TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Escolar PCC

Por:   •  28/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.258 Palavras (6 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

GESTÃO ESCOLAR: TEORIA E PRÁTICA CEL0372

Programa de apoio à gestão escolar

Observar, Pesquisar e Construir o Conhecimento

ELISÂNGELA DA COSTA BORGES

Aluna do curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá,

Matrícula 201707164045

DATA: 20/10/2020

1. INTRODUÇÃO

Foi solicitado para a realização desta atividade, ler, pesquisar sobre cada programa de apoio à gestão escolar disponibilizado no site do MEC e escolher um deles para fazer um paralelo com a realidade local, com a escola observada no estágio ou em uma escola visitada. 

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O Programa escolhido foi o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares que tem por objetivo fomentar a implantação dos conselhos escolares, por meio da elaboração de material didático específico e formação continuada, presencial e a distância, para técnicos das Secretarias Estaduais e Municipais de educação e para conselheiros escolares, de acordo com as necessidades dos sistemas de ensino, das políticas educacionais e dos profissionais de educação envolvidos com gestão democrática.

Aos conselhos escolares cabe deliberar sobre as normas internas e o funcionamento da escola, além de participar da elaboração do Projeto Político-Pedagógico; analisar as questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola, propondo sugestões; acompanhar a execução das ações pedagógicas, administrativas e financeiras da escola e mobilizar a comunidade escolar e local para a participação em atividades em prol da melhoria da qualidade da educação, como prevê a legislação.

Para tanto, são promovidas ações de formação para conselheiros escolares e para técnicos e dirigentes das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, utilizando inclusive metodologias de educação a distância, a saber:

  • Oficinas de Elaboração de Projetos para Implantação e Fortalecimento de Conselhos Escolares

São Encontros Presenciais que têm por objetivo a capacitação de profissionais da educação (técnicos) das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, que desenvolverão ações de formação continuada para conselheiros escolares das escolas dos seus respectivos sistemas de ensino.

  • Encontros Municipais de Formação de Conselheiros Escolares

São Encontros Presenciais que têm por objetivo a capacitação de conselheiros escolares. Durante os Encontros são realizadas palestras e oficinas, onde é trabalhado o material didático pedagógico elaborado especificamente para o Programa.

  • Curso de Extensão a Distância Formação Continuada em Conselhos Escolares

São Cursos que têm como objetivo desenvolver competências e qualificar a atuação de técnicos das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação na promoção de ações para a formação continuada de conselheiros escolares.

  • Curso de Formação para Conselheiros Escolares (nova modalidade)

São Cursos que têm como objetivo a qualificação dos conselheiros escolares para que participem efetivamente da gestão da escola, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação.

  • Elaboração de material didático-pedagógico específico para a formação de Conselheiros Escolares

Consiste na elaboração de cadernos que constituem o material pedagógico do Programa e que servem de subsídio para as oficinas e cursos ofertados pelo Programa e pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Educação.

3. DESENVOLVIMENTO

Após ler, pesquisar e analisar cada programa de apoio à gestão escolar disponibilizado no site do MEC foi realizada uma entrevista com a professora Sandra Fernandes Souza Silva que atua há 14 anos na Escola Firjan SESI de Nova Friburgo, interior do Estado do Rio de Janeiro, uma escola particular.

A Firjan SESI está há 72 anos trabalhando para entregar educação de qualidade, contribuindo para transformar a realidade do estado do Rio de Janeiro, e formando agentes transformadores preparados para o futuro.

A Escola Firjan SESI está presente em todo o estado do Rio, com 14 unidades de ensino regular, ambientes modernos e uma metodologia diferenciada. A escola é ancorada no sociointeracionismo, no desenvolvimento de competências e na cultura maker, métodos que apoiam os estudantes a colocar em prática tudo que aprendem, construindo soluções em colaboração com seus colegas.

Além disso, buscam integrar ciências, tecnologia, artes, matemática e elementos de engenharia, pois acreditam que gerar conhecimento científico e tecnológico desenvolve habilidades importantes como a autonomia e o senso crítico nos jovens.

A Escola Firjan SESI está sempre em busca de entender como a nova geração de estudantes vê o mundo. Sua proposta é desenvolver o potencial individual e estimular atitudes empreendedoras e inovadoras, para que os alunos assumam o protagonismo de suas vidas.

O aluno da Escola Firjan SESI não é apenas um espectador na sala de aula. Ele participa ativamente, é instigado a investigar caminhos, a levantar hipóteses e a construir conhecimento coletivamente.

Na Escola Firjan SESI o estudante não é visto apenas como mais um. A equipe pedagógica realiza um acompanhamento individualizado, mapeando as habilidades de cada aluno. O apoio de plataformas pedagógicas digitais também possibilita o desenvolvimento individual, potencializando-o e proporcionando um aprendizado amplo e significativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (184.4 Kb)   docx (90 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com