TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DA FAMILIA NA ESCOLA

Por:   •  6/7/2022  •  Artigo  •  5.764 Palavras (24 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 24

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI[pic 1][pic 2]

COORDENAÇÃO GERAL DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE

PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA – PARFOR

CURSO: LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

        

CLEONILDE FONTINELE DA SILVA

        

A RELAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA E SUA CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS

ESPERANTINA-PI

2018

A RELAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA E SUA CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS

Cleonilde Fontinele da Silva – Parfor/UFPI[1]

Francisco Williams de Assis Soares Gonçalves – UFPI[2]

Edmara Castro Pinto – UFPI[3]

RESUMO

A parceria escola-família exerce grande importância na formação da criança, é a na família que são trabalhadas as primeiras formações morais e na escola são consolidadas de forma sistematizada. Sabendo da importância da relação entre as duas instituições, este trabalho tem como objetivo geral compreender de que forma a participação da família na escola pode contribuir na aprendizagem do aluno e como objetivos específicos refletir sobre a importância da participação dos pais na educação escolar das crianças; analisar as consequências para a aprendizagem da criança sem a participação dos pais no ambiente escolar e identificar os fatores que levam a família a não participar do convívio escolar. A metodologia utilizada para este estudo teve por base uma pesquisa bibliográfica fundamentando-se nas teorias de vários autores, destacando-se DESSEN e POLONIA (2007), MACEDO (1998), PERRENOUD (2000), PARO (1997), BENITEZ (2008), dentre outros; e de caráter qualitativo com aplicação de questionário. A escola pesquisada é de Ensino Fundamental da cidade de Morro do Chapéu do Piauí – PI. Como resultado, ficou claro que sistematizamos um conhecimento sobre a interação família-escola, oferecendo subsídios para que esta relação seja entendida como essencial para a construção da aprendizagem e da identidade da criança, assim como mostra os dados coletados.

Palavras-Chave: Aprendizagem. Escola. Família. Participação

INTRODUÇÃO

Nos últimos anos, muito tem se falado e debatido sobre as causas do sucesso e do fracasso escolar. Tais termos estão relacionados diretamente ao desempenho dos alunos no ambiente escolar; pois no decorrer do processo educacional, deparamo-nos com inúmeros aspectos que dificultam ou atrasam o desenvolvimento do aluno, acredita-se que o principal deles seja a falta de participação da família no processo de ensino e aprendizagem.

É comum ouvir professores mencionar sobre as questões relacionadas ao apoio da família nas atividades desenvolvidas pela escola, porem, na maioria das vezes, essa interação é mínima ou não existe o que dificulta o trabalho docente. Portanto, os pais e educadores não podem deixar de participar, porque, apesar das transformações pelas quais passa a família, esta continua sendo a primeira fonte de influência no comportamento, nas emoções, na personalidade e na aprendizagem da criança.

Diante desse contexto, este trabalho tem por objetivo geral compreender de que forma a participação da família na escola pode contribuir na aprendizagem do aluno e como objetivos específicos refletir sobre a importância da participação dos pais na educação escolar das crianças; analisar as consequências para a aprendizagem da criança sem a participação dos pais no ambiente escolar e identificar os fatores que levam a família a não participar do convívio escolar.

Nesse sentido, acreditamos que este é um tema que deve ser amplamente discutido pela importância que, tanto a escola quanto a família exercem na formação do individuo. E para desenvolver este estudo, a metodologia utilizada teve por base uma pesquisa bibliográfica, buscando analisar textos, artigos, livros e outros materiais sobre a temática, com a contribuição de vários autores, destacando-se DESSEN e POLONIA (2007), MACEDO (1998), PERRENOUD (2000), PARO (1997), BENITEZ (2008), dentre outros; na pesquisa empírica de caráter qualitativo, analisaram-se informações construídas a partir das entrevistas realizadas, com aplicação de questionário a dois professores, dois pais, um diretor e um coordenado pedagógico.  A escola pesquisada é de Ensino Fundamental da cidade de Morro do Chapéu do Piauí – PI.

Assim, deve-se reconhecer que a interação família, como espaço de construção da identidade e escola como promotora do desenvolvimento do individuo, é de extrema importância, ambas devem caminhar juntas para que a aprendizagem aconteça de forma completa.  

2. A RELAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA E SUA CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS

No atual contexto social, a interação entre a família e a escola vem sendo destaque nas discussões no campo educacional, sabendo que a relação intrínseca entre essas duas instituições contribui de forma bastante significativa para o desenvolvimento do aluno. A primeira vivência do ser humano acontece em família, independentemente de sua vontade ou da constituição desta, configurando-se como o primeiro espaço para a formação psíquica, moral e social da criança.

Diante desse contexto, os autores DESSEN e POLONIA (2007, p. 22) comentam que:

“A família e a escola emergem como duas instituições fundamentais para desencadear os processos evolutivos das pessoas, atuando como propulsoras ou inibidoras do seu crescimento físico, intelectual, emocional e social. Na escola, os conteúdos curriculares asseguram a instrução e apreensão de conhecimentos, havendo uma preocupação central com o processo ensino-aprendizagem. Já, na família, os objetivos, conteúdos e métodos se diferenciam,fomentando o processo de socialização, a proteção, as condições básicas de sobrevivência e o desenvolvimento de seus membros no plano social, cognitivo e afetivo”.

Nesse ponto os autores buscam identificar os papeis de cada instituição, tendo em vista que sua integração, não é só importante, é necessária, pois cada uma cumprindo suas obrigações e tornando-se parceira, a criança terá maior chance de alcançar seu pleno desenvolvimento.

2.1 Abordagem histórica: escola e família

Para compreendermos o momento atual é necessário fazermos um percurso histórico sobre essas duas instituições bem como analisar suas transformações ao longo dos séculos. Assim, ARIÈS (2006, p.156), comenta que a família na época medieval “era uma realidade moral e social, mais do que sentimental. Não havia distinção entre o mundo infantil e o mundo adulto, e, “assim que a criança tinha condições de viver sem a solicitude constante de sua mãe ou de sua ama, ela ingressava na sociedade dos adultos”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.9 Kb)   pdf (192.9 Kb)   docx (36 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com