TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO

Por:   •  7/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.244 Palavras (9 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 5

2.1- MINHA EXPERIÊNCIA QUE COM A EDUCAÇÃO...................................... 5

2.2- A IMPORTANCIA DO PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL.................................................................................................. 5

2.3- O QUE MUDA NO PLANEJAMENTO DAS AULAS NO EJA...................................................................................................................... 7

3- PLANO DE AULA DE CIENCIAS DA EJA........................................................... 8

4 CONCLUSÃO 9

5 REFERÊNCIAS 10

1. INTRODUÇÃO

O planejamento educacional é um instrumento orientador de todo o processo educativo, pois constitui e determina as grandes necessidades, indica as prioridades básicas, ordena e determina todos os recursos e meios necessários para atingir as grandes finalidades da educação.

Segundo Moretto (2007, p.100), existe, ainda, a crença que a experiência do professor já é suficiente para ministrar aulas com competência. Professores com este pensamento ignoram a função do planejamento bem como a sua importância.

Muitas vezes os professores trocam o que seria o seu planejamento pela escolha de um livro didático. Infelizmente, quando isso acontece, na maioria das vezes, esses professores acabam se tornando simples administradores do livro escolhido. O planejamento, de modo geral, tem sido considerado como uma transcrição para o papel de uma idéia e não como um processo que requer reflexão em relação à realidade em que se inserem os alunos e a própria escola. Para que a partir deste ponto busque-se a mudança da prática.

É preciso mudar a mentalidade de que fazer planejamento é preencher formulários. Fazer planejamento é refletir sobre os desafios da realidade da escola e da sala de aula, perceber as necessidades, re-significar o trabalho, buscar formas de enfrentamento e comprometer-se com a transformação da prática. Se isto vai para um plano escrito depois, é um detalhe! (VASCONCELLOS, 1995. p. 59).

O importante é salientar que o planejamento sirva para o professor e para os alunos, que ele seja favorável e funcional a quem se destina, através de uma ação consciente e responsável, desconsiderando a noção de planejamento como uma receita pronta, pois cada sala de aula é uma realidade diferente, com problemas e soluções diferentes. Nesse sentido, cabe ao professor, em conjunto com os demais profissionais da escola, adaptar o seu planejamento, para que assegure o bom desenvolvimento a que ele se propõe, que é o de guiar as práticas docentes em sala de aula. Por isso é muito importante o professor planejar - nos mínimos detalhes. Planejar torna muito mais fácil a compreensão dos conteúdos, principalmente quando se levar em conta a realidade e o contexto social em que os alunos estão inseridos, podendo suprir as necessidades da comunidade e dos alunos.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. MINHA EXPERIÊNCIA QUE COM A EDUCAÇÃO.

Para mim na minha fase escolar a postura dos professores era atenciosos dispostos a ensinar e ajudar em qualquer situação, os alunos eram interessados e respeitavam os professores, tenho boas recordações, recordo que a tabuada o até hoje ficou gravado na minha mente, algo negativo é que os professores trabalhavam com formas de decorar, estudava para as provas decorando. Hoje as coisas mudaram, pois aprender é entender e melhor do que decorar.

2.2. A IMPORTANCIA DO PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL.

A educação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental tem importância relevante para a vida do individuo, pois por meio da mesma serão garantidos firmamentos básicos para o desenvolvimento da vida estudantil. É nesta etapa que o indivíduo encontra-se com os conhecimentos cientificamente elaborados, os quais farão parte de toda a sua vida, acadêmica e social. Ao compreender tal função, o docente deve desenvolver um trabalho bem qualificado, garantindo que o ensino não seja reduzido apenas à transmissão de conteúdos necessários para a conclusão de cada etapa, mas que se tenha um ensino orientado pela aprendizagem estabelecida.

O planejamento para os anos iniciais de ensino deve ter como foco processo de leitura e de escrita. Para tanto, a coordenação pedagógica pode centrar suas orientações na mediação na sala de aula entre professor e aluno, momento em que o professor tem condições de identificar os conhecimentos prévios do aluno, sua prática social inicial e organiza o seu plano de aula propondo a superação dessa condição inicial, levando o aluno à apropriação de conhecimento mais elaborado.

Desta forma, “[...] a aprendizagem é uma atividade do aluno visando à apropriação de conceitos, métodos e instrumentos cognitivos, mas necessita de uma “intervenção” do outro, por meio da mediação [...]”. (LIBÂNEO, 2012, p.43).

A tecnologia permitiu os avanços dos meios de comunicação e informação, exigindo do sujeito maior destreza na utilização desses aparatos e leitura mais crítica sobre a organização social.

Como a coordenação pedagógica e os professores podem definir a maneira de mediar à prática social da leitura e da escrita com os alunos? Sabe-se que historicamente métodos de alfabetização foram constituídos com propostas diferenciadas de alfabetização, por exemplo, do método

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (105.5 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com