TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLINICA PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL

Por:   •  5/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.574 Palavras (19 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 19

FAVENI

FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLINICA PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL 750 HORAS

ANA CAROLINA DA SILVA KAUER

A IMPORTÂNCIA DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLINICA PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL

SANTA MARIA DO HERVAL

2021

A IMPORTÂNCIA DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de violação aos direitos autorais. “Deixar este texto no trabalho conforme se apresenta, fonte e cor vermelha”.

RESUMO-  A temática a ser abordada neste trabalho será sobre, A importância da Psicopedagogia Institucional e Clínica para a Educação Especial, tema este fundamental para educação, pois, fala sobre como a psicopedagogia pode ser essencial para a identificação e minimização as dificuldades de aprendizagem que tem impedido o desenvolvimento educacional dos alunos. Para a construção deste trabalho foi necessária uma pesquisa bibliográfica em diferentes meios, dentre as fontes pesquisadas foram, artigos científicos, revistas cientificas, E-book, documentos legislativos e livros, esse acervo literário contribuiu de forma significativa para a construção das teses desenvolvidas ao longo do estudo. O trabalho busca descrever a importância da psicopedagogia clínica e institucional para educação especial, colocando em pauta como a mesma pode contribuir para a formação integral dos alunos, que possuem dificuldades de aprendizagem. Por meio desta pesquisa foi possível compreender as funções desempenhadas pelo psicopedagogo na educação e no ambiente clínico, além disso, descobriu-se que, este profissional pode contribuir de forma significativa para a formação integral dos alunos. Conclui-se com este trabalho que, a psicopedagogia age para a superação e para a prevenção dos problemas de aprendizagem e que esse profissional desempenha seu papel em cooperatividade, ou seja, ele atua na sociedade como ser democrático, ele orienta e direciona tanto o educador, como a família, para que ambos possam estar preparados para ajudar os alunos a desenvolver suas competências e a superar as suas necessidades com eficiência.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Especial. Inclusão. Psicopedagogia.

  1. INTRODUÇÃO

O tema a ser abordado neste trabalho será sobre, A importância da Psicopedagogia Institucional e Clinica para a Educação Especial, um assunto fundamental para nossa educação atual, pois, a psicopedagogia tem como foco principal identificar os problemas que tem impedindo o desenvolvimento do aluno, através de métodos e formas preventivas e interventivas.

Dessa forma, é por meio da psicopedagogia que o aluno pode superar suas dificuldades e suas limitações mediante a sua aprendizagem, ela compreende diversas medidas e alternativas que contribuem para a formação integral deste aluno, portanto, ela vem com soluções mediadoras. Porém, ela depende da colaboração de todos os indivíduos que fazem parte da comunidade escolar, ou seja, tanto a escola, como a família devem trabalhar juntas para oferecer um ensino de qualidade a esses alunos, que possuem necessidades especiais e individuais.

O presente trabalho irá discutir sobre a importância da psicopedagogia para educação especial, dentro de um contexto clínico e educacional. Atualmente, a educação especial é uma modalidade de ensino, voltado para o atendimento especializado e educacional de pessoas com alguma deficiência, e é ofertado preferencialmente em instituições de ensino regulares ou ambientes especializados, essa modalidade de ensino reconhecida por lei, tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com alguma deficiência, porém, vemos ainda que, muitas escolas enfrentam dificuldades para oferecer este tipo de ensino a esses alunos, o que fere seus direitos constitucionais e prejudica o seu desenvolvimento social, físico, cognitivo e afetivo.

Neste contexto, para que de fato esses alunos possam ser incluídos nas redes de ensino regulares com respeito, dignidade e igualdade, é preciso que o profissional psicopedagogo esteja preparado e qualificado para desenvolver suas ações, seja nos espaços escolares ou em ambientes clínicos, buscando a inclusão, a participação, o desenvolvimento e a formação integral destes educandos. Deste modo, torna-se necessário a formação continuada desse profissional, pois, é nela que ele irá aprender sobre as diferentes técnicas, métodos e estratégias que poderão implementar na sua ação pedagógica, de forma democrática e cooperativa, na qual permita a integração e participação dos alunos, das suas famílias e dos profissionais de educação, tornando este ensino ainda mais inclusivo, engajador, interativo e dinâmico.

O trabalho tem como objetivo geral, descrever a importância da psicopedagogia clínica e institucional para a educação especial, tendo como objetivos específicos, contribuir para a formação integral dos alunos que possuem necessidades especiais e dificuldades de aprendizagens, desenvolver propostas inclusivas, engajadoras, garantindo a participação de todos os alunos, proporcionar um ensino democrático inclusivo e construtivo integrando todos os indivíduos que fazem parte da comunidade escolar e relatar a importância da atuação do psicopedagogo, em diferentes ambientes, descrevendo como as suas ações podem contribuir para melhorar a qualidade de ensino em nossa atualidade.

A psicopedagogia institucional e clínica é fundamental para a educação especial, pois, é por meio da atuação psicopedagógica que os alunos com necessidades especiais e dificuldades de aprendizagem podem aprender com igualdade, inclusão e interatividade. Essa área de estudo não está preocupada somente com um aluno, mas sim, em proporcionar meios eficazes que contribuam com atuação pedagógica do professor em sala de aula, ou seja, além de contribuir para a minimização dos obstáculos enfrentado pelos alunos no seu aprendizado, também buscar auxiliar o educador diante desses problemas, que tem impedido o desenvolvimento dos alunos, deste modo, é por meio das ações psicopedagógicas que o professor poderá trabalhar de forma mais inclusiva, equitativa, dinâmica, socializadora e integradora. Portanto, psicopedagogia vem como um apoio tanto para o aluno, quanto para o professor e as famílias, que muitas vezes necessita de uma orientação adequada sobre estes problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.3 Kb)   pdf (126 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com