TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Escolar

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

AVALIAÇÃO 02

Gestão Escolar II

Marcia Pereira de Almeida- RA 1713100211

Turma 5ª A

AVA – 18/04/15 á 13/05/15

Professor/ Tutor- Professora Marie Rose Dabul

SÃO PAULO

2015

O gestor educacional é responsável em coordenar, assessorar, acompanhar e apoiar o trabalho dos educadores para que se possam atingir os objetivos gerais e específicos da instituição de ensino. Porém muitas vezes diante das dificuldades que surgem no dia a dia da escola, os objetivos ficam difíceis ou até mesmo impossíveis de serem atingidos.

Os problemas podem ser de diversos fatores, desde falta de recursos até mesmo, como profissionais desqualificados, mau relacionamento da equipe entre outros. No entanto cabe ao gestor, ter conhecimento e as habilidades necessárias para administrar os conflitos.  Essas habilidades são de extrema importância, pois ele é o responsável por gerenciar o trabalho educacional que envolve toda a equipe de professores. Cada educador que trabalha na escola tem a sua função e o desempenho do seu trabalho irá atingir direta ou indiretamente o objetivo geral da escola. Por esse motivo uma das habilidades mais importante do gestor é o de administrar as relações entre as pessoas, procurando motivar, incentivar e apoiar para execução das tarefas.

O diretor possui três estilos de direção:

O Autocrático que decide tudo isoladamente, não permite discussão nem opinião dos demais, exige sempre obediência. Como exemplo, um ditador que sempre dita as regras que devem ser cumpridas.

O Democrático valoriza as idéias e participação de todas as pessoas que pertencem a unidade escolar. Como exemplo, um coordenador de um grêmio.

O Laissez-Faire nesse estilo o diretor da maior liberdade aos profissionais que trabalham na escola, exerce o mínimo possível de atividades que ficam restritas apenas ocupações administrativas, ou problemas que surgem inesperadamente.

O diretor de escola é visto na escola como o líder que atua interagindo com sua equipe, discutindo os objetivos e as diretrizes pelos quais vão se orientar em sua prática cotidiana, porque é o elemento determinante da eficácia da ação educativa. Cabe ressaltar que a gestão escolar é uma dimensão, um enfoque de atuação, um meio e não um fim em si mesmo, uma vez que o objetivo final da gestão é a aprendizagem efetiva e significativa dos alunos, de modo que, no cotidiano que vivenciam na escola, desenvolvam as competências que a sociedade demanda, dentre as quais se evidenciam: pensar criativamente; analisar informações e proposições diversas, de forma contextualizada; expressar idéias com clareza, tanto oralmente, como por escrito; empregar a aritmética e a estatística para resolver problemas; ser capaz de tomar decisões fundamentadas e resolver conflitos, dentre muitas outras competências necessárias para a prática de cidadania responsável.

O que é observado muitas vezes em várias escolas são gestores que apenas executam trabalhos administrativos, preenchimento de planilhas, participação de reuniões apenas para cumprir com o projeto pedagógico, porém sem o acompanhamento real do trabalho que os professores estão realizando, quais são suas dificuldades, as metas ou objetivos que cada um está seguindo. Com esse gerenciamento superficial as escolas não conseguem promover um ensino de qualidade, por isso se faz necessário que o coordenador tenha a capacidade e as habilidades necessárias para executar a sua função.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (113 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com