TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

Por:   •  17/8/2022  •  Projeto de pesquisa  •  3.554 Palavras (15 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2]

PEDAGOGIA LICENCIATURA

[pic 3][pic 4]

        

Cidade

Ano

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

        CAMPOS DOS GOYTACAZES- RJ

2021

SUMÁRIO

 

INTRODUÇÃO (APRESENTAÇÃO DO TEMA)..........................................................3

1    OBJETIVOS...........................................................................................................4

2    PROBLEMATIZAÇÃO............................................................................................5

3    REFERENCIAL TEÓRICO.....................................................................................7

4    MÉTODO..............................................................................................................13

5    CRONOGRAMA...................................................................................................14

6    RECURSOS.........................................................................................................15

7    AVALIAÇÃO.........................................................................................................15

REFERÊNCIAS..........................................................................................................16

[pic 8]

INTRODUÇÃO (apresentação do tema)

.

O presente trabalho tem por objetivo demonstrar a relevância quanto à contribuição que a literatura infantil transmite no desenvolvimento das crianças, sendo estes cognitivos, emocionais e até mesmo sociais. Será aqui destacada a importância da leitura na educação infantil. Descreveremos a importância dos livros infantis, e o que eles proporcionam para as crianças; Verificando a contribuição da literatura infantil no seu desenvolvimento social e emocional.

 Veremos que através da literatura infantil, a contação de histórias, o contato com os livros, a criança é levada a desenvolver a imaginação, as emoções e os sentimentos de uma forma muito mais prazerosa e significativa. Nesse sentido trabalharemos aqui e demonstraremos o tamanho valor e a real importância da literatura infantil, o incentivo que desde bem cedo auxiliam a formação do hábito da leitura, o manuseio e o interesse aos livros, aproveitando-se da idade da infância, que é onde todos os hábitos se formam. O contato da criança desde cedo com os livros é de grande importância, pois são durante os primeiros anos de vida, que são construídos e desenvolvidos maneiras e gostos particulares e peculiares a cada uma delas.

Assim sendo, visamos aqui o enfoque de maneira geral a importância que a literatura infantil possui, fundamental para a aquisição de conhecimentos, desenvolvimento, formação e interação social.  A linha do projeto será a docência com foco no 1° ano do ensino fundamental.

OBJETIVOS

O desenvolvimento do Projeto de Ensino tem como Objetivos:

   

               

                 Objetivo Geral:

  • O reconhecimento quanto à importância da literatura infantil no desenvolvimento da criança, ao mesmo tempo em que despertando o gosto e prazer pela leitura das mesmas.

       

          Objetivos Específicos:

  • Descrever a contribuição que a literatura infantil proporciona para as crianças da educação infantil.
  • Proporcionar momentos de interação e descontração através da leitura e contação de histórias.
  • Despertar o hábito de manusear livros, manifestar seus sentimentos e compartilhar suas experiências.
  • Contribuir para formação de futuro leitores.

PROBLEMATIZAÇÃO

Observa-se que em geral a maioria das crianças não gosta de ler e quando a fazem na maior parte das vezes é por obrigação e não por prazer a leitura como deveria ser feito. De acordo com Machado (2001), elas não gostam de ler e fazem-no por obrigação.  Mas afinal, por que isso acontece? Porque está cada vez mais difícil o incentivo a leitura e o manuseio prazeroso dos livros pelas crianças?  O que fazer para agregar a literatura no meio infantil? Como formar futuros leitores?

O que primeiramente é percebido, é que a literatura, como cultura criadora e questionadora, não está sendo explorada como deve nas escolas e isto ocorre em grande parte, pela pouca informação, interesse e incentivo dos próprios professores e equipe pedagógica. O que é percebido também, é que de maneira quase geral hoje as crianças estão muito mais interessadas em interagir com as novas tecnologias digitais, deixando de lado os livros e não amadurecendo o gosto pela leitura tão importante nesse processo de desenvolvimento infantil e grande aliada ao processo de ensino aprendizagem destes. A carência deixada pela falta do incentivo à leitura acarreta em grandes problemas futuros dentro e fora dos muros da escola, como: dificuldades em produzir textos e interpretá-los, e ainda pior, se tornar um indivíduo com grandes dificuldades em compreender de forma crítica a sociedade em que vive.

O ato de uma criança manusear um livro, ler o mesmo, contar uma história ou até mesmo observar figuras está atrelado a questões que com toda certeza favorecerão em muito seu desenvolvimento infantil, mas também já a prepara para uma vida social presente e futura.

Entendemos que o maior de todos os problemas hoje para a formação de futuros leitores e para o entendimento da importância da literatura infantil para as crianças, é a falta de incentivo à leitura em casa e também na escola. Crianças que convivem com adultos que em sua infância também não foram incentivadas a ler e a terem acesso à leitura e aos livros de maneira geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (227.1 Kb)   docx (113.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com