TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLINICA

Por:   •  6/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  2.109 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE BRASIL

INGRID DA ROCHA GONÇALVES

PRÉ PROJETO

CURSO: PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA

NÚCLEO DE SANTOS

SÃO PAULO/SP

2015

TEMA: JOGOS E BRINCADEIRAS

TITULO: a Importância dos jogos no desenvolvimento infantil

A instituição de educação infantil é um espaço diferente, assim como o professor deve ter um perfil próprio, composto por um amplo conhecimento cultural e uma formação na qual aprendesse a vibrar e a fazer vibrar. Contudo é necessário um novo contexto, que contemple todas as dimensões da criança e devolva a estas a verdadeira infância que lhe é muitas vezes "roubada".

Foi percebendo a importância de vivenciar diversas experiências motoras no processo evolutivo da criança, e sabendo que muitas não são devidamente estimuladas quando pequenas, e que esta falta de vivência pode acarretar futuros problemas no desenvolvimento motor e psicológico, fazendo com que o professor alfabetizador tenha muito mais dificuldade para desenvolver o seu trabalho pedagógico em sala, pois acaba tendo que colocar em prática algo que poderia ser realizado anteriormente pela família ou pela escola que se percebe a importância dos jogos na Educação Infantil, uma vez que o jogo pode desenvolver deste a imaginação, como também a parte intelectual, e motora do corpo. Quando o ambiente familiar não proporciona os estímulos devidos, cabe a instituição escolar suprir estas necessidades. Assim, a psicomotricidade surge como uma indispensável base na contribuição do processo de educação e reeducação, podendo, diagnosticar e aplicar alguns exercícios, para sanar ou amenizar alguns problemas apresentados durante o processo educativo.

O que se pretende evidenciar neste trabalho, é a importância de se valorizar os jogos e as brincadeiras infantis, durante o processo de desenvolvimento motor, lembrando que este ocorre durante o período de zero a seis anos, tempo que deve promover as crianças uma diversidade muito grande na vivência corporal. E importante perceber, que o movimento motor e o aspectos psicológico contribuem para o melhor desenvolvimento do cérebro. Quando a criança se reconhece como ser integrante ativo do meio em que vive, e tem um reconhecimento global de seu corpo e sabe respeitá-lo, certamente terá um domínio melhor em outras áreas do conhecimento e muitos problemas poderão ser solucionados.

Para realização deste estudo será utilizada pesquisa bibliográfica em livros, revistas e artigos científicos relacionados ao tema.

Este trabalho será dividido em dois capítulos, o primeiro falará da psicomotricidade e do desenvolvimento infantil, motor e cognitivo; o segundo falará da importância dos jogos na infância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (74.8 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com