TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  1/3/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.801 Palavras (8 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

[pic 2]

CURSO DE PEDAGOGIA

LEIDELAURA ALVES DOS SANTOS FERREIRA

MARIA APARECIDA RIBEIRO DOS SANTOS

A IMPORTANCIA DA LEITURA E DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

                                       Carinhanha-Ba

                                       Agosto-2015

[pic 3]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

[pic 4]

LEIDELAURA ALVES DOS SANTOS FERREIRA

MARIA APARECIDA RIBEIRO DOS SANTOS

A IMPORTANCIA DA LEITURA E DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Artigo científico apresentado a Universidade do Estado da Bahia – UNEB, como requisito avaliativo para a obtenção do Título de Licenciatura Plena em Pedagogia.

                                         Carinhanha-Ba

                                         Agosto2015

A IMPORTANCIA DA LEITURA E DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo levantar algumas questões sobre a Importância da Leitura e da Escrita na Educação Infantil buscando desenvolver com competências as capacidades cognitivas, motoras, sem bloquear a aprendizagem da criança. E muito importante incentivar o gosto pela leitura aos nossos educandos,  disponibilizando leitura diariamente na sala de aula; assim teríamos crianças leitoras em busca de uma imaginação significativa. Percebemos que o habito de leitura deixa a criança mais informadas e atentas em relação ao que se passa em volta do seu mundo real, além de serem mais politizadas, e dessa forma, exercem a cidadania através do voto de maneira mais consciente.

Palavras chave: Leitura, Escrita, Lúdico.

INTRODUÇÃO

Sabe-se que na minha formação do curso de Pedagogia, veio para se instalar um cenário educacional um processo amplo de discussão acerca do papel da leitura e da escrito no contexto escolar. Buscando o caminho progressivo no estagio supervisionado nas séries iniciais. Na disciplina permitiu que o aluno se aproprie de fato da escrita e da leitura como elementos que permitam falar sobre o mundo que está sendo inserido. Para isso é necessário que o professor trabalhe com a turma os usos da escrita e da leitura no contexto da realidade.

Os indicadores mais claros das explorações que as crianças realizam para                               compreender a natureza da escrita são suas produções espontâneas, entendendo como tal as que não são o resultado de uma cópia (imediata ou posterior). Quando uma criança escreve como tal imediata que poderia ou deveria escrever certo conjunto de palavras, está nos oferecendo um valiosíssimo documento que necessita ser interpretado para ser avaliado. Estas escritas infantis tem sido consideradas, displicentemente, como garatujas, ‘‘jogo puro’’ , o resultado de se fazer ‘’como se’’ soubesse escrever. Aprender a lê-las isto é, a interpretá-las é um longo aprendizado que requer uma atitude teórica definida. Convencional ( FERREIRO, 1985, p. 16-17).

De acordo com os estudos realizados por Emilia Ferreiro, a conceituação da escrita passa por níveis que oferece oportunidades de leituras variadas, leitura não apenas de textos escritos, mas a própria leitura e interpretação do mundo em que a criança está inserida e do qual faz parte como ator social. A leitura e escrita se adquirem de forma lúcida e coletiva, devemos mesmo diversificar bastante o material que vamos trabalhar com leitura e escrita, usar recursos como jogos didáticos construídos pelos próprios alunos também é muito legal e as crianças adoram, pois que a criança gosta de brincar.

Na verdade, o processo de aprendizagem de leitura e escrita, traz a criança uma diversidade cognitiva, tentando assim encontrar um caminho de qualidade ao ensino. É de suma importância que os professores trabalhem com seus alunos a leitura, escrita e interpretação, desde ás series iniciais. Com isso vai estimular as crianças a serem adultos mais preparados para a vida.

LER E ESCREVER NO LÚDICO

Muitas pesquisas realizadas, através da análise da construção escrita, demonstram que os alunos são seres autônomos na construção de conhecimento. O aprendizado da língua oral acontece dentro de um contexto em que, por meio do diálogo, acontece a comunicação e a interação do sujeito. Pois é através de leitura, escrita e lúdico que o educando se desenvolve nas suas habilidades que hoje é exigida nos processos avaliativos. Enquanto isso, a leitura nos mostra a diferença entre viver e presenciar a vida no campo educativo. O educador deve entender que o caso do discente referente a leitura; quando ele não compreenda o que leu, é porque não está apto a um passo á frente; mas cabe o professor entrar com intervenção e dar o Maximo de se para que o aluno de retorno positivo.

                                         

                               Quando falamos sobre o aprendizado da linguagem escrita, não podemos nos esquecer de que ela corresponde a um objeto cultural muito complexo, desafiador e repleto de convenções e arbritariedades. Também deve ficar muito claro que a criança não nasce já tendo conhecimento a respeito dessas peculiaridades. Podemos afirmar que temos uma tendência biologicamente determinada para falarmos. A língua falada é uma marca característica de toda humanidade, desde tempos muito remotos. Isso quer dizer que nascemos para falar. Entretanto, o mesmo não ocorre com a escrita. Ela não é uma criação biológica, mas sim cultural, uma invenção social. Se por um lado, estamos de maneira certa programados para falar, por outro, devemos criar recursos para ensinar alguém a escrever. (ZORZI,2003,p.143).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (92.9 Kb)   docx (91 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com