TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO E SUA RELAÇÃO COM A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  17/8/2018  •  Artigo  •  4.461 Palavras (18 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 18

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO E SUA RELAÇÃO COM A APRENDIZAGEM NA EDUCACAO INFANTIL

DOURILEIA MATOS¹

RESUMO

É de compreensão geral que o ensino necessita respaldar-se em materiais concretos, atividades práticas, inovações tecnológicas e, atualmente, em jogos didáticos. Todos estes elementos são recursos que potencializam a construção e o aprimoramento de conhecimentos adquiridos em aulas teóricas. A utilização de jogos didáticos torna o processo de aprendizagem mais prazeroso, desafiante, com alunos mais entusiasmados, o que resulta numa aprendizagem mais significativa. O Ensino Infantil é obrigatório para crianças. Essa etapa da educação deve desenvolver a capacidade de aprendizado do aluno e esta nova organização de ensino em nove anos não trata apenas de nomenclatura, mas de toda a reorganização. Neste trabalho procura-se refletir sobe a importância da ludicidade na prática pedagógica da educação infantil, as necessidades e as dificuldades existentes nas creches e entre os professores para trabalhar a utilização do lúdico. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com análise e coleta de informações sobre o tema, e chegou à conclusão de que a inserção do lúdico faz diferença no processo de ensino e aprendizagem, porém, estas atividades só têm eficácia garantida se forem realizadas dentro de suas funções e se o educador estiver preparado para realizá-las e a creche aceitá-las como ferramenta de apoio no processo de aprendizagem.

Palavras-chave: Lúdico, Aprendizagem, Educação Infantil.

ABSTRACT


It is common understanding that education needs to endorse in concrete materials, practical activities, technological innovations and currently in educational games. All of these are features that enhance the construction and improvement of knowledge acquired in the lectures. The use of educational games makes more pleasurable learning process, challenging, more enthusiastic students, which results in a more meaningful learning. The Children's education is compulsory for children. This stage of education should develop the learning capacity of the student and this new educational organization in nine years is not just naming, but of the entire reorganization. This work seeks to reflect rises the importance of playfulness in pedagogical practice of early childhood education, the needs and difficulties in day care centers and among teachers to work using the playful. a literature search was performed with collection and analysis of information on the subject and concluded that the playful insertion makes a difference in teaching and learning, however, these activities are only guaranteed effective if carried out within their functions and if the teacher is prepared to perform them and the nursery accept them as a support tool in the learning process.

Keywords: Playful, Learning, Early Childhood Education.

  1. INTRODUÇÃO

            No atual contexto educacional, a inserção dos jogos tem se destacado, entre tantas outras inovações tecnológicas, mediante as dificuldades de aprendizagem que se fazem presentes no cotidiano escolar. Os jogos didáticos são considerados alternativas viáveis no processo de aprendizagem, pois favorecem a construção e/ou aprimoramento do conhecimento pelos alunos, e ganham espaço como ferramenta apropriada da aprendizagem na medida em que desenvolve níveis diferentes de experiência pessoal e social.

          É importante lembrar que o ensino é um processo de comunicação, como qualquer outro, em que há um emissor (professor, tutor, chefe, coordenador, ou outro) que emite as mensagens (conteúdos, tarefas, assuntos) a um receptor (aluno) por meio de um canal (meio de comunicação).

          A utilização de recursos vem possibilitando novos meios de comunicação entre a educação e seu público alvo. Todavia, o educador ainda encontra muitos obstáculos, seja dentro ou fora da sala de aula, principalmente quando se trata de aprendizagem.

          A educação como um todo necessita respaldar-se em materiais concretos, que tragam para perto do aluno o conteúdo trabalhado em sala de aula, atividades práticas, recursos tecnológicos e, porque não, em jogos que potencializem a absorção de conhecimentos das aulas teóricas. A utilização de jogos didáticos pode facilitar o processo educativo tornando-o mais desafiante e prazeroso, com alunos mais entusiasmados, o que resulta em um aprendizado mais significativo.

          É importante que os professores procurem alternativas válidas, que tornem as aulas mais interessantes, evitando, assim, o desgaste físico e emocional tanto do professor, quando do aluno. O lúdico é considerado uma alternativa viável por favorecer a construção do conhecimento do aluno.

          Por meio de atividades lúdicas os alunos podem atuar de forma mais natural e coerente, adquirindo maior autoconfiança e independência, ampliando, inclusive, o universo motor. A ludicidade também auxilia o professor nesse processo, pois atua como agente facilitador da prática do ensino, proporcionando um ambiente agradável e descontraído, tanto para o docente quanto para o discente.

          Este artigo visa refletir a importância da ludicidade na pratica pedagógica da educação infantil como recurso facilitador no processo de aprendizagem, enfaticamente nas séries iniciais. Tem como objetivo também identificar e analisar as necessidades existentes no ambiente escolar para que se faça uso de tais atividades; investigar as dificuldades que os professores encontram em trabalhar com a utilização de jogos, e apontar os resultados positivos que o lúdico traz para a comunidade escolar como um todo.

          A ludicidade tem conquistado espaço no cenário educacional, o que oportuniza a iniciação de pesquisas que discutem a importância da aplicação de jogos didáticos em sala de aula, e se estes interferem de alguma forma no desenvolvimento dos discentes, positiva ou negativamente. A maioria dos autores destaca positivamente a eficiência desta prática de ensino, no que concerne ao clima que o lúdico proporciona ao aluno, como entusiasmo, exaltação, tensão, seguidos por um estado de alegria e desenvolvimento, e, como resultado final, uma maior integração entre os alunos.

           Procurando entender à importância da ludicidade como recurso pedagógico, a metodologia utilizada neste trabalho foi a pesquisa bibliográfica, recurso que consiste na leitura, análise de diversas fontes de informações escritas, para coletar dados sobre um determinado tema, investigando e examinando materiais elaborados de pessoas que antes estudaram temas da mesma natureza.

         Cabe salientar, que tais atividades só serão eficazes se forem desempenhadas simultaneamente nas funções de distrair e instruir, e que o verdadeiro sentido da ludicidade só estará garantido se o educador estiver preparado para realizá-lo e toda a escola aceitá-lo como ferramenta de apoio na construção de conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (156.1 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com