TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inclusão Escolar

Por:   •  27/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.240 Palavras (25 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 25

FAQ-FACULDADE XV DE AGOSTO

PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

ANDRÉIA DE OLIVEIRA DOS SANTOS DA SILVA

INCLUSÃO ESCOLAR

SÃO PAULO-SP

JULHO/2016

ANDRÉIA DE OLIVEIRA DOS SANTOS DA SILVA

INCLUSÃO ESCOLAR

Artigo apresentada á FAQ-Faculdade XV de  Agosto, sobre Orientação da Professora Rachel Theodoro, com exigência para obtenção em Pós-Graduação em Educação Física escolar.

SÃO PAULO-SP

JULHO/2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        1

2 INCLUSÃO ESCOLAR        2

3 LEIS VOLTADAS PARA INCLUSÃO        5

4 DEFICIÊNCIAS MAIS COMUNS NAS ESCOLAS        9

4.1 PARALISIA CEREBRAL        9

4.2 DEFICIÊNCIA MENTAL        10

4.3 SÍNDROME DE DOWN        10

4.4 TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)        11

4.5 AUTISMO        12

4.6 DEFICIÊNCIA AUDITIVA        13

4.7 DEFICIÊNCIA VISUAL        13

5 EDUCAÇÃO FÍSICA PARA TODOS        14

CONSIDERAÇÕES FINAIS        20

REFERÊNCIAS        21

RESUMO

A metodologia utilizada neste trabalho foi pesquisa descritiva de caráter bibliográfica. Os objetivos do trabalho foram: estudar a inclusão escolar, as leis relacionadas com inclusão, principais deficiências encontradas nas escolas de ensino regular e atividades praticam de educação física que atendam a todos sem exceção. A inclusão escolar sempre foi um paradigma na educação, mas nos últimos anos esse quadro está sendo mudado. Com várias leis e decretos Internacionais e Nacionais a respeito da educação para todos, começamos ver uma nova realidade, varias crianças com as mais diversas deficiências no ensino regular antes frequentado por maioria das crianças dita normais. Também veremos as deficiências mais comuns, como: paralisia cerebral, deficiência mental, síndrome de Down, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), autismo, deficiência auditiva e deficiência visual nas escolas de ensino regular. E por fim veremos descrição de varias atividades práticas de educação física que atendam a todos com deficiência ou não.

Palavras Chaves: Inclusão, Escolar e Leis de Inclusão.

SUMMARY

The methodology used in this work was a descriptive study of literature review. The objective of this study is the school inclusion and the laws around inclusion, the major deficiencies found in regular education schools, and practical activities of Physical Education that reach all people without exception. The school inclusion was always a paradigm in education, although in the last years this is being changed. With several laws, as well as international and national decrees in respect of education for all, the disabled children started to see a new reality. There are also deficiencies more commons, like: cerebral palsy, mental deficiency, low syndrome, attention deficit hyperactivity disorder (ADHD), autism, hearing impairment and visual disability in regular schools. And, finally it includes a description of various practical activities of Physical Education that converge all children with disabilities or not.

Key words: Inclusion, and Laws of Inclusion.


  1. INTRODUÇÃO

O presente artigo busca apresentar um estudo sobre a inclusão escolar. Escolhi esse tema por ser assunto que está muito presente no ambiente escolar na atualidade, onde cada vez mais temos crianças portadoras de varias deficiências, sejam físicas ou mentais.

“A educação inclusiva se destina aos alunos pertencentes a minorias sociais que, por diversos motivos, não estavam, anteriormente, presentes nas escolas e salas de aula regulares” (MIRANDA e GALVÃO FILHO, p. 40, 2012 apud AINSCOW, 1997). “A luta para sua implementação, fortalecida a partir do início da década de 1990, conseguiu, em muitos países, que seus objetivos fossem, ao menos em parte, cumpridos, ainda que haja muito a ser realizado” (MIRANDA e GALVÃO FILHO, p. 40, 2012 apud MUÑOZ, 2007).

Com ajuda das novas Leis e Decretos fortalecendo e reconfirmando os direitos de educação para todos no ensino regular, trazendo novos olhares para um milênio que haja mais respeito nas individualidades de cada ser, onde ser diferente faz parte de cada um.

Nas escolas cada vez mais uma busca por nova metodologia de ensino onde possam atendem as mais variadas deficiências, como: paralisia cerebral, deficiência mental, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), síndrome Down, deficiência auditiva e deficiência visual.

E nas aulas de educação física assim como nas outras disciplinas, procurar trazer atividades praticas diversas para que possa atender a todos os grupos de alunos sem exceção, onde cada indivíduo se sinta parte daquele lugar e que de uma maneira ou de outra traga desenvolvimento motor e cognitivo a todos que participem.

2 INCLUSÃO ESCOLAR

Na sociedade atual os seres humanos são vistos como um todo, onde, cada pessoa se conecta entre si, e as diferenças e individualidade de cada um faz parte de um mundo globalizado, onde todos se encontram em uma grande teia. No entanto, no processo de exclusão não é bem isto que vemos desde que a história da humanidade é contata, sempre houve este preconceito com o diferente, havendo uma grande ruptura da teia, onde, a humanidade se interconecta, apesar das varias leis que rege falando que todo ser humano tem que ser tratado com igualdade, se cada pessoa olhar para dentro de si mesmo, percebera que também tem um pouco ou até mesmo muito deste preconceito embutido de uma sociedade que nunca respeitou o diferente (ULBRA, 2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.3 Kb)   pdf (267.6 Kb)   docx (36.5 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com