TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Escolar

Por:   •  16/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.199 Palavras (5 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

ATIVIDADE

Aulas 05, 06, 07 e 08

Curso: Pedagogia | Prof.(ª): Mestre Lilian Nantes e Natacya Munarini Otero Caetano Disciplina: Princípios e Métodos da Gestão Escolar | Carga Horária: 80h | Semestre Letivo:

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Atenção!

1- Não serão aceitas atividades após a data agendada;

2- Cópias da internet serão zeradas;

3- Texto desorganizado, sem estética terão notas descontadas, bem como erros ortográficos, de coesão e coerência;

GABARITO 

Marque aqui as respostas referentes às questões de 01 a 04

Questões dissertativas

  1. Independente da prova que se aproxima a atitude da professora não está coerente com a sua autoridade na sala de aula, a professora deveria conversar com esta aluna e expor seus pontos positivos em relação a ela, tentar levantar a sua estima em não se abalar pelo julgamentos dos outros, que isso não a define, investigar se teve algum motivo para que isso começasse, logo depois chamar a atenção dos envolvidos, primeiramente quem criou o bilhete e os que deram a sequência, pois não extingui a culpa de nem um, e preparar o mais rápido possível uma aula voltada com o tema de “Bulling”, como punição a falta de conhecimento desses alunos, pedir que tragam um material informativo através de pesquisa e dicas de filmes a respeito, para que isso não volte a repetir.

  1.  A- A base de toda criança é a família, conhecendo a estrutura familiar dos alunos podemos conhecer mais sobre ele, nem toda a criança vem de uma família de estruturas sólidas, o seu desempenho escolar depende do meio social em que está criança está inserida, uma criança com pais participativos e interessados no cotidiano de seus filhos o resultado do rendimento escolar vai ser superior aqueles que não possuem uma ajuda dentro de casa, pais separados, trabalhadores sem tempo para auxiliar nas atividades dos filhos, ou até mesmo como no caso do Roberto que tem que ajudar para o sustento da família, por isso essa troca de informação entre professores, alunos, escolas e famílias são favoráveis para que as políticas públicas possam viabilizar ações que mudem está realidade.

B- A parceria entre escolas, governos, instituições e a família são uma forma de organizar as ideias, colocar os problemas em questão e propor soluções para que seja resolvido, muitas vezes os pais tem que trabalhar e não possuem condições de pagar alguém para cuidar de seus filhos, sendo obrigados a um não trabalhar diminuindo sua renda ou deixando os sozinhos, visto que pagar alguém para cuidar já daria desfalque no orçamento, uma alternativa são os projetos de apoio e reforço escolar, desenvolver ações que ajudem tanto as famílias como as crianças, isso refletira em um melhor desempenho das crianças em salas de aula.

03)

C

04)

E

Questão 01:

Durante uma aula de Português, uma aluna passou adiante uma folha de papel que circulou de mão em mão, sem que o professor visse.

“Você já reparou na Cátia? Escreva aqui o que você acha dela.”

Cada aluno que pegava o papel colocava sua opinião. Até que o papel chegou a uma amiga de Cátia, que lhe mostrou seu conteúdo. O sentimento da menina foi de humilhação, profunda tristeza e exclusão, porque havia muitos comentários negativos. Levantou-se para mostrar o papel ao professor. Este, sem saber do que se tratava, solicitou que Cátia voltasse ao seu lugar, pois aquela não era a hora de lidar com assuntos particulares, visto que a prova bimestral se aproximava.

Situações como esta são comuns no cotidiano escolar. Nesta perspectiva, descreva uma ação em que, por intermédio de uma gestão democrática, a equipe de profissionais e a comunidade atuem organicamente, tendo em vista a ampliação da formação para a cidadania e seu exercício.

RESPONDA NO GABARITO

Questão 02:

Em uma reunião do conselho escolar, os participantes definiram, como estratégia de aproximação entre escola e famílias, a realização de visitas às casas dos alunos, a fim de conhecer de perto a realidade em que vivem. Um dos professores foi à casa de Roberto, aluno que apresentava dificuldades de aprendizagem, principalmente em matemática. Lá chegando, viu que se tratava de uma moradia popular, de uma família que não teve oportunidades de estudo. O professor de Roberto, porém, ficou surpreso ao saber que o menino ajudava o pai, feirante, como “caixa” na venda de frutas. Se ele sabia calcular valores e fazer o troco, não havia motivos para ter dificuldades em matemática. Após a visita, o professor começou a pensar em estratégias para desenvolver com Roberto.

a) Explique a importância de iniciativas como a desse conselho escolar, em contexto de gestão participativa.

RESPONDA NO GABARITO

b) Descreva outra ação que favoreça uma integração maior entre escola e comunidade e argumente por que essa ação é relevante.

RESPONDA NO GABARITO

Questão 03:

Um dos objetivos da gestão democrática participativa é a articulação entre as políticas educacionais atuais e as demandas socioculturais. Considerando essa finalidade, avalie quais das ações educacionais abaixo se relacionam a essa concepção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (240.5 Kb)   docx (132.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com