TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA E A SUA IMPORTÂNCIA NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

Por:   •  27/8/2020  •  Monografia  •  9.306 Palavras (38 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 38

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO

FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

CAROLINE GARCIA DO COUTO

“RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA E A SUA IMPORTÂNCIA NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA”

SÃO GONÇALO

2019

Caroline Garcia Do Couto

“RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA E A SUA IMPORTÂNCIA NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA”

Monografia apresentada como requisito obrigatório para obtenção do título de Graduado em Pedagogia na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Orientadora:Profª. Dra. Flávia Alves de Sousa

SÃO GONÇALO

2019

Aprovado em______________________________________________________

Banca Examinadora:

________________________________________

Profª Drª. Flávia Alves de Sousa (Orientadora)- UERJ

Profª Drª Adriana de Almeida (Parecerista)- UERJ São Gonçalo 2019

DEDICATÓRIA

Agradeço а Deus, pois sem ele еu não teria forças pаrа essa longa jornada, agradeço а meus professores е аоs meus colegas quе mе ajudaram nа conclusão dа monografia. À minha família, pоr sua capacidade dе acreditar е investir еm mim. Mãe, sеu cuidado е dedicação fоі que deram, еm alguns momentos, а esperança pаrа seguir. Pai, suа presença significou segurança е certeza dе quе não estou sozinha nessa caminhada. Obrigada a todos!

AGRADECIMENTOS

Ao meu pai, Marcos, pelo esforço, amor e dedicação na minha criação e nos estudos. Mais do que a educação formal que você me ofereceu e que sempre se esforçou para que fosse a melhor, a formação humana foi o que de mais importante você fez por mim. Sou e serei eternamente grato por tudo que você dedicou a mim. Eu tenho muito orgulho de ser sua filha e muita admiração pelo pai que tenho. Obrigado por tudo. Amo muito você!

A minha mãe Gisele, guerreira, amiga, que me ajudou muito nessa jornada da vida. Não tenho palavras para agradecer o carinho e a atenção que dedicou a mim todos esses anos. Sei que desde que eu surgi em sua vida você deixou de ser a prioridade para si mesma e que seu amor é sincero e verdadeiro. A sua atenção, amizade, compreensão, afeto e honestidade em me educar sempre mostrando o que é certo e o que é errado fizeram de mim o que sou hoje e por isso apenas posso te dizer muito obrigada, amo você!

Aos meus avós, por entenderem, sempre me apoiarem nos estudos e na vida. “Guardam no olhar e na pele as marcas de toda uma vida. Guardam em si uma infinidade de conhecimentos que nos transmitem, é com eles que aprendemos. Aprenderam a lidar com as “feridas” de uma forma admirável. Dão-se intensamente em cada dia… Devolver-lhes o amor é o mínimo que podemos fazer. Tanto para dizer que faltam as palavras.” (Blue Shell). Obrigada por tudo! Amo vocês!

A toda minha família, por ter me mostrado os valores de quem sempre esteve perto de mim. As pessoas que fazem de tudo umas pelas outras e estão sempre dispostos a ajudar. É bom saber que tenho em quem me apoiar nas horas difíceis. É saber que sempre existirá alguém torcendo pela minha felicidade. Só tenho que agradecer por todos que estão ao meu lado, sempre me apoiando em minhas decisões.

À Profª. Flávia Sousa, cujas contribuições para este trabalho tiveram o peso de uma verdadeira orientação. Sempre disposta a ler meus textos, fazer sugestões e mostrar o verdadeiro significado de ser uma educadora. Muito obrigada por tudo!

Aos professores do DEDU, por tudo ensinado. Em especial aos professores Eveline Algebaile, AneliceRibetto, Bruna Molisani, Fidel Rangel, Tenho-lhes profunda admiração. Aos amigos de turma, do curso e da vida, Carolina Guanabarino, Lorena Oliveira, Daniele Prudêncio, Evelyn Coelho, Alexandre Amaral, Lucilene, Fábio Farias e Bárbara Santos. Sem vocês esta jornada teria sido muito monótona.

A todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para a realização deste trabalho.

Obrigada por vocês existirem!

EPÍGRAFE

Por melhor que seja uma escola, ela nunca vai suprir a carência de uma família ausente. Portanto, a família deve participar de verdade do processo educativo de seus filhos.

Gabriel Chalita

RESUMO

Esse trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância da relação família-escola para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças, focando no segmento do fundamental I. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola particular de Niterói, entrevistando alguns agentes educacionais. No contexto atual da educação observamos e presenciamos as relações família-escola e família-filhos e percebemos que com o passar do tempo está ficando cada vez mais difícil essas parcerias, pois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62 Kb)   pdf (122.8 Kb)   docx (42.1 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com