TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NA CONSTRUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  16/9/2022  •  Projeto de pesquisa  •  3.459 Palavras (14 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 14

CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL – UNIPLAN[pic 1]

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA – PPAP

CURSO DE PEDAGOGIA

FRANCILENE SILVA

GICELIA ALVES DA SILVA

POLIANA SOUSA PIMENTA

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NA CONSTRUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

BURITICUPU-MA

2022

FRANCILENE SILVA

GICELIA ALVES DA SILVA

POLIANA SOUSA PIMENTA

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NA CONSTRUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Trabalho apresentado à disciplina de Projetos e Práticas de Ação Pedagógica (PPAP) do curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal – UNIPLAN.

Orientadora: Prof. Vilma da Silva

BURITICUPU-MA

2022

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 SITUAÇÃO PROBLEMA        5

3 JUSTIFICATIVA E REFERENCIAL TEÓRICO        5

3.1 A importância do brincar        5

3.2 O uso de jogos e brincadeiras no processo de alfabetização e letramento        7

4 PÚBLICO ALVO        8

5 OBJETIVOS        9

5.1 Objetivo Geral        9

5.2 Objetivos específicos        9

6 METODOLOGIA        9

7 RECURSOS        9

8 CRONOGRAMA        10

9 AVALIAÇÃO E PRODUTO FINAL        10

10 REFERÊNCIAS        13


1 INTRODUÇÃO

Atualmente a utilização do lúdico tem se expandido em todos os níveis e espaços. Dessa forma, jogos e brincadeiras têm sido ferramentas eficazes para auxiliar os alunos em um momento de grande importância, a alfabetização. Então, desde muito cedo, educadores e educadoras têm utilizado a brincadeira e os jogos com o intuito de enriquecer o ensino e sistematizá-lo tornando-o cada vez mais significativo no contexto da alfabetização.

A escola, por entender o processo de desenvolvimento infantil e saber das reais necessidades da criança para sua aprendizagem deve assegurar a todos os alunos, cotidianamente, a vivência e a realização de momentos de leitura e apreciação dos diversos gêneros textuais baseados na brincadeira, que é uma linguagem própria da criança.

O projeto foi desenvolvido com a finalidade de analisar as contribuições da utilização de jogos como instrumento pedagógico na obtenção e na promoção da leitura e escrita. Dessa forma, buscou-se com esse trabalho investigar o papel dos jogos e das brincadeiras no processo de alfabetização haja vista que quase não são utilizados, onde a prioridade é trabalhar determinado conteúdo sem levar em conta a questão do brincar, da descoberta e da dinâmica.

Com vista nisso, podemos concluir que a criança na fase da alfabetização usa bastante a imaginação, os jogos e as brincadeiras pois lhe proporcionam o lúdico, o imaginário e a utilização de materiais concretos fazendo com que a aprendizagem ocorra de forma aprazível e atraente para as crianças.

Para isso, este trabalho contou com o apoio metodológico de uma pesquisa bibliográfica e da intervenção no espaço escolar escolhido pelas acadêmicas com a promoção de atividades recreativas que envolvesse a brincadeira. A culminância do projeto promoveu a reflexão das estudantes acerca da temática em estudo.

Portanto, este trabalho conclui que aplicar formas mais divertidas e prazerosas no contexto escolar implica em um aprendizado mais saudável e satisfatório, isto é, aprender em sala de aula utilizando jogos e brincadeiras fortifica e intensifica o gosto pelo aprender. A função do professor vai além da medicação e transmissão de conteúdos, é também papel dele motivar a criança aprendente a desenvolver gosto pela leitura, escrita e demais competências da escolarização básica.

2 SITUAÇÃO PROBLEMA

Este projeto teve como ponto de partida as seguintes indagações:

  • As brincadeiras e jogos influenciam na aprendizagem das crianças?
  • De que forma as crianças aprendem a leitura e escrita?
  • Como o professor pode tornar suas aulas mais dinâmicas?

3 JUSTIFICATIVA E REFERENCIAL TEÓRICO

Este projeto se justifica ao entendermos que o jogo faz parte da linguagem infantil e contribui na motivação, na efetivação e aquisição de novos conhecimentos por meio da ludicidade. Além disso, percebemos que as escolas de ensino fundamental acabam que retirando a brincadeira e os jogos das crianças ao ingressarem no ensino fundamental e lhes impõem um processo de alfabetização mecânica e descontextualizada das práticas lúdica, com o intuito de mudar essa perspectiva resolveu-se introduzir novas práticas em sala de aula.

Acredita-se que ao passo que se inclui ferramentas lúdicas e prazerosas, o aluno tem mais motivação para aprender e desenvolver-se plenamente. Segundo Kishimoto (1994, p. 13):

O jogo, como promotor da aprendizagem e do desenvolvimento, passa a ser considerado nas práticas escolares como importante aliado para o ensino, já que colocar o aluno diante de situações de jogo pode ser uma boa estratégia para aproximá-lo dos conteúdos culturais a serem veiculados na escola, além de poder estar promovendo o desenvolvimento de novas estruturas cognitivas.

A utilização de brincadeiras leva nossas crianças ao desenvolvimento cognitivo, porém, para que isso aconteça é preciso vincular ao jogo o seu objetivo e situar sua prática com as relações cotidianas culturais e sociais.

3.1 A importância do brincar

O que é brincar? É a primeira indagação que se faz ao referir-se a este tema. Nessa perspectiva, Pereira (2004, p. 08) esclarece que:

O ato de brincar impulsiona a criança para a conquista de sua própria aprendizagem. No espaço escolar, o brincar possui a finalidade de muita importância, pois quando se brinca, os sentimentos e emoções da criança tomam forma e levam ao conhecimento e de forma mais clara alcança os conteúdos formais estudados, ou seja, a aprendizagem se consolida de forma mais prática e harmônica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)   pdf (342.8 Kb)   docx (234.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com