TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Escolar

Por:   •  14/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.802 Palavras (12 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

POLO CAMPINAS- UNIDADE 4

PEDAGOGIA

EDUCAÇÃO ESPECIAL

Aspectos fundamentais do processo de inclusão escolar e políticas públicas para Educação Especial

Profa. Adriana Tonato Camarotti

Ana Carla M.M Amaral RA: 4300063512

Fabiana Idalgo da Silva RA: 4304774403

                                                               

Campinas - SP

 2015

INCLUSÃO E CARACTERÍSTICAS DE UMA ESCOLA INCLUSIVA

O que é inclusão ?

Inclusão é o direito ao atendimento de todos dentro do espaço escolar, independente das diferenças, de gênero, etnia, cultura, classe social, inclusive aos portadores de necessidades educacionais especiais, com a garantia de acesso e permanência na escola, para seu desenvolvimento pessoal, social, educacional e profissional.

A inclusão é um processo que vai além da presença de um aluno em sala de aula, é preciso o compromisso com este aluno, oferecendo condições para obter uma participação efetiva do mesmo, que resulte em aprendizagem e desenvolvimento de suas capacidades.
De acordo com Sassaki a inclusão social pode ser definida como:

 "O processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir, em seus sistemas sociais gerais, pessoas com necessidades especiais e, simultaneamente estas se preparam para assumir seus papéis na sociedade. A inclusão social constitui, então, um processo bilateral no qual as pessoas, ainda excluídas, e a sociedade buscam, em parceria, equacionar problemas, decidir sobre soluções e efetivar a equiparação de oportunidades para todos." Sassaki (1997, p. 41)

A inclusão social é um processo que colabora para um novo perfil de sociedade através de transformações nos ambientes físicos como nas atitudes das pessoas, contribuindo com a aceitação, valorização e compromisso com a diversidade.

Na atualidade a inclusão digital não pode ser ignorada, uma vez que sua utilização diferenciada e inserida no espaço escolar contribui para o desenvolvimento das habilidades dos alunos com necessidades especiais.

Quais as principais características de uma escola inclusiva?

Para discutir características de uma escola inclusiva é preciso conhecer o decorrer da história da classe dos excluídos, o caminho que percorreu e as ações que se manifestaram.

A história da inclusão encontra apoio nas Políticas Educacionais na atualidade, porém as crianças deficientes na antiguidade não foram poupadas, passaram por uma seleção e foram mortas como uma forma de limpeza étnica das comunidades primitivas.

Somente no final do século XIX, através dos estudos de Freud que mostraram que todos nós temos limitações, com as pesquisas no campo da Biologia afirmando que todos temos necessidades e deficiências e as duas guerras mundiais que trouxeram seus soldados mutilados, contribuíram para a conscientização que pessoas portadoras de necessidades especiais são pessoas com direitos iguais as demais.

Em meados do século XX na Dinamarca tem início um movimento de aceitação e integração das pessoas portadoras de deficiências e o questionamento das suas práticas sociais, levaram a promulgação do novo Ato Legal que tinha como objetivo final de educação especial, criar condições de vida para a pessoa retardada mental na sociedade em que vive.

A educação inclusiva toma força com a Conferência mundial sobre Educação para Todos, em 1990, as nações unidas garantiam a democratização da educação, independente das particulares diferenças dos alunos.

Em 1994 acontece a Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais: Acesso e Qualidade, realizada em Salamanca, na Espanha com o objetivo de promover a Educação para todos, analisando mudanças nas políticas necessárias para o favorecimento da educação integradora, capacitando as escolas para atender todas as crianças, principalmente  com necessidades especiais, esta Conferência aprovou a Declaração de Salamanca, firmando ações que possam transformar em realidade uma educação de reconhecimento das diferenças, promovendo aprendizagem e entendendo as necessidades de cada criança individualmente.

No Brasil, a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 208 inciso III, garante atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino. A legislação vigente bem como as políticas educacionais são suportes de apoio para a sociedade que até pouco tempo estava excluída, familiares com crianças portadoras de necessidades especiais não encontravam apoio e não eram encorajados a matricular seus filhos em escola de ensino regular.

Para que as características de uma escola inclusiva possam ser evidenciadas, não basta apenas matricular uma criança com necessidades educacionais especiais como altas habilidades, precocidade, superdotação; condutas típicas de síndromes ou quadros psicológicos, neurológicos ou psiquiátricos; portadores de deficiências com diferenças físicas ou intelectuais, decorrentes de fatores genéticos, inatos ou ambientais, de caráter temporário ou permanente, é necessário um comprometimento de todos da escola, seus funcionários, gestores, alunos e da própria família que deve confiar na instituição para que seus filhos possam ter suas habilidades e competências desenvolvidas num ambiente de socialização com as demais crianças.

A escola deve estar preparada no aspecto físico, ou seja, a estruturas física do espaço escolar de ser adaptada conforme normas de arquitetura para que não existam barreiras que impeçam a locomoção,  as salas de aulas devem conter recursos e equipamentos necessários para auxiliar o professor nas atividades desenvolvidas.

A gestão deve estar empenhada em buscar soluções para cada necessidade, bem como financiamentos necessários para reformas e adaptações no espaço escolar, deve incentivar a formação continuada de seus professores para atendimento de Educação Especial, enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem através de estratégias específicas para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (337.3 Kb)   docx (239 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com