TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância de Libras

Por:   •  23/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.006 Palavras (9 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE INTEGRADA A VEZ DO MESTRE

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LIBRAS – LINGUA DE SINAIS

RITA DE CASSIA DO NASCIMENTO DOS SANTOS

Educação dos surdos: valorize a diferença

SÃO PAULO

2014

RITA DE CASSIA DO NASCIMENTO DOS SANTOS

Educação dos surdos: valorize a diferença

[pic 1]

SÃO PAULO

2014

SUMÁRIO

RESUMO        

INTRODUÇÃO        

TEMA        

PROBLEMA        

JUSTIFICATIVA        

OBJETIVOS        

Objetivo Geral:        

Objetivos Específicos        

REVISÃO DA LITERATURA        

METODOLOGIA        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

RESUMO

Este trabalho tem por finalidade a importância da inclusão do ensino de Libras como Componente Curricular do Ensino Básico, promovendo a sociabilização do deficiente auditivo na sociedade, no entanto, pouco são os investimentos para a formação de profissionais para garantir a inclusão desses alunos na sociedade.

A inclusão vem tomando força cada vez mais, a realidade é esta, e é inegável e deve acontecer, porém, discutir como a educação dos surdos é como ela deve acontecer no contexto escolar tem sido motivos polêmicos, pois, não basta somente que seja incluído em classes normais, mas principalmente, que seja atendido nas suas necessidades linguísticas.

No contexto educacional de surdos, o ensino de LIBRAS é uma questão preocupante, pois, o reconhecimento da importância do estudo da mesma no ensino de surdos, as vezes ainda é deixada de lado. Portanto, há uma necessidade maior e reflexões, no sentido de evidenciar a sua importância. A LIBRAS é um elemento essencial para comunicação e fortalecimento de identidade surda no Brasil e dessa forma, a escola não pode ignorá-la no processo educacional.

Palavras – chaves: inclusão, educação, deficiente auditivo, ensino de libras.

2. INTRODUÇÃO

A língua é o principal meio de desenvolvimento do processo cognitivo do pensamento humano. Por isso a presença de uma língua é considerada fator indispensável ao desenvolvimento dos processos mentais. A disposição de um ambiente linguístico é necessária para que a pessoa possa sintetizar e recriar os mecanismos da língua. É através da linguagem que a criança percebe o mundo e constrói a sua própria concepção.

Segundo Santana:

“O estudo da aquisição da linguagem na surdez é o ponto de partida ideal para discutir  a idade crítica, já que a maioria dos surdos são filhos de pais ouvinte e adquiriu língua de sinais.”

Quando uma criança surda tem acesso a sua língua natural, ou seja, a língua de sinais, ela se desenvolve integralmente, pois tem inteligência semelhante a dos ouvintes, diferindo apenas na forma como aprendem que é visual e não oral-auditiva.

Diferente dos ouvintes, grande parte das crianças surdas entram na escola sem o conhecimento da língua, sendo que a maioria delas vem de famílias ouvintes que não sabem a língua de sinais, portanto, a necessidade que a LIBRAS seja, no contexto escolar, não só língua de instrução, mas, disciplina a ser ensinada, por isso, é imprescindível que o ensino de LIBRAS seja incluído nas séries iniciais do ensino fundamental para que o surdo possa adquirir uma língua e posteriormente receber informações escolares em língua de sinais. O papel da língua de sinais na escola vai além da sua importância para o desenvolvimento do surdo, por isso, não basta somente à escola colocar duas línguas nas classes, é preciso que haja a adequação curricular necessária, apoio para os profissionais especializados para favorecer surdos e ouvintes, a fim de tornar o ensino apropriado à particularidade de cada aluno.

A necessidade da comunidade surda em se expressar vai muito além da busca por compreensão da língua, fazer parte do silêncio dos surdos é se manifestar na forma cultural e diversa da sua identidade na sociedade ouvinte.  A inclusão do deficiente auditivo deve ser integral, acima de tudo, digna de respeito e direito a educação com qualidade atendendo aos interesses individuais e nos grupos sociais. No processo de inclusão no âmbito escolar, deverá ser feito um trabalho de conscientização que é um trabalho essencial para a construção de uma sociedade justa e igualitária, na qual as diferenças sejam consideradas e respeitadas.

TEMA

Libras no Componente Curricular para alunos surdos e ouvintes

PROBLEMA

A importância do ensino de LIBRAS nas escolas tanto para os alunos surdos quanto ouvintes?

JUSTIFICATIVA

Este trabalho tem por finalidade a inclusão do ensino de Libras como Componente Curricular do Ensino Básico, promovendo a sociabilização do deficiente auditivo na sociedade, no entanto, pouco são os investimentos para a formação de profissionais para garantir a inclusão desses alunos na sociedade.

A inclusão vem tomando força cada vez mais, a realidade é esta, e é inegável e deve acontecer, porém, discutir como a educação dos surdos é como ela deve acontecer no contexto escolar tem sido motivos polêmicos, pois, não basta somente que seja incluído em classes normais, mas principalmente, que seja atendido nas suas necessidades linguísticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (189.7 Kb)   docx (303.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com