TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Leitura nos anos iniciais

Por:   •  4/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  659 Visualizações

Página 1 de 3

1. A leitura nos anos iniciais

Todo ser humano que sabe ler tem seu vocabulário enriquecido, obtém conhecimento, dinamiza o raciocínio e a interpretação.

A leitura tem o poder de influenciar nossa maneira de agir, de pensar e até mesmo de falar. (BARROS, s/d).

A leitura permite as pessoas se comunicarem, aprender e desenvolver. Através dela conseguimos desenvolver o senso crítico, nos tornando pessoas atuantes na sociedade.(BARROS, s/d).

Sendo assim conseguimos fazer com que uma criança saia de sua realidade, permitindo que ela imagine estar em uma floresta encantada, ou até imaginar se um astronauta, são algumas magias que a leitura nos permite, despertando sentimentos e emoções.(BARROS, s/d).

A leitura nos anos iniciais em uma escola é vista como uma obrigação para avaliar os alunos, sendo que ao contrário disso devemos incentivá-los de modo que tomem gosto pela leitura.(OLIVEIRA; QUEIROZ, 2009).

“[...] Entendemos que o ensino de leitura deve ir além do ato além do ato monótono que é aplicado em muitas escolas, de forma mecânica e muitas vezes descontextualizado, mas umprocesso que deve contribuir para a formação de pessoas críticas e conscientes, capazes de interpretar a realidade, bem como participar ativamente da sociedade. (OLIVEIRA; QUEIROZ, 2009, p. 2).

É papel do professor ajudar para que seus alunos apreciem a leitura, e é através dos anos iniciais que isso acontece, juntamente com a descoberta de várias e novas habilidades intelectuais. (OLIVEIRA; QUEIROZ, 2009).

De acordo com Jussara Barros (s/d), graduada em pedagogia, Revista Brasil Escola existem várias maneiras de fazer com que o aluno crie o hábito de ler, e o importante é dentro de uma sala de aula onde o professor faça com que a leitura seja um momento prazeroso junto aos alunos, onde deverá, ao ler uma história, saber interpretá-la para que estes alunos possam imaginar-se dentro dela.

A leitura é uma importante ferramenta na construção do conhecimento, para isso tem que haver uma interação entre os pais, os alunos e os professores, sendo exercem um papel importante na vida e na construção desses leitores.(BARROS, s/d).

Toda criança que começa a ler desde cedo, desenvolve melhor sua pronuncia adquirindo cultura e desenvolvendo a imaginação, adquirindo assim uma boa formação para sua vida, pois o mundo tem mudanças muito repentinas e é preciso que estejam sempre bem infamados para que possam construir para si um mundo melhor.(BARROS, s/d).

Quando um professor trabalha com um texto em sala de aula é necessário que esses alunos viagem juntamente com a leitura de forma prazerosa de forma que os mesmos fiquem cada vez mais curiosos imaginando o que pode acontecer ao final.(BARROS, s/d).

Adquirindo assim conhecimento, informação e um momento prazeroso sendo que todas essas descobertas vai tempo para ser reveladas.

Sendo assim podemos verificar que a leitura exerce um papel mais do que importante na formação do indivíduo.(BARROS, s/d).

A criança deve estar consciente de que essa fase da vida é muito importante, pois a leitura está inserida totalmente em nossas vidas, em nosso cotidianos deparamos com ela, seja em placas de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com