TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INCLUSAO DA HISTORIA E DA CULTURA AFRO BRASILEIRA E INDEGENA NA EDUCACAO BASICA

Por:   •  6/10/2022  •  Relatório de pesquisa  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

A INCLUSAO DA HISTORIA E DA CULTURA AFRO BRASILEIRA E INDEGENA NA EDUCACAO BASICA           4

CONSIDERAÇÕES FINAIS        5

REFERÊNCIAS        6

INTRODUÇÃO

Presente assunto tem o intuito de trabalhar na formação do povo brasileiro  na perspectiva de salientar os traços culturais que herdamos das etnias, afro e indígena dentro  da sociedade brasileira ,As construção do pais com as contribuições.

O povo Brasileiro é um produto de formação de miscigenação das três  etnias negro,branco, indígena convivem no Brasil ,porem o padrão estético cultural branco europeu.embora a população e composta por 7.6% cerca de 15 milhões da população e negra segundo IBGE nesta unidade  Discutiremos a importância da inclusão da história e da cultura afro- brasileira e indígena.

Reconhecer a história e a importância que essas etnias tiveram para a formação do povo brasileiro.

DESENVOLVIMENTO

A Inclusão da História e cultura Afro-Brasileira e Indígena para a democratização social, através da educação suas histórias e raízes ,trata- se de um momento em que a educação brasileira busca valorizar devidamente a história  e cultura do povo afro-descendente e indígena .

Esta inclusão nos currículos da educação amplia o foco das currículos escolares para a diversidade cultural,racial,social e econômica brasileira ,E primordial a inclusão ,os professores passa a desenvolver em suas aulas o reconhecimento as diferenças existentes entre as raízes  tradições ,levando o aluno ao verdadeiro aprendizado.

A lei  10.639, de 2003 – a inclusão de História e cultura afro- brasileira e africana nos currículos da educação básica e obrigatoriedade a inclusão e um momento histórico amplia os currículos escolares para a diversidade cultural,racial,social e econômica brasileira.

Nesse contexto cabe as escolas incluir nos estudos atividades que abordem as contribuições históricas culturais  dos povos  indígenas e dos descendentes asiáticos ,além das raízes africanas e européias .toda a cultura , desenvolvimento social dos

O artigo 26 acrescido da lei n° 9394/1996 oferece bem mais do que a inclusão de novos conteúdos ,exige  que sejam repensados relações étnico –racial ,social pedagógico , procedimento de ensino condições oferecidas para aprendizados objetivo tático e explícitos da educação oferecida pelas escolas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A Lei preconiza a unicersalização da educação para todos , garantindo o direito ao acesso a permanência e ao sucesso dos alunos . no entando a realidade  educacional contemporâneo a escolas publicas como palco da diversidade pois ali se encontra diferentes grupos de alunos  vale destacar que pensar em inclusão requer dirigir um olhar para todos os alunos que estão na sala de aula propiciando a inclusão . não e tarefa fácil  mas e garantia e direitos de todos o acesso ,oportunidade e os deveres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (90.6 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com