TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Estágio Na Formação Docente

Por:   •  15/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 3

Aluna: Carla

RGM: 0000000

 

A importância do estágio na formação docente e a sua contribuição para a construção da identidade do professor de educação infantil 

 

      O estágio é o início do contato entre ambos, pois será o primeiro contato entre o aluno e o professor, muito importante para a formação do educador. Nesse primeiro contato serve para promover a relação com o aluno, o que realmente é uma sala de aula na prática, através de análises e reflexões, a troca de experiências vivenciadas dentro da sala de aula.

      O trabalho pedagógico em educação infantil, não precisa ser feito somente sentado em carteiras, o trabalho pedagógico se caracteriza pela experiência com o conhecimento científico, a literatura, a música, a dança, o teatro, o cinema, a produção artística, histórica e cultural que se encontra nos museus, a arte. Pois a inúmeras coisa a se fazer com o aluno.

    O estágio nos ajuda a pensar em como será quando estivermos em sala de aula como professor, se realmente é isso que queremos, pois teremos uma noção do trabalho do educando dentro da sala de aula, nos permite se envolver no processo, no desenvolvimento de práticas educativas e reflexivas, buscando qualidade nas práticas de Educação Infantil.

    O objetivo do Estágio Supervisionado é proporcionar ao aluno a oportunidade de aplicar seus conhecimentos acadêmicos em situações da prática profissional, criando a possibilidade do exercício de suas habilidades, pode ocasionar motivação para os estudantes, e  o maior entendimento e assimilação de todo o conteúdo ministrado por professores e mestres em salas de aulas. Um professor deve estar atento e observando o comportamento dos alunos, pois através disso podemos direcionar nosso trabalho, conhecendo mais as crianças.

    No momento os estagiários devem valorizar as capacidades infantis, tendo o momento de ouvir as crianças, prestar atenção no seu comportamento e suas questões, ficar atento a qualquer sinal diferente, sendo orientado pelo professor acompanhante, desde o primeiro contato com a creche ou pré-escola. O Estágio é parte importante na formação do acadêmico, pois devemos ir construindo nosso espaço na educação com crianças pequenas, observando e refletindo sobre nosso trabalho, pois no futuro teremos aulas para planejar.

   O Estágio Supervisionado propicia ao estudante vivências com crianças pequenas, aprofundamento dos conhecimentos a respeito de todas as etapas do desenvolvimento da criança. Na Educação Infantil é preciso se reinventar. Ser professor de crianças pequenas exige um cuidado com a criança e suas indagações sobre o mundo, as coisas que os rodeiam e a vida.

    O Estágio nos dá a oportunidade de conhecer o que iremos enfrentar ao longo da carreira de professor e devemos estar sempre em busca de novos aprendizados, buscando outros cursos e trocando experiências com os professores, para quando chegar a nossa vez de assumir uma turma de sala de aula estarmos preparados para ensinar e acolher as crianças.

 REFERÊNCIAS

ARAUJO, Dácio José Lima de. A docência masculina na educação infantil. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Miracema do Tocantins, 2018. BARBOSA, Maria Carmem Silveira. Três notas sobre formação inicial e docência na educação infantil. In. CANCIAN, Viviane A.; GALLINA, Simone F.; WESCHENFELDE, Noeli. (org.). Pedagogias das infâncias, crianças e docências na educação infantil. Brasília: MEC, 2016. BRASIL. Lei Federal nº 9394/96/LDB: estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, N° 248, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp? jornal=1&pagina=1&data=23/12/1996 . Acesso em: 10 jul. 2019. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006: institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília: MEC/ CNE, 2006. BUFALO, Joseane Maria P. Nem só de salários vivem as docentes de creche: em foco as lutas do sindicato dos trabalhadores no serviço público municipal de Campinas (STMC 1988-2001). 179 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas, 2009. CIPOLLONE, Laura. A atualização permanente nas creches. In: BONDIOLI, Anna; MANTOVANI, Susanna (org.). Manual de educação infantil de 0 a 3 anos. 9. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. p. 121-139. DAHLBERG, Gunilla; MOSS, Peter; PENCE, Alan. Qualidade na educação da primeira infância: perspectivas pósmodernas. Porto Alegre: Artmed, 2003. DRUMOND, Viviane. Formação de professores e professoras de educação infantil no curso de pedagogia: estágio e pesquisa. 216 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (58.9 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com