TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DIDÁTICA E LÚDICA DA LITERATURA INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA.

Por:   •  31/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.225 Palavras (9 Páginas)  •  668 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3.

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DIDÁTICA E LÚDICA DA LITERATURA INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA.

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Historicamente o nosso país é uma realidade de preconceito e discriminação, onde a identidade e o respeito são temas bastante questionados. E na obra Menina Bonita do Laço de Fita, podemos observar que à autora Ana Maria Machado trabalha muito bem com as questões voltadas ao racismo. Neste trabalho acadêmico, iremos procurar discutir e abordar temas como: Preconceitos, diferenças sociais e o respeito. O nosso trabalho tem como finalidade ensinar através de leituras e atividades lúdicas as diversidades de étnicas existentes no mundo. A nossa proposta é desenvolver nas crianças o respeito entre as diferenças, sejam elas quais forem (cor, raça, classe social etc..). Temos visto diariamente que o preconceito se torna um assunto bastante pertinente e que cerca a nossa sociedade. Por isso, vemos a necessidade de trabalhar com este livro. Visto que a aversão a qualquer raça, cor, sexo, religião, classe social, começa sempre dentro de casa e conseqüentemente chega ao universo escolar.

Todo o conteúdo abordado nesse trabalho é mostrado na teoria construtivista. Visto que procuramos dá credibilidade ao conhecimento, dando suporte para que a criança possa desenvolver suas estruturas cognitivas. Acreditamos que os assuntos apresentados no trabalho têm como finalidade diminuir as questões, tal como o preconceito, desigualdade social, incluindo a diversidade. Sendo assim, teremos uma contribuição significativa para futura sociedade mais justa, homogenia e mais humana. Discutiremos também a forma de como trabalhar em sala de aula e de que forma o professor pode explorar sobre determinados assuntos com as crianças. E qual o principal objetivo de trabalhar com o livro proposto para o desenvolvimento da criança na literatura infantil. Além disso, enfatizaremos quais os devidos cuidados ao preparar uma história para ser contada às crianças. Diante disso, ao utilizar o livro, percebemos como a autora chama atenção e grifa com mera importância de como devemos trabalhar com as crianças de quatro a dez anos de idade.

2 DESENVOLVIMENTO

A contação de histórias tem uma significativa importância para o desenvolvimento imaginário das crianças. As diferentes histórias que elas ouvem , refletem, indagam, contam e recontam, mesclam o imaginário, a ficção e a realidade. Dessa forma, vão desenvolvendo suas capacidades de raciocínio e pensamento criativo. Desde cedo à criança é capaz de entender as histórias ou até mesmo os contos. Relatam certos detalhes. Isso facilita a expressão da criança, pois exercita a troca comunicativa de maneira construtiva, socializada e democrática. É refletida de forma participativa, pois a criança observa e se espelha no uso e no funcionamento da linguagem dos alunos. Os comportamentos do cotidiano ampliam a linguagem infantil. A criança, quando começa a se expressar verbalmente , elas lançam mão de repertórios desde os primeiros anos de vida, para descrever suas vivencias e sensações.

Ao preparar uma história para ser contada, tomamos a experiência do narrador e de cada personagem como nossa e ampliamos nossa experiência vivencial por meio da narrativa do autor, Os fatos, as cenas, e os contextos são do plano do imaginário, mas os sentimentos e as emoções transcendem a ficção e se materializam na vida real. Pois o ato de contar histórias deve empregar todos os sentimentos e enriquecendo a leitura de mundo na trajetória de cada um. Para a nossa experiência com as crianças, utilizamos o livro Maria Bonita do Laço de Fita. Escrito por Ana Maria Machado. Ele faz parte de um gênero da literatura infantil e tem como assunto a Diversidade Étnica- Cultural Brasileira. Ele pode ser trabalhado com as crianças de quatro a dez anos, de varias maneiras. Permite que sejam abordados em salas de aula, temas com a diversidade racial. Não somente com objetivo de apresentar aos alunos a riqueza da diversidade étnica cultural brasileira, mas também por contribuir para que as crianças se aprimorem de valores como o respeito a si próprias e aos outros, mas também com o objetivo de elevar a auto-estima do aluno negro.

Esta é uma historia linda que tem em seu contexto uma menina muito linda, de olhos bem negros e os cabelos trançados com fitas coloridas nas pontas. Tem também um coelho branco apaixonante, que era encantado pela beleza da cor da pele da menina. E por ele achar ela tão linda, começou a perguntar por diversas vezes qual o segredo que ela tinha para ser tão pretinha. O encantamento do coelho pela pele da menina era tanta que ele por varias vezes fez atos que o leva-se a pensar que o tom de seus pelos poderia ficar iguais ao tom da pele da menina. Este livro é excelente material pedagógico. Pois é uma historia que nos mostra uma maneira encantadora de como tratar o assunto Inter- Racial, sem causar danos maiores em salas de aulas na Educação Infantil. O professor deve assumir uma postura de combate a toda forma de discriminação e preconceito, valorizando as diferentes etnias que constituem o Brasil e que, de certa forma, estão representadas nas crianças que compõem uma sala de aula na educação.

Nas nossas experiências ao contarmos a historia para as crianças, observamos o envolvimento delas dentro da narrativa da historia. Os risos, a atenção que elas apresentaram no decorrer e outras manifestações de sentimentos foram surgindo nelas. O mais interessante foi a constatação quanto a curiosidade quando foi apresentado o livro e a autora da história. As imagens ilustrativas fizeram as crianças a fixar os olhos para as figuras e logo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (100.9 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com