de Eliene da Silva, todo o corpo docente com licenciatura plena em pedagogia e alguns com curso de pós- graduação em áreas específicas.

 Um dos objetivos do estágio é de investigar, analisar e intervir na realidade profissional especifica, enredando-se com a realidade educacional, organização e o funcionamento da instituição educacional, bem como articular e vivenciar experiências ricas e significativas para a sua formação profissional. Esse momento do estágio deve ser considerado um momento de observação da realidade vivenciada, das práticas pedagógicas, bem como de reflexão por parte do aluno.

Para Guerra (1995) o Estágio Supervisionado consiste em teoria e prática tendo em vista uma busca constante da realidade para uma elaboração conjunta do programa de trabalho na formação do educador.

Pimenta, Lima reforçam que:

O estágio sempre foi identificado como parte prática dos cursos de formação de profissionais em geral, em contraposição à teoria. Não é raro ouvir-se dos alunos que concluem seus cursos se referirem a estes como teóricos, que a profissão se aprende na prática, que certos professores e disciplinas são por demais teóricos. Que na prática a teoria é outra. (PIMENTA; LIMA, 2004, p.)

A Escola Municipal Carlos Prates atua na educação infantil primeiro e segundo período e no ensino fundamental series inicial de 1° ao 5° e fase final 6°e 9°ano, foi fundada em pelo decreto 3.904 em 04/11/1952 e a resolução 4.052 de 09/03/1982 que garantiram ministrar o ensino fundamental de 1° a antiga 8° serie, sua estrutura física atende as necessidades básicas em bom estado de conservação tendo em vista que já foram realizadas varias reformas desde sua fundação, deixando clara e evidente que todos os servidores são compromissados com sua conservação a escola ocupa uma área de, 10.000 m² bem distribuídos em salas de aulas, pátio etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)   pdf (239.8 Kb)   docx (103.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com