TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DE ATIVIDADES PSICOMOTORAS EM CRIANÇAS DE 5 A 6 ANOS DO CMEI DE SÃO FRANCISCO-GO

Por:   •  31/8/2020  •  Artigo  •  3.158 Palavras (13 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 13

A INFLUÊNCIA DE ATIVIDADES PSICOMOTORAS EM CRIANÇAS DE 5 A 6 ANOS DO CMEI DE SÃO FRANCISCO-GO

                

The influence of psychomotoral activities in children of 5 to 6 years of the CMEI of São Francisco-Go

¹Amanda Ferreira Garcia, ²Isadora dos Santos Miranda, ³Patrícia Espíndola Mota Venâncio

¹Graduanda do curso de Educação Física do Centro Universitário de Anápolis, Goiás, Brasil.

²Graduanda do curso de Educação Física do Centro Universitário de Anápolis, Goiás, Brasil.

³Professora do Curso de Educação Física do Centro Universitário de Anápolis, Goiás, Brasil.

Título curto: Atividades Psicomotoras em Crianças

Autor correspondente:

Patrícia Espíndola Mota Venâncio

Endereço: Rua Leopoldo de Bulhões nº 1014. Centro

Email: venanciopatricia@hotmail.com

  • RESUMO

O objetivo do estudo foi identificar a influência de atividades psicomotoras em crianças de 5 a 6 anos do CMEI de São Francisco de Goiás. O estudo foi composto por 20 crianças, 10 grupo experimental e 10 grupo controle, com interferência de 2 meses de atividade psicomotora. Os testes avaliados foram: Coordenação, Equilíbrio, Esquema Corporal e Lateralidade. Foi utilizado um teste “t” pareado para verificar pré e pós intervenção e um teste de Mann Whitney para comparar as classificações entre os grupos, por meio software SPSS20.0 adotando um nível  de significância de p=0,005. Como resultados, os valores absolutos mostram que no grupo experimental todos os elementos avaliados apresentaram diferença significativa pré e pós intervenção, enquanto o grupo controle permaneceu dentro do esperado para idade deles. Quanto a classificação dos níveis psicomotores houve uma melhora significativa apenas no componente lateralidade de p=0,047 para o grupo de intervenção. Já no grupo controle não houve melhora em nenhum componente. Conclui-se que o grupo estudado submetido a 2 meses de atividades psicomotoras apresentou melhoras significativas em todos os elementos avaliados.

Palavras Chave: Desempenho Psicomotor, Creches.

  • ABSTRACT

The objective of the study was to identify the influence of psychomotor activities on children aged 5 to 6 years in the SICC of São Francisco de Goiás. The study was composed of 20 children, 10 experimental group and 10 control group, with interference of 2 months of psychomotor activity . The tests evaluated were: Coordination, Balance, Body Scheme and Laterality. A paired "t" test was used to verify pre and post intervention and a Mann Whitney test to compare the scores between groups using SPSS20.0 software adopting a significance level of p = 0.005. As results, absolute values ​​show that in the experimental group all the evaluated elements presented significant difference before and after intervention, while the control group remained within the expected for their age. As for the classification of psychomotor levels there was a significant improvement only in the laterality component of p = 0.047 for the intervention group. In the control group, there was no improvement in any of the components. It was concluded that the group studied submitted to 2 months of psychomotor activities presented significant improvements in all the evaluated elements.

Key words: Psychomotor Performance ,ChildDay Care Centers.

  • INTRODUÇÃO

A psicomotricidade é uma ciência que estuda o corpo e a mente com intuito de prevenir e tratar as dificuldades individuais, nos aspectos sociais, afetivos, psíquicos e motores da criança7. É subdividido entre o psiquismo e a motricidade, tendo cada palavra seu significado. O psiquismo se relaciona ao pensamento, que é desenvolvido no decorrer de experiências que envolvem a imaginação, emoção, determinação e o convívio com o próximo, construindo a inteligência humana. E a motricidade é o corpo que se expressa e movimenta através da conduta psíquica5.

Essa ciência deve ser trabalhada na infância através de estímulos psíquicos e motores9 com intuito de estimular a criança a pensar, ler, criar, se conhecer, levando em consideração a motricidade, que consiste em se movimentar, explorar, tocar, sentir, dominar, controlar e consequentemente incentivar a afetividade ensinando a conviver com o próximo, construindo seu caráter, controlando sua emoção, aplicando afeto e outras atitudes que são instigadas durante o desenvolvimento da criança6.

As crianças precisam ter acesso do brincar, para se descobrir e movimentar-se para que possa se conhecer melhor e saber do que é capaz ou não, assim, construir sua personalidade através das experiências vividas. Mas, muita das vezes as crianças não têm o costume de realizar qualquer tipo de atividade física, nos quais alguns fatores corroboram para que o desenvolvimento motor não aconteça na criança, por exemplo, pouco ou nenhum espaço para que atividades sejam executadas, nenhum estimulo para que tenha essa experiência de movimentar-se, o que acaba prejudicando o desenvolvimento psicomotor, fazendo com que a criança muitas vezes se isole da vida real, se prendendo a jogos em computadores, tablets e esquecendo-se do verdadeiro brincar4.

A psicomotricidade tem como objetivo desenvolver os aspectos do corpo humano, acrescentando a capacidade de dominar seus próprios movimentos e gestos2 sendo desenvolvida por meio de brincadeiras, onde, o divertido se torna algo mais atrativo para desfrutar a atenção e a participação dos mesmos, pois, é brincando que consegue prender a atenção por ser mais atrativo e divertido, fazendo com que as crianças se interessem, interajam e desenvolvam por completo através das experiências vividas na brincadeira6.

Com a Psicomotricidade as crianças aprendem a superarem as suas dificuldades, motoras ou psíquicas, conseguindo evoluir através dos aspectos psicomotores e promovendo um bem estar físico e mental, aumentando a auto-estima e proporcionando fatores essenciais para a construção do desenvolvimento global da criança, como, o esquema corporal, coordenação motora, lateralidade, equilíbrio, estruturação espacial e estruturação temporal.

Baseado no que foi citado acima o estudo traz como problema qual a influência de atividades psicomotoras em crianças de 5 a 6 anos do CMEI de São Francisco de Goiás? Espera-se que as crianças que serão submetidas à intervenção psicomotora por meio de brincadeiras tenham melhoras no aspecto motor quando comparado ao grupo controle.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (156.5 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com