TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  26/6/2019  •  Artigo  •  4.418 Palavras (18 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 18

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

FACULDADE  

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

                                                                                                                            Discente: Emilene Soraya Silva                    

                                                                                                     

 

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a importância da música na aprendizagem   educação infantil pois ao cantar, as crianças trabalham sua concentração, memorização, consciência corporal e coordenação motora é um meio de expressão de ideias e sentimentos. Bréscia (2003, p. 25), afirma que a   música é uma linguagem universal, estando presente em todos os povos, independentemente do tempo e do espaço em que se localizam. De fato, a música é um elemento sempre presente na cultura humana. O filósofo grego Platão afirma que ao colocar a música como disciplina fundamental na formação do corpo e da alma, isto é, do caráter das crianças e dos adolescentes, promove se a   beleza, inspiração e suavidade nas ações e na vida. Ele define a música como arte educadora por excelência, além de ser um possível no desenvolvimento infantil, em salas de pré-escolas, porém, não deve limitar sua ação apenas como ferramenta de trabalho de outras áreas de conhecimento, pois ela fala por si só e contribui para o desenvolvimento integral do ser.  O artigo procura demonstrar a importância e a necessidade de incluir música na ed infantil como meio de encantamento e aprendizagem, perceber  música como  um caminho pelo qual as crianças entram em contato direto com a arte, por meio de vivências de escuta, de percepção, de sentido e através dela é possível transmitir não só palavras, mas sentimentos que podem ganhar grandes proporções didáticas, quando bem direcionadas, além de influenciar em diversas áreas do corpo físico e  desta forma o artigo também se presta a demonstrar  como o professor tem papel importante neste processo, tendo como base esta pesquisa bibliográfica que forneceu informações concretas e significativas para tal afirmação.

Palavras Chave: Música, educação Infantil, desenvolvimento, aprendizagem

 

A música existe desde a antiguidade, no entanto, não da forma como hoje a conhecemos. Era sentida através dos sons da natureza, como a água, os sons dos pássaros, dos animais, das folhas das árvores e, até mesmo, os sons que os próprios seres humanos produzem.

Perceber gestos e movimentos sob a forma de vibrações sonoras é parte de nossa integração  com o mundo em que vivemos: ouvimos o barulho do mar, o vento soprando, as folhas balançando no coqueiro... Ouvimos o bater de martelos, o ruído de máquinas, o motor de carros ou motos... o canto dos pássaros, o miado dos gatos o toque do telefone o despertador... ouvimos vozes e falas ,poesia e música ... Os sons que nos cercam são expressões da vida, da energia, do universo em movimento e indicam situações, ambientes, paisagens sonoras: a natureza, os animais os seres humanos e suas maquinas traduzem, também sonoramente, sua presença seu  ″ser e estar ″, integrando ao todo orgânico e vivo deste planeta (BRITO, 2003, p. 17).

A música existe como produção cultural desde que o ser humano começou a se organizar, na África em tribos primitivas. Os egípcios usavam a música para as ocasiões religiosas ou para a vida social, os homens das cavernas associavam a música à religião e a viam como presente de deuses, foi usada também para alegrar as festas que duravam vários dias no Império Romano.

Sabemos que a música tem uma influência muito grande na vida das pessoas, podendo assim iniciar o trabalho com musica já com as crianças de educação infantil de 3 a 5 anos. Podemos considerar como   música a sucessão de sons e silêncio organizada ao longo do tempo. O ritmo, a melodia, o timbre e a harmonia, elementos constituintes da música, são capazes de afetar todo o organismo humano, de forma física e psicológica. Através de tais elementos o receptor da música responde tanto afetiva quanto corporalmente (FERREIRA, 2005), além de ajudar na aprendizagem e desenvolvimento das crianças.

O RCNEI (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil) afirma que a música é uma das formas importantes de expressão humana, o que justifica sua presença no contexto da educação (BRASIL, 1998, v3, p.45).

A música  assim desenvolve e traz para os alunos de educação infantil especialmente , muitos benefícios auxiliando as crianças  a  se desenvolver melhor nas atividades diárias de sua  vida pessoal e escolar ,  já que muitas crianças ainda não dominam a fala , além de ter por objetivo, refletir diversas  possibilidades  das crianças obterem um maior desenvolvimento integral, incluindo o crescimento educativo e psicomotor ,sendo muitas vezes suporte para atender vários propósitos, como a formação de hábitos, atitudes e comportamentos.

Para trabalhar musicalização, é necessário que os educadores conheçam um pouco sobre a dinâmica do órgão sede das sensações e da inteligência, o cérebro, o qual tem a função de receber, analisar, coordenar e transmitir as informações, advindas de estímulos externos e para ser bem trabalhada no processo educacional traz a crianças um desenvolvimento psicológico e  

E se bem trabalhada desenvolve diversas áreas do conhecimento e favorece o seu relacionamento no meio social e escolar.

A música pode contribuir para a formação global do aluno, desenvolvendo a capacidade de se expressar através de uma linguagem não-verbal e os sentimentos e emoções, a sensibilidade, o intelecto, o corpo e a personalidade[...] a música se presta para favorecer uma série de áreas da criança. Essas áreas incluem a “ sensibilidade”, a “ motricidade”, o “raciocínio”, além da “transmissão e do resgate de uma série de elementos da cultura”, (DEL BEM, 2002, p.52-53).

Ganiza (1988, p.22), ressalta que “A música e o som, enquanto energia estimula o movimento interno e externo do homem, impulsionando-o a ação e promovem nele uma multiplicidade de condutas de diferentes graus e qualidade”.  Diante disso nos deparamos com a música e sua contribuição nesse processo de aprendizagem. Segundo, Loureiro (2003), a música vem desempenhando, ao longo da história, um importante papel no desenvolvimento do ser humano, seja no aspecto religioso, moral ou social, contribuindo para a formação de valores indispensáveis ao exercício da cidadania. Assim utilizando a música como tal estímulo facilitador da aprendizagem, uma ferramenta metodológica capas de inserir conhecimento e prática na vivência de educando, além de potencializar emoções internas influentes no desenvolvimento da criança. A expressão musical é construída social e culturalmente, se inseridos no contexto escolar auxilia no processo de aprendizagem das crianças despertando a área afetiva, linguística e cognitiva. No cotidiano da sala de aula e em todo cotidiano escolas a música deve se apresentar, pois pode transformar e ajudar todos os alunos inclusive aos que possuem necessidade especial motivando-o e desenvolvendo alguns aspectos emocionais que fara com que se sinta capaz e como parte integrante do trabalho de toda a turma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)   pdf (156.4 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com