TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão e Liderança Escolar

Por:   •  22/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.050 Palavras (9 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

Você já parou para pensar como é o funcionamento de uma escola, o planejamento das atividades e das aulas, quais as funções de cada um, ainda tem aquela pergunta como pode uma escola ser melhor e mais organizada que a outra.

Estas duvidas serão esclarecidas através dos próximos textos, que irão tratar do funcionamento interno, sua organização, os planejamentos, o papel do líder e suas funções.

A boa gestão escolar se dá primeiramente pela capacitação de seus funcionários, uma boa equipe depende de uma boa coordenação e bom desempenho.

Afinal qual o papel do líder, quem ele é ou o qual seu papel na gestão escolar, são duvidas frequentes, e até mesmo distante do conhecimento da comunidade. O líder tem papel fundamental na gestão da escola, ele irá direcionar toda equipe, ou seja se ele falhar é bem provável que a escola tenha falhas.

As escolas recebem as primeiras regras e diretrizes através da LDBN (Leis de diretrizes e bases nacionais) estas leis são nacionais e valem para toda rede escolar do Brasil, ou seja existe um padrão de ensino, mas cada escola possui um planejamento interno (projeto político pedagógico) o qual determina o calendário de atividades, e aborda o plano de aula, festividades e como será o ano letivo da unidade.

Bom vamos ao texto e descobrir o mundo da gestão escolar, boa leitura.

O que é uma boa gestão escolar?

A escola tem a missão de preparar indivíduos para  a vida em sociedade, seja como cidadãos politicamente conscientes. A escola é a maior produtora de capital humano, responsável pela educação e capacitação de jovens.

A gestão escolar é o maior desafio dentro da unidade, requer atenção, motivação, carisma por parte de seus gestores e funcionários.

O inicio da gestão deve ser feito através do planejamento pedagógico, a interação com a equipe, para criar organização local.

Liderar uma equipe é promover novas maneiras de pensar  e agir, bom relacionamento com os pais, criação de uma cultura positiva, para que os alunos sintam-se bem na escola e explorem seu potencial. Saber lidar com os imprevistos de forma coerente, anotando e analisando as ideias dadas pelos colaboradores.  Conhecer as necessidades de sua equipe, para que a escola tenha um bom desenvolvimento, criando condições positivas para que os profissionais encontrem energia no trabalho.

Criar planilhas para tratar assuntos financeiros, assim terá um controle organizado dos gastos da unidade escolar.

Através das reuniões periódicas com o quadro de funcionários, o gestor irá obter um bom relacionamento e terá acesso á informações e sugestões que irão ajudá-lo a ter uma gestão mais eficiente, importante ter uma reunião com os alunos para ouvi-los e adequar suas ideias para melhoramentos futuros, afinal eles fazem parte da vida escolar.

Criar atividades e festividades para aumentar o caixa da escola, esta verba poderá ajudar em casos de emergência ou ser usado em investimentos pedagógicos futuros.

Os 6 pilares da gestão escolar

  1. Gestão Pedagógica: planejamento dos propósitos, conteúdos e métodos relacionados diretamente á educação. É por meio da gestão pedagógica que se define quais são os parâmetros de ensino- aprendizagem á qual a escola irá adotar, mas para isto é necessário analisar também as etapas que se precedem e sucedem o momento do aprendizado  em si.  As metodologias adentram o campo de viabilização, através de materiais e treinamento de profissionais permitindo atingir seus objetivos. Através de uma metodologia voltada a experiência é possível medir resultados já durante as aulas e não apenas esperar para avaliar o desempenho por meio de provas posteriores.
  2. Gestão administrativa: estabelecer o cuidado e manutenção patrimonial até as rotinas da secretaria. Tratar o ambiente com organização, através das diretrizes as quais  não atrapalhem e permitam a fluidez e otimização da gestão pedagógica. Para as escolas conservadoras, á gestão administrativas  é suficiente, porém os recursos são os cenários. A gestão adequada insere os alunos no centro de interesse e usa dos recursos para atender aos objetivos centrais da educação.
  3. Gestão financeira: viabiliza esses recursos através das finanças que precisam estar equilibradas e saudáveis. Ter visibilidade clara das finanças, como gastos fixos e variáveis, medidas para problemas como os da inadimplência, tanto quanto um trabalho voltado á capacitação de novas matrículas. Além de visão, na pratica também será preciso investir em softwares e ter profissionais aliados de contabilidade e administração que permitam uma gestão segura de recursos financeiros da escola.
  4. Gestão de pessoas: Todas as pessoas envolvidas  direto e indiretamente devem estar em plena harmonia, para que haja o bom funcionamento da escola. A gestão de recursos humanos inclui especialmente alunos, professores, coordenadores, funcionários, pais etc. É necessário destacar o papel de liderança, que é o responsável pela distribuição de tarefas e direcionamento de cada um na organização e funcionamento da escola. Esse seria o principal gestor de pessoas e deverá um bom ouvinte e bom representante da escola, estes gestores (lideres) são capazes de manter o respeito e o entrosamento que favorece o trabalho em equipe, sempre incentivando  e orientando para extrair o melhor das pessoas.
  5. Gestão da comunicação: é a troca de  transmissão e recepção da mensagem por pessoas e está ligada á gestão de recursos humanos. É através da comunicação que se resolve os conflitos, e são feitos as trocas de informações e ideias. A comunicação entre direção, professor, pais e alunos devem ser claras e constantes. O saber ouvir e considerar as opiniões  e possíveis respostas que surjam á partir daí.
  6. Gestão de tempo e eficiência dos processos: o tempo é um dos grandes recursos que precisam ser considerados para estabelecer prioridades e garanti r o foco no cumprimento de tarefas. Estabelecer uma lista de prioridades, funções bem delimitadas entre os colaboradores e ainda desenhar processos assim como maneiras de automatizá-los no dia á dia, fazem parte de uma gestão de tempo eficiente, este é um exercício constante em favor do aumento da produtividade, garantindo assim maior previsibilidade de desafios e potenciais.

Setores que compõem a unidade escolar

A unidade escolar é formada da seguinte maneira: diretor, vice diretor, secretária, serviços auxiliares, multimeios, coordenação pedagógica, orientação educacional, conselho escolar, instituições auxiliares como associação de pais e mestres, grêmio estudantil, corpo docente e caixa escolar.

Função de cada um na gestão escolar

  1. Direção coordenar, organizar e gerenciar as atividades da escola.
  2. Vice diretor age na ausência do diretor, cumprindo as mesmas funções.
  3. Secretária é responsável pela documentação, escrituração e correspondência da escola.
  4. Serviços auxiliares limpeza, manutenção, vigias, merendeiras inspetores.
  5. Multimeios equipamentos audiovisuais, sala de vídeo, biblioteca, sala de informática e brinquedoteca.
  6. Coordenação pedagógica supervisão e coordenação das atividades pedagógicas e curriculares, junto aos professores.
  7. Orientador educacional realiza atendimento e acompanhamento dos alunos, e auxilia no relacionamento entre pais, escola e aluno, através do conselho de classe.
  8. Instituições auxiliares é composta por APM ( associação de pais e mestres), grêmio estudantil, caixa escolar.

Dentro destas funções podemos destacar á administração na qual funciona em pirâmide, qual seus pilares são : planejar e traçar os objetivos e metas. Interpretação de dados e á analise de recurso. Organizar e preparar processos para obter resultados favoráveis.  Dirigir tomar decisões, que sejam imprescindível no planejamento escolar. Controlar vislumbrar todo o processo de planejamento, liderar e discernir qual resultado almejado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (96.9 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com