TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Escolar

Por:   •  26/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  5.556 Palavras (23 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]

[pic 2] [pic 3]

JANIELLY BRAGA SANTANA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III  – GESTÃO RELATÓRIO FINAL

[pic 4]

[pic 5]

JANIELLY BRAGA SANTANA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III  – GESTÃO

RELATÓRIO FINAL

Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório III – Gestão do curso de Pedagógia- UNOPAR..

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor Eletrônico: Suelen Bueno Carneiro Toledo

Tutor de Sala: Mabel Lyra de Souza

EUNÁPOLIS

2018

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        04

2 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO        05

2.1 Aspectos Organizativos do Estágio        05

2.2 A Importância do Estágio para a Formação Profissional        05

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        06

3.1 Caracterização do Campo de Estágio        06

3.2 A Rotina Observada.................        07

3.3 Proposta de Intervenção e Atividades Desenvolvidas        08

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................09

5 REFERÊNCIAS.......................................................................................................10

6 ANEXOS.................................................................................................................11

Anexo I – Observação da Instituição.......................................................................12

Anexo II – Análise do Projeto Político Pedagógico...............................................16

Anexo III – Proposta de Atuação do Pedagogo Diante da Organização do Trabalho Pedagógico no Espaço Educativo...........................................................25

7 RELATO DA APLICAÇÃO DO PROJETO.............................................................29

8 MOSTRA DE ESTÁGIO        30

9 REFERÊNCIAS.......................................................................................................31

 INTRODUÇÃO

O presente relatório tem como objetivo fazer as observações necessárias no Conselho Escolar da Escola José de Araújo Santana em que foi feita o Estágio Curricular Obrigatório III na área de Gestão, sendo uma instituição municipal, situada à rua osvaldo bomfim, sn – Rosa Neto em Eunápolis no estado da Bahia.   

A presente escola é composta por 70 funcionários , divididos entre direção, coordenação, secretaria, professores, auxiliares e equipe de apoio, contendo 762 alunos é uma escola de porte médio, situado em um bairro periférico do município de Eunápolis.

A escola atende diversas séries e modalidades de ensino, ofertando as Séries Iniciais, as Séries Finais e a Eja – Educação de Jovens e Adultos, funcionando de manhã das 7 h às 11:30 h, de tarde 13 h às 17:30 h e a noite 19 h às 21:40 h.

A escola sempre promove reuniões com os pais para os mesmos ficarem a par da situação do seu filho, é promovida reuniões com os funcionários para expor ideias ou se tratar de assuntos pertinentes para sempre haver uma boa relação entre os mesmos, havendo também na escola o conselho escolar para se discutir o recebimento de verbas, estruturação, ambiente escolar e afins.

Enfim, a realização do estágio proporciona ao cursando de pedagogia o que ele irá enfrentar, o que possivelmente poderá ser seu futuro em uma escola, e isso é muito bom pois é quando realmente sabemos que seremos grandes profissionais no futuro.

5

2 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

2.1 Aspectos Organizativos do Estágio

O presente Estágio, fora realizado no Conselho Escolar na Escola Municipal José de Araújo Santana, situada à Rua Osvaldo Bomfim, sn – Rosa Neto, no município de Eunápolis no Estado da Bahia.

A carga horária do presente trabalho fora de 100 horas, sendo distruibidas 52 horas no espaço educativo e 48 horas foram destinadas à construção do relátorio final.

2.2 A Importância do Estágio para a Formação Profissional

O presente estágio foi muito importante para a minha formação como profissional de pedagogia pois foi nele que aprendi realmente o que iremos enfretar e ser no futuro, e foi através do estágio que consegui colocar em prática todo conhecimento aprendido em sala de aula.

É uma formação muito importante para nós aluno, pois o estágio complementa e soma para a formação do profissional de ensino superior em Pedagogia, promovendo a absorção dos conhecimentos didáticos pedagócios.

Os conhecimentos teóricos apreendidos durante as aulas que compõem o currículo do curso de pedagogia recebem maior significado quando os discentes possuem a oportunidade de vivenciar atividades práticas que envolvam o espaço escolar.

Realizar o estágio, contribui, e muito, para a formação docente e pedagógica, o mesmo faz com que os conhecimentos ténicos e teóricos sejam mais significativos, uma vez que os conceitos aprendidos podem ser executados e reformulados.

6

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO

3.1 Caracterização do Campo de Estágio

O presente relatório tem como objetivo fazer as observações necessárias no Conselho Escolar da Escola Municipal José de Araújo Santana em que foi feita o Estágio Curricular Obrigatório III na área de Gestão, sendo uma instituição municipal, situada à rua osvaldo bomfim, sn – Rosa Neto em Eunápolis no estado da Bahia.   

A presente escola é composta por 70 funcionários , divididos entre direção, coordenação, secretaria, professores, auxiliares e equipe de apoio, contendo 762 alunos é uma escola de porte médio, situado em um bairro periférico do município de Eunápolis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.8 Kb)   pdf (988.9 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com