TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importancia da leitura nos anos iniciais

Por:   •  21/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  1.026 Visualizações

Página 1 de 2

       

Fundamentação teórico

        O trabalho com a leitura nas séries iniciais ajuda o aluno a interagir, pois, as crianças gostam de conta os acontecimentos do seu dia a dia e histórias de sua vida e despertar essa ação na criança é muito importante. O ambiente escolar proporciona as crianças a desenvolvessem e aprimorarem seus conhecimentos, que trazem de casa e do meio social que está inserido.

A importância da leitura nos anos iniciais

        Sabe-se que a leitura permite a criança formar seu pensamento, dizer o que sente e registrar os seus conhecimentos de forma verbal e não-verbal. Dessa forma, para que ocorra uma comunicação precisa de forma coerente é necessário a utilização de recursos linguísticos que são usados pelos falantes da língua, e também que haja uma formação decente, a qual venha se constituindo desde da infância.

        É durante a infância que a criança precisa de um acompanhamento mais amplo em relação a aprendizagem da leitura, pois é a partir das séries iniciais que se faz necessário que a criança comece a sentir o gosto pelos textos, os quais podem ser literários, informativos ou que possuem algum valor simbólico para a sua aprendizagem. Vale ressaltar, que é a partir de uma base bem estrutura em relação a leitura nas séries iniciais que se obtém crianças mais qualificadas.

        Há crianças em sala de aula que apresentam bastante dificuldade de aprendizagem devido à falta da prática de leitura não só na escola mas principalmente em casa, sendo que não é dever só do professor despertar na criança o gosto pela leitura. ( citação) 

        A leitura é importante nas séries iniciais para transformar o aluno leitor passivo em leitor sujeito, pois só através dessa ação, ele se tornará capaz de construir sua própria leitura e analisar sua visão de mundo. Paulo Freire (1989, p. 9) enfatiza que o ato de ler “[...] Primeiro, a “leitura” do mundo, do pequeno mundo em que me movia; depois a leitura da palavra que nem sempre, ao longo de minha escolarização, foi a leitura da “palavra mundo” (SIC)”. É importante lembrar que a leitura de um texto faz o leitor criar, recriar, escrever, reescrever ou produzir outro texto, resultante das experiências e da interação social. 

         Os momentos de leitura devem ser proporcionados às crianças fazendo-as sentirem prazer de ler bons livros, que possam estimular sua imaginação, as levem a criar, a se distraírem, a entrarem num mundo de fantasias, auxiliando no processo ensino-aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo. (citação)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (86.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com