TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INDISCIPLINA NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA

Por:   •  2/2/2018  •  Monografia  •  7.835 Palavras (32 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 32

MINIMIZAR A INDISCIPLINA NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA:

um desafio possível

MARIA SUELY RIBEIRO*

RAIARA SETÚBAL GOMES*

VIVIAN VEIGA DE SOUZA*

RESUMO

O presente artigo teve como objetivo realizar uma análise acerca da indisciplina no ambiente escolar, buscando trazer as principais causas para esta prática muito recorrente na atualidade. Para realização deste estudo foi feita uma revisão bibliográfica em teses, artigos e livros dos principais autores que tratam do assunto, refletindo sobre a indisciplina, suas manifestações, causas e consequências, revelando algumas diretrizes e caminhos para que o docente, bem como toda a comunidade escolar, repense suas práticas.

Conclui se que a indisciplina presente nas instituições de ensino afeta o rendimento escolar, causado por inúmeros fatores, como falta de compromisso dos alunos, agravado pela falta de participação dos pais, má preparação dos professores, e em conseqüência, tais elementos prejudicam a reputação da escola.

ABSTRACT

INTRODUÇÃO

A indisciplina é um tema que muito instigam estudiosos e docentes, no que diz respeito ao ambiente escolar, em especial nas salas de aula, que é onde os alunos mais convivem. Esta prática representa em sala de aula e em qualquer lugar da escola, práticas incoerentes e que prejudicam seu bom andamento.

Quando o educando é indisciplinado, não respeita, não se compromete com as atividades propostas e muito menos se mantém atencioso nas disciplinas e atividades que lhes são propostas, faz com que haja um ambiente hostil e de desarmonia em sala de aula. Esse indivíduo geralmente é reticente em acatar e respeitar as regras e valores apresentados pela escola. Em conseqüência, essas atitudes fazem com que o ensino atual se depare com diversas dificuldades e conflitos, que é a problemática da indisciplina, por meio de brincadeiras de mau gosto, ausência de respeito para com os funcionários e responsáveis pela escola, e acima de tudo comportamentos agressivos.

As práticas desrespeitosas destes alunos, na maioria das vezes se iniciam na família, devido à falta de limites, e a conivência em muitos os casos por parte dos pais para com estas ações na escola, contudo, quando a escola, juntamente com os professores não busca sanar estas situações conflitantes no tempo certo, o problema da indisciplina passa a se agravar e se estende para a prática de atos de violência, como pode ser notado atualmente na realidade escolar, onde muitos professores e demais discentes sofrem agressões constantes destes alunos.

Porém, nota-se que a maior incidência de alunos sem disciplina ocorre quando estes não possuem um bom desempenho acadêmico na matriz curricular, começam a se sentir desvalorizados e “diferentes” dos demais educandos, passando assim a se rebelarem com tudo o que lhes é proposto, até chegarem à ponto da evasão escolar.

A prática indisciplinar sofre influência de diversos fatores, como sociais, culturais, econômicos e principalmente psicológicos, além ainda da falta de recursos familiares. A indisciplina ainda contribui para a falta de desempenho do professor em sala de aula, e dificuldade de aprendizado dos demais alunos, que podem participar de forma indireta, e não atuante de todas as ocorrências e ações do aluno indisciplinado.

Sendo assim, a realidade escolar, passa atualmente por um dos momentos pedagógicos mais delicados, nesse sentido, este artigo terá como objetivo efetuar uma análise acerca da problemática que envolve a indisciplina escolar, e buscar sugerir formas e meios, que venham minimizar esta questão. Identificando quais fatores conduzem os discentes a serem indisciplinados, por meio de uma pesquisa acerca das didáticas aplicadas pelos professores, buscando saber assim se estas didáticas estão realmente contribuindo para a minimização da indisciplina neste ambiente, para que posteriormente se torne possível analisar os prejuízos causados pelos discentes indisciplinados no processo de aprendizagem dos demais alunos, e por fim sugerir estratégias que combatam este problema em questão.

Para tanto, será necessário metodologia por meio de revisão de literatura respeitados na área, e que tratam do assunto, e pesquisas em bases de dados como Google acadêmico, Scielo, além de jornais e revistas voltados a educação que contêm assuntos relacionados à indisciplina escolar.

O primeiro capítulo conceituará indisciplina, por meio da concepção de diversos autores e estudiosos, buscando o melhor entendimento para estas questões.

O segundo capítulo, tratará a diferença entre indisciplina e violência, elencando por meio de alguns estudiosos os principais pontos entre estes dois atos, para que assim se possa diferenciá-los a fim de se compreender ambas as condutas. Também irá expor por meio da ideia dos principais autores e estudiosos do assunto, acerca das ações, causas e práticas que facilitam e propiciam a indisciplina, suas causas, efeitos, influências e prejuízos que tais atos implicam na escola, bem como em sala de aula,

No terceiro capítulo, apresentará acerca dos desafios e transformações com relação a indisciplina no ambiente escolar, apontando o papel do professor e as didáticas necessárias para minimizar as ações indisciplinares dos discentes, apontando assim posteriormente, por meio dos pontos de vista dos autores, algumas estratégias que possam auxiliar na minimização deste problema que as escolas e professores vêm enfrentando.

  1. CONCEITUANDO A INDISCIPLINA NO ÂMBITO ESCOLAR

Antes que a indisciplina possa ser conceituada, é preciso que seja definido o sentido de disciplina, pois disciplina e indisciplina encontram-se interligadas.

 

Em geral, o conceito de indisciplina é definido em relação ao conceito de disciplina, que na linguagem corrente significa regra de conduta comum a uma coletividade para manter a boa ordem e, por extensão, a obediência à regra. Evoca-se também a sanção e o castigo que se impõem quando não se obedece à regra. Assim, o conceito de disciplina está relacionado com a existência de regras; e o de indisciplina; com a desobediência a essas regras. (SILVIA PARRAT-DAYAN, 2016, P.18).

A escola é um local de regras e condutas estabelecidas, propício e adequado para a formação humana, nos mais diversos aspectos incluindo os sociais, psicológicos, culturais, políticos, etc. Quando o aluno recebe apoio e é preparado nestes aspectos, adquire valores que podem se transformar no decorrer de sua trajetória de vida, e assim, quando chega à fase escolar inicial trás consigo toda a sua cultura e costumes, adquiridos na família, seja o caráter, visão de mundo, expectativas, bons modos, respeito, discernimento do que pode e o que não se deve fazer e/ou se comportar no ambiente escolar. Infelizmente nem todos se comportam de modo positivo, e começam desde o princípio a apresentar condutas rebeldes, desrespeitosas, gerando conflito e tumultuando as aulas dos professores. O educador passa então a enfrentar diversos problemas, haja vista que este discente geralmente não cumpre regras estabelecidas nem pelo professor, tampouco pela instituição em que este estuda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.6 Kb)   pdf (257.4 Kb)   docx (33.5 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com