TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DA BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  25/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.916 Palavras (12 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE PEDAGOGIA

CLAUDIA CRISTINA DE ALMEIDA

O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO REALIZADO EM UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA DE GOIÂNIA

GOIÂNIA

2021.

CLAUDIA CRISTINA DE ALMEIDA

O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO REALIZADO EM UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA DE GOIÂNIA

Artigo Científico apresentado como requisito para obtenção de do título de licenciada em pedagogia.

GOIÂNIA

2021.


O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO REALIZADO EM UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA DE GOIÂNIA

                                                                                               Claudia Cristina de Almeida

RESUMO: Este estudo tem como objetivo fazer uma pesquisa de campo na Educação Infantil. Atualmente a importância do brinquedo e das brincadeiras lúdicas no processo de ensino aprendizagem das crianças da etapa escolar referida. O estudo elaborado busca discutir conceitos, funções e expectativas que permeiam o elo entre a criança e o professor como base para a construção do conhecimento. Com as contribuições dos autores como: Aires (1978); Damasceno (2013); Maluf (2012); Kishimoto (1971,1998). O projeto monográfico básico, exploratório, bibliográfico e documental, produzido em uma abordagem qualitativa, sob a também metodologia pesquisa-ação, aludiu o cenário social e a história do brinquedo e das brincadeiras lúdicas. Também enfocou a respeito do lúdico e as contribuições para o desenvolvimento da aprendizagem. Por fim, foi realizada uma sondagem a um grupo de professoras, através da aplicação de um questionário aberto formado por cinco perguntas, no que tange à atuação pedagógica destas profissionais no seio escolar de uma instituição da rede privada de Goiânia, e se elas reconhecem a importância destas duas ferramentas pedagógicas no processo educativo, sobretudo, nessa etapa da Educação Básica. Aqui, foi possível perceber que na instituição educativa investigada e a luz da teoria, o brincar e os brinquedos são usados com fins educacionais e fazem parte do dia a dia extremamente conduzido e controlado pelo adulto. Neste sentido, entende se que a exposição de tais prática tem resultados positivos sobre a construção da infância moderna, aceca, sobretudo, da constituição de suas subjetividades.

PALAVRAS CHAVES: Educação Infantil, Brinquedos, Brincadeiras.

INTRODUÇÃO

Hoje os brinquedos e as brincadeiras

2.1. Objetivos específicos:

  • Discutir a contribuição do lúdico no processo de ensino aprendizagem na educação infantil.
  • Compreender como o lúdico pode contribuir no processo psicomotor na educação infantil.
  • Analisar como se dá à aprendizagem trabalhando com lúdico em sala de aula.

  1. Problema:

  O lúdico é importante para o desenvolvimento integral da criança e é visto como instrumento para o processo de ensino-aprendizagem é importante também para desenvolver o lado afetivo, cognitivo, social e físico da criança.

Sendo assim: Qual é a importância do lúdico para o processo de ensino aprendizagem?

  1. Metodologia:

Meu projeto de pesquisa será realizado através de pesquisas bibliográficas dos principais autores que falam sobre esse tema, levando a reflexão sobre este tema. O lúdico é de suma importância no processo de aprendizagem das crianças, pois vão ser trabalhados o psicomotor, o cognitivo entre outros, desta forma, facilita a socialização, a interação fazendo com que o aprendizado seja amplo e prazeroso para as crianças, contudo esta pesquisa visa compreender as várias formas de aprendizagem na educação infantil com embasamentos teóricos nas hipóteses levantadas sobre o tema.

  1. Justificativa

A pesquisa sobre o lúdico no processo de ensino aprendizagem na educação infantil, objetiva apurar como as atividades lúdicas colaboram para o desenvolvimento da aprendizagem. Atividade lúdica desenvolve na criança várias capacidades como atenção, memorização, imaginação em todos os aspectos básicos para o processo da aprendizagem que está em desenvolvimento. Sabendo que a educação infantil é à base da formação socioeducacional de todo cidadão, o lúdico se estabelece no recurso pedagógico efetivo que envolve o aluno nas atividades, deixando a criança se desenvolver cognitivamente. Considerando o trabalho com jogos e brinquedos, os professores terão utensílios indispensáveis para o trabalho cotidiano na aprendizagem dos seus alunos, todas as atividades que a crianças precisam de atenção e concentração ao participar dos jogos e brincadeiras ocorrem no amadurecimento cognitivo, consequentemente o lúdico também pode servir de incentivo para o desenvolvimento da criança.

O interesse pelo tema se deu através de estágio supervisionado na educação infantil em que tive a oportunidade de presenciar o quanto o lúdico fazia diferença durante o processo de ensino aprendizagem no ambiente escolar, o lúdico fazia diferença durante o processo de ensino aprendizagem do aluno e a torna mais significativa. Percebe- se que brincando a criança tem maior desenvolvimento, pois elas acham que estão somente brincando, mas na verdade é um conjunto de aprendizagem brincar e aprender ao mesmo tempo, e assim o conteúdo se torna prazeroso.

O lúdico é importante na educação infantil porque é através dele que as crianças vêm a desenvolver capacidades para a aprendizagem se efetivar. A educação lúdica sempre esteve presente em todas as épocas, sendo de grande importância no desenvolvimento da educação infantil e da sociedade.

Os jogos e brinquedos sempre estivessem presentes desde a antiguidade mais hoje a visão sobre o lúdico é diferente, envolve o seu uso em diferentes procedimentos em torno da prática no cotidiano. Para que o lúdico colabore na construção do conhecimento faz se necessário que o educador encaminhe toda a atividade e estabeleça os objetivos fazendo com que a brincadeira tenha uma característica pedagógica, e não uma simples brincadeira, proporcionando, assim, interação social e o desenvolvimento das habilidades intelectuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (196.8 Kb)   docx (63.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com