TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Por:   •  27/11/2017  •  Artigo  •  3.189 Palavras (13 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 13

A INFLUÊNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Pedagogia (PED1297) – Estágio Supervisionado I

09/11/17

RESUMO

Este artigo é o resumo do Estágio realizado numa turma do Grupo 05 da Educação Infantil realizado no Curso de Pedagogia da UNIASSELVI– da Escola Municipal Deputado Jaime Vieira Lima em Lustosa – Teodoro Sampaio-Bahia com base na temática acerca da influência do lúdico no processo de alfabetização cujo objetivo é refletir a importância da ludicidade na prática pedagógica como facilitadora do ensino aprendizagem do aluno na alfabetização. A vivência com alunos da desta modalidade nos permite refletir acerca da possibilidade de os alunos sentirem-se sempre capazes de exercitar o que foi proposto através de atividades lúdicas. Para tanto neste estágio, o professor deve compreender a importância das tentativas desenvolvidas com atividades lúdicas que conduzem ao desenvolvimento do raciocínio. Deve aprender a respeitar a criança e valorizar cada descoberta que venha a fazer em sua vida escolar. O respeito pelas várias etapas deste desenvolvimento constitui uma conduta que, uma vez refletida, transcendem quaisquer que sejam as características do meio imediato. O que realmente interessa é atribuir a cada indivíduo o papel de sujeito ativo na construção de formas cada vez mais aprimoradas de conhecimento, pois somente o indivíduo ativo é capaz de atuar frente às pressões sociais, compreendendo-as para transformá-las.

.

Palavras-chave: Vivência. Respeito. Construção

1 INTRODUÇÃO

Assim, estaremos expondo reflexões sobre o tema e alguns teóricos irão embasar a nossa discussão, Santos (2007), Vygotsky (1998), Kishimoto (2011) entre outros bem como a prática do estágio realizado baseado na influência do lúdico no processo de alfabetização. O objetivo geral é apresentar os benefícios que os professores terão quando souber a real proposta lúdica no processo ensino aprendizagem, desta feita destacamos a importância de identificar as principais dificuldades dos professores quanto a elaboração de uma aula lúdica. Os referentes teóricos contribuíram nos aspectos relevantes a acerca da temática apresentada, pois compreender e conhecer o jeito particular de cada criança é o grande desafio da educação e de seus profissionais.

Observa-se que o lúdico é uma ferramenta importante tanto na Educação Infantil quanto nas séries iniciais do Ensino Fundamental, ele é um recurso didático dinâmico que garante resultados eficazes na educação pois facilita a assimilação dos conteúdos propostos em sala aula, mas, requer um planejamento e cuidado na execução da atividade elaborada. É através do lúdico que o educador pode desenvolver atividades que sejam divertidas e que, sobretudo ensine os alunos a discernir valores éticos e morais, formando cidadãos conscientes dos seus deveres e de suas responsabilidades, além de proporcionar situações que haja uma interação maior entre professores e alunos, em uma aula diferente e criativa, sem ser rotineira.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB ao tratar da composição dos níveis escolares, inseriu a educação infantil como primeira etapa da Educação Básica seguindo assim para as modalidades de Ensino Fundamental. Desse modo verifica-se um grande avanço no diz respeito aos direitos das crianças, uma vez que a educação é um direito da criança e tem o objetivo de proporcionar condições adequadas para o desenvolvimento e bem-estar, assim como o desenvolvimento físico, motor, emocional, social, intelectual e a ampliação de suas experiências. Assim, podemos dizer que o lúdico é como se fosse uma parte inerente do ser humano, utilizado como recurso pedagógico em várias áreas de estudos oportunizando a aprendizagem do indivíduo.

2 O JOGO PARA ALÉM DAS BRINCADEIRAS

Segundo Kishimoto (1999), o jogo educativo utilizado em sala de aula na maioria das vezes vai além das brincadeiras e se torna uma ferramenta para o aprendizado. A temática escolhida foi acerca da influência do lúdico no processo de alfabetização por conta da grande dificuldade dos professores diante da situação onde a maioria apresenta dificuldades de como alfabetizar e quais os melhores métodos para que melhores resultados possam ser alcançados. Para que o jogo seja um aprendizado e não uma obrigação para a criança, é interessante deixar que o aluno escolha com qual jogo queira brincar e que ele mesmo controle o desenvolvimento do jogo sem ser coagido pelas normas do professor.

Para que o jogo tenha a função educativa não pode ser colocado como obrigação para a criança, por esta razão o objetivo geral deste artigo é refletir acerca da importância da ludicidade na prática pedagógica como facilitadora de ensino aprendizagem do aluno na modalidade de Educação Infantil.

É possível utilizar os jogos e as brincadeiras na Educação Infantil como metodologia de ensino para desenvolver o cognitivo, a motricidade, a imaginação, a criatividade, a interpretação, as habilidades de pensamento, tomada de decisão, organização, regras, conflitos pessoais e com outros, as dúvidas entre outras. A afetividade, o companheirismo, a disciplina, a organização dos brinquedos após o uso, podem ser adquiridas através das brincadeiras conjuntas entre as crianças.

Segundo Adamus, Batista e Zamberlan (apud Costa 2006), os jogos, brinquedos e brincadeiras na infância são atividades essenciais para instigar a curiosidade, a auto-estima e a iniciativa da criança, com isso desenvolver a linguagem, o aprendizado, o pensamento, além da atenção e concentração.

Por outro lado, é preciso considerar o que propõe Negrine (apud Costa, 2006 p.104): “a concepção de que o brincar está reservado às crianças nada mais é que a perda da naturalidade humana, imposta pelo homem ao próprio homem, já que a história nos diz - o adulto costumava dedicar muitas horas ao lazer”.

É necessário lembrar que qualquer criação do homem até mesmo as brincadeiras e jogos estão relacionados ao contexto social, histórico e cultural do momento, dessa forma assume as características da época sendo assim é necessário que o professor desperte no aluno a criatividade para criação de novas atividades que despertem o prazer e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (125 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com