TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Em Psicopedagogia Institucional com Habilitação em Educação Especial

Por:   •  2/5/2021  •  Monografia  •  12.576 Palavras (51 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 51

UNIVERSIDADE MONTENEGRO

Pós-Graduação Lato Sensu

Curso de Especialização

Em Psicopedagogia Institucional com                                                                                                          Habilitação em Educação Especial

PROJETO BAÚ DE LEITURA                            

Petrolina/PE

2020

Eliete da Conceição

PROJETO BAÚ DE LEITURA

                                                                                                                                           

Monografia apresentada ao Curso de Especialização em Psicopedagogia Das Faculdades Montenegro como parcial para obtenção do título de Especialista em Psicopedagogia institucional, sob orientação da Prof.ª. Claudia Mara Soares da Silva.                    

         

                                                                                                           

 

 

Petrolina

2020

Monografia apresentada ao curso de Psicopedagogia

Das Faculdades Montenegro

Eliete da Conceição

Aluno

Ana Claudia Mara Soares da Silva

Orientadora

Coordenador (a) do Curso

Examinador (a)

 

Examinador (a)

Setembro

2020

Dedico este trabalho a meus filhos Ediuilson e Êduardo Kennedy, a meu esposo Sabino, a meu neto Arthur, sem eles não teria motivação para chegar até aqui, a meu sobrinho Adelcino Kember por sempre está disponível quando preciso de ajuda, a minha mãe por sentir orgulho de ver a luta de todos os seus filhos em busca de melhores condições de vida, a todos os estudantes que já passaram pelo período de alfabetização e que por algum motivo ainda não sabem ler, e em especial a minha irmã Eliete, pelo apoio e incentivo para que essa pesquisa fosse concluída.  

Agradecimentos

Agradecer significa demonstrar e reverenciar gratidão pela ajuda de pessoas que estimularam e incentivaram algo importante em nossa vida. Essas são pessoas que tiveram uma participação efetiva e essencial para que algo importante se caracterizasse.

        Primeiramente agradeço a Deus por me proporcionar chegar até aqui, por mais uma meta conquistada, um esforço recompensado, pois, nossas conquistas dependem de esforços, e a minha força foi divina, é por isso que estou aqui.

         Agradeço em segundo lugar a meu esposo e a meus filhos por terem  compreendido a minha ausência em suas vidas no decorrer do período de estudo e pesquisa. Sem o apoio deles com certeza esse trabalho teria se tornado mais difícil.

         Agradeço do fundo do meu coração a minha irmã Eliete pelo incansável incentivo na conclusão deste trabalho e por ter me auxiliado na busca de materiais bibliográficos sobre o Baú da Leitura.  

Agradeço ao meu sobrinho Adelcino Kember pela ajuda, incentivo e por me mostrar a importância dos estudos em nossas vidas. Suas atitudes de bom filho, sobrinho, neto, aluno e amigo contagia a todos que estão ao seu lado.

        Agradeço a equipe de professores a qual sou coordenadora por sempre está acatando minhas ideias de incentivo a leitura e as colocando em prática com seus alunos.

         Agradeço imensamente a ajuda dos professores do curso de Psicopedagogia aqui no Distrito de Piri que colaboraram com o desenvolvimento deste trabalho: colocar o nome dos professores do curso de Psicopedagogia, em especial a professora colocar o nome da orientadora que foi a pessoa que teve imensa importância para que esse projeto se concretizasse, me ajudando nas correções, dando ideias e incentivo de que tudo daria certo.

        Também agradeço a todos que contribuíram direta ou indiretamente para a construção e realização deste trabalho.

“Nada lhe posso dar que não existe em você mesmo. Não posso abrir- lhe outro mundo de imagem, atem daquele que há em sua própria alma. Nada posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo”.  

Hermann Hesse

Resumo

A escola tem uma tarefa primordial que é ensinar o aluno a ler e escrever, mas para isso, é importante ressaltar que o professor deve ter consciência da necessidade, de praticar com eficiência o hábito da leitura. Preocupados com essa questão, os educadores do Núcleo V de Piri Sento-Sé em parceria com a Secretaria de Educação do Município adotaram o Projeto Baú de leitura.                                                  

O Projeto Baú de Leitura busca contribuir para a valorização da identidade dos sujeitos, revalorização da cultura local, cuidado e preservação ambiental e cidadania, através da leitura e análise de diversos livros de histórias infanto-juvenis. Além de estimular a criatividade e criar o hábito e o gosto pela boa leitura, o projeto visa também desenvolver a linguagem oral e escrita dos estudantes, de modo a ampliar o vocabulário, o repertório linguístico, incentivar a reflexão e o posicionamento crítico perante uma leitura, objetivando culminar na sistematização e no prazer do ato de ler diferente diferentes tipos de texto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (78.6 Kb)   pdf (922.3 Kb)   docx (711.3 Kb)  
Continuar por mais 50 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com