TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Planejamento

Por:   •  31/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.076 Palavras (13 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA 6° SEM

                       

                         AIRÊ KATUSCIA DE SOUZA

                         

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

Eixo temático: A importância do planejamento

[pic 3]

Campos dos Goytacazes

2015

                         

                          AIRÊ KATUSCIA DE SOUZA

                         

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

Eixo temático: a importância do planejamento

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.

Tutora eletrônica: Simone Cristiane Parpineli da Silva

Tutor(a) de sala: Kelly Aires

Campos dos Goytacazes

  2015

Introdução

        O presente trabalho avalia a seriedade do planejamento e interdiciplinalidade por meio de uma pesquisa realizada através de uma entrevista, previamente elaborada por esta Instituição, em forma de questionário, realizada com professores do 1º ao 5º ano, na cidade de Campos dos Goytacazes.

        Os docentes foram interrogados, durante o processo da entrevista, por meio de uma conversa aberta, a respeito de seus conhecimentos de planejamento interdiciplnar, se utilizam este recurso, como realizam seus planejamentos, se encontram dificuldades para planejar, entre outros.

        Esta pesquisa de campo tem por objetivo refletir sobre planejamento e analisar como ele é realizado de forma interdiciplinar, diante do processo  identificando quais professores entrevistados têm ciência sobre o tema, como utilizam-se deste recurso em suas aulas.

        Dentre as perguntas, percebeu-se maior relevância no conhecimento da palavra planejamento, onde encontramos unanimidade no seu significado perante os docentes.    

Fundamentação Teórica

        O ato de planejar faz parte do cotidiano do ser humano, pois possuímos o desejo de transformar nossos sonhos em realidade. E para que isso aconteça não basta estalarmos os dedos... Precisamos planejar.

GANDI (2001) ressalta:

É impossível enumerar todos os tipos e níveis de planejamento necessários à atividade humana. Sobretudo porque, sendo a pessoa humana condenada, por sua racionalidade, a realizar algum tipo de planejamento, está sempre ensaiando processos de transformar suas idéias em realidade. Embora não o faça de maneira consciente e eficaz, a pessoa humana possui uma estrutura básica que a leva a divisar o futuro, a analisar a realidade a propor ações e atitudes para transformá-la. (GANDI, 2001, p.83)

         O ato de ensinar é uma ação muito complexa, por isso não é possível abstrair do planejamento em seus diferentes níveis e modalidades. O planejamento escolar necessita ser entendido como ação formativa do indivíduo.

                         Todas as ações humanas requerem planejamento para que sejam bem executadas e possam atingir o sucesso. Nossa rotina diária envolve compromissos sociais, profissionais de lazer, que se não tivesse planejamento seria impossível administrá-los intensamente e organizadamente.

        Na escola, que é um ambiente educativo, não seria diferente, o planejamento é o sinalizador das ações necessárias para que a metodologia de ensino aprendizagem aconteça e para que sejam atingidos os objetivos ansiados.

        

Planejamento Educacional é "processo contínuo que se preocupa com o 'para onde ir' e 'quais as maneiras adequadas para chegar lá', tendo em vista a situação presente e possibilidades futuras, para que o desenvolvimento da educação atenda tanto as necessidades da sociedade, quanto as do indivíduo" (PARRA apud SANT'ANNA et al, 1995, p. 14). 

        Faz-se necessário destacar que o planejar é essencial para Prática Pedagógica do Professor nos anos iniciais do Ensino Fundamental, pois é por meio de um bom planejamento que se tem nitidez dos objetivos, da metodologia e da maneira de avaliar.

        Sabemos que existe certa relutância de alguns professores em relação ao planejamento diário, pois acreditam ser muito complicado, demorado, cansativo, fora da realidade e, até mesmo, inútil.

        O planejamento é um processo constante, ativo e que nos leva a pensar, por isso exige prudência em sua elaboração, pois devemos levar em conta que a aprendizagem acontece de maneira diferente em cada educando. Devemos, então, ficar atentos a esses problemas de aprendizado e elaborar recursos para trabalhar individualmente suas dificuldades dos alunos.

        LIBÂNEO (1994, p. 222) deixa claro quando afirma que:


A ação de planejar, portanto, não se reduz ao simples preenchimento de formulários para controle administrativo, é, antes, a atividade consciente da previsão das ações político – pedagógicas, e tendo como referência permanente às situações didáticas concretas (isto é, a problemática social, econômica, política e cultural) que envolve a escola, os professores, os alunos, os pais, a comunidade, que integram o processo de ensino. LIBÂNEO (1994, p. 222)

        Necessitamos como futuros pedagogos, ser incansáveis pesquisadores, analisando nossas Práticas Pedagógicas para nos nortear em que caminho seguir para alcançarmos a aprendizagem de nossos alunos, atingindo, assim, nossos objetivos propostos.

        Assim sendo, planejar deve propiciar melhores condições de aprendizado e depende das escolas e dos professores construírem táticas pedagógicas que lhe permitam deliberar ações para que sejam alcançados os objetivos propostos.

Análise da Respostas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (176 Kb)   docx (319 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com