TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inclusão Escolar

Por:   •  18/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 3

INCLUSÃO ESCOLAR, RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso (PED/1453 PED/1452) – Seminário Interdisciplinar III

24/06/2017

RESUMO

Conhecendo o trabalho desenvolvido dentro de uma instituição não governamental podemos entender como funciona a O.N.G sem fins lucrativos, e entender a importância do cidadão na integração inclusiva na sociedade, todos fazem a diferença assim cada pessoa ajudando a outra. Com esse estudo compreendemos como ocorre a aprendizagem dentro da realidade de cada um.

INTRODUÇÃO

Inclusão pode ser denominada como o ato de incluir, adentrar, introduzir, fazer parte, entre outros. Sendo assim, podemos avaliar a inclusão social, também para pessoas que estão excluídas de alguma forma da sociedade. Tendo assim projetos, como o projeto Mais Educação, projetos de leitura, de costura, variados modelos de atividades. Assim como o M.D.C.A. Movimento Direitos da Criança e Adolescente, que é uma O.N.G e tem sua ideia criada para auxiliar crianças e adolescentes com atividades, brincadeiras no turno inverso de suas aulas, mas acaba por também ajudar as famílias quando precisam, na parte de apoio moral e também em suas demais necessidades.

INCLUSÃO SOCIAL

As escolas devem ter a preocupação de educar cidadãos passando o real valor que eles necessitam, é na infância que se formam as bases de uma boa educação sendo assim o educador deve transmitir princípios para seus alunos, pois nortearam suas vidas futuras.

A formação de valores, hábitos que o indivíduo terá como base por toda sua vida é adquirida em sua maior parte na educação infantil com isso os educadores são grandes responsáveis pelo processo educacional, dos valores na face inicial da vida, sempre coma ajuda da família que é a maior base do cidadão.

O processo educativo deve ser responsável por levar os sujeitos a perceberem a importância na vida do outro suas responsabilidades diante do mundo.

Alguns valores importantes para formação de cidadania é estimular o aluno a cooperar fazendo com que perceba a troca de conhecimento a participação é fundamental para concretização de uma atividade, ensinar o aluno perdoar e não guardar ressentimento, respeitar o outro, ser solidário se preocupar com o outro ser bondoso, atencioso.

O educador deve servir de exemplo, pois as crianças passam a maior parte do tempo em escolas, e são influenciados por quem os rodeia aprendem com bom grado o que lhes é ensinado e muitas vezes compartilham com suas famílias, e é o que devem fazer para sempre gerar coisas boas na sociedade.

Por muitas vezes não é suficiente só o apoio da escola, cada um tem a sua vida e vive de uma forma. Mas muitas vezes precisamos estar acompanhados de um auxílio a mais, como projetos que advindam para o melhor desenvolvimento desse cidadão e de seus valores.

Conforme a página oficial da M.D.C.A., texto Quem Somos: Organização. Este projeto começou com o objetivo de ajudar crianças com dificuldades de aprendizagens, mas conforme seu trabalho foi crescendo e sendo valorizado, eles se tornaram algo maior, com o objetivo de ajudar crianças, adolescentes e seus familiares para a inclusão social, incentivando-os, ajudando-os a ampliarem suas habilidades para melhor convivência social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (138 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com