TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História Na Educação Da Infância

Por:   •  29/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: História Na Educação Da Infância

Professora:

Acadêmico: Herick Alves.

 Plano de aula História

Tema: Quem sou.

Objetivo Geral: Proporcionar aos alunos um conhecimento mais amplo de si mesmo, das várias nuances do ser humano, com enfoque nas áreas cognitivas e sócio afetivas.

Habilidades e Competências: proporcionar aos alunos a apropriação de sua identidade, conhecer sua história, significado do seu nome e a construção de valores de vida.

Disciplinas envolvidas: Português, Artes e História.

Turma: 4 a 5 anos educação infantil.

Cronologia: Duas a três semanas.

Desenvolvimento: Iniciar a aula organizando a turma em roda, fazer uma dinâmica perguntando: quem é você? Cada criança irá ter uma resposta diferente, mas é provável que comecem com a mesma resposta: seu próprio nome. Então farei outros questionamentos, como:

Quantos anos você tem?

O que gosta de fazer?

O que não gosta de jeito nenhum?

O que você mais gosta em você?

O que você sabe sobre sua história?

Adaptação: Caso de alunos com deficiência auditiva, por exemplo, propor mímicas ou jogos teatrais como forma de resposta.

A partir disso cada criança devera fazer um registro por meio de desenhos simbolizando como se sentem ou como agem nos ambientes de casa, da escola, com amigos e sozinho. Estimulando-os a pensar nas ações que exercem sobre o ambiente, e sobre os sentimentos que essas ações nos causam.

A intenção da atividade é que o aluno se sinta integrado a um contexto e com um papel necessário e útil a exercer. Além de perceber suas emoções ao refletir sobre os lugares que convive.

Próximo passo é convidar os alunos para mostrar suas produções para a turma, buscando uma maneira de estimulá-los a refletir sobre as diferentes formas de pensar sobre o mesmo assunto, fazendo uma análise dos resultados, comparando as ilustrações de cada um dos alunos.

Após a exibição coletiva de suas criações, o professor deve conversar com os alunos sobre os sentimentos representados, nomeando-os, e assim construir a tabela dos sentimentos. Dividindo uma cartolina, ao meio. De um lado ficam os sentimentos positivos, do outro os sentimentos negativos.

 As ilustrações podem ser feitas por meio de colagens, pinturas, desenhos ou até mesmo palavras, caso algum aluno sinta-se à vontade.

Avaliação: Ao final do processo, as crianças devem ser capazes de reconhecer sobre si mesmo, quais seus sentimentos e o que eles significam.

Referência

 

BRASIL, MEC, Base Nacional Comum Curricular – BNCC, versão aprovada pelo CNE, novembro de 2017. Disponível em: . Acesso em: 01 junho. 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com