TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PCC Gestão Escolar

Por:   •  3/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

BÁRBARA GROSSI

PCC Gestão Escolar

São Paulo

2022

SUMÁRIO

Introdução

Desenvolvimento

2.1 Proposta de Projeto

Considerações Finais

Referências

Introdução

A prática inclusiva é um processo coletivo, todos têm o direito de estar e aprender na escola Se todos são diferentes entre si, precisamos simultaneamente diversificar e diferenciar, ou seja, propor estratégias pedagógicas diversificadas e potencialmente adequadas para trabalhar com um grupo heterogêneo e, ao mesmo tempo, propor diferenciações em termos de desafios e apoios, sempre que necessário, para garantir igualdade de oportunidades no processo de escolarização.Depende de uma prática que envolve múltiplos indivíduos em uma perspectiva sistêmica.

Uma realidade que pode parecer um tanto distante da realidade das escolas brasileiras. Precisamos compreender que a mudança não é linear e que não existe um caminho único ou uma metodologia que possa ser simplesmente aplicada, nem mesmo uma capacitação que seja suficiente.

Apresento neste trabalho uma proposta para inclusão de estudantes que apresentam altas habilidades.

Assim como os estudantes diagnosticados com algum tipo de deficiência, os que têm altas habilidades precisam de uma flexibilização da aula para que suas necessidades particulares sejam atendidas.

Desenvolvimento

A Organização Mundial de Saúde (OMS) calcula que pelo menos 5% da população têm algum tipo de alta habilidade. No Brasil, até o ano passado, haviam sido identificados 2,5 mil jovens e crianças assim. Para dar um atendimento mais qualificado a esse público, o Ministério da Educação (MEC) criou em 2005 Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação em todos os estados. Apesar de ainda pouco estruturados, esses órgãos têm o papel de auxiliar as escolas quando elas reconhecem alunos com esse perfil em suas salas de aula. (A Construção de Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades/Superdotação - Portal MEC

Acesso em Maio de 2022)

No Paraná, Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação opera, há 14 anos, em parceria com municípios. São 143 pessoas, entre professores e outros profissionais, que desenvolvem atividades com os estudantes no contraturno. (Repletas de Necessidades - Rodrigues, Chintia- 01/07/2009 - Revista Nova Escola online)

No Amapá, o Centro de Atividades de Altas Habilidades/ Superdotação do estado possui 26 salas de Atendimento Educacional Especializado, que atendem estudantes no contraturno, vindos de 20 escolas estaduais. São 31 professores, além de pedagogos, psicólogos e assistentes sociais. O centro é responsável por acompanhar os alunos e as famílias. (Repletas de Necessidades - Rodrigues, Chintia- 01/07/2009 - Revista Nova Escola online)

Essas informações trazidas pela Revista Nova Escola, nos mostram que a inclusão de estudantes que apresentam altas habilidades depende de um grupo de profissionais multidisciplinares e apoio familiar.

2.1 Proposta de projeto:

Nome do Projeto: Brain Challenge

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com