TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inclusão Escolar

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.124 Palavras (21 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 2][pic 1]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8][pic 9][pic 10]

NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA

ROSENY DOS SANTOS LIMA

[pic 11]

INCLUSÃO ESCOLAR

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de... PEDAGOGO.....

Orientador: Prof. Okçana Battin

Tutor eletrônico: Suzana Torres

Tutor de sala: Katia Reyjane P. dos Santos

lima, roseny dos santos. inclusão escolar, 2014. 17 folhas, projeto de ensino (graduação em pedagogia)- centro de ciências exatas e tecnologia. universidade norte do paranà , porto alegre do norte 2014.

        

RESUMO

Este projeto de ensino visa uma perspectiva de que a educação inclusiva é um processo em construção, onde existem pessoas compromissadas com a inclusão escolar, e estão trabalhando para que ela aconteça sem nenhuma rejeição, Dirigindo seu olhar para os problemas vivenciados para se ter uma escola inclusiva, como o preconceito, a falta de informação da sociedade escolar, a falta de capacitação dos profissionais para litar com este tema. Apesar dos avanços na discursão, consideramos que ainda não existe um consenso uma ideia acabada do que viria a ser uma educação inclusiva. Neste contexto defendemos que a educação inclusiva é uma pratica que esta sendo construída e temos um longo caminho a percorrer para que de fato essa tão almejada inclusão aconteça.

Escolhi trabalhar a Inclusão escolar que esta dentro da docência e contempla as disciplinas estudadas durante o curso, pois é um tema polemico e atual, e esta presente no cotidiano e que infelizmente temos muitos problemas, muitas barreiras a serem quebradas, pois convivemos com uma sociedade cheia de preconceitos, e também a falta de formação dos profissionais para lidar com este tema é um grande obstáculo que a escola enfrenta, pois para trabalhar a Inclusão temos que ter profissionais qualificados e preparados. Assim esse projeto de ensino usa alguns referenciais teóricos para levar o educador a um novo olhar para a educação e contribuir no conhecimento pedagógico com sua implicação em sala de aula.

A inclusão escolar causa medo, incerteza e insegurança, sobretudo em recém-formados que não possuem experiência e nenhuma formação a respeito da escola inclusiva.

Toda criança precisa da escola para aprender e não para marcar passo ou ser segregada em classes especiais e atendimentos especiais a parte

Palavra-Chave: Educação, Inclusão, Profissionais, Respeito, Escola.


SUMÁRIO

1 Introdução....................................................................................................

2 Revisão Bibliográfica ...................................................................................

3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino...................................

3.1 Tema e linha de pesquisa...........................................................................

3.2 Justificativa.................................................................................................

3.3 Problematização.........................................................................................

3.4 Objetivos....................................................................................................

3.5 Conteúdos.................................................................................................

3.6 Processo de desenvolvimento...................................................................

3.7 Tempo para a realização do projeto..........................................................

3.8 Recursos humanos e materiais..................................................................

3.9 Avaliação....................................................................................................

4 Considerações Finais...................................................................................

5 Referências..................................................................................................

6 Apêndice (opcional)......................................................................................

7 Anexos (opcional) ........................................................................................

        



  1. INTRODUÇÃO

                       Inclusão Escolar

Escolhi trabalhar a linha da docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com o tema Inclusão Escolar, motivo pelos quais foram os constantes debates que envolvem a atualidade que envolve a atualidade sobre os desafios e as soluções para que a inclusão seja aceita.

Este projeto de Ensino tem como prioridade conscientizar alunos, professores e a comunidade escolar da importância de construir uma escola inclusiva. Pois a escola enfrenta um grande problema sobre a inclusão, porem o objetivo é clarear o sentido da inclusão, como inovação, tornando-o compreensivo, aos que se interessam pela educação como um direito de todos, pretendemos também demonstrar a viabilidade da inclusão pela transformação geral das escolas, atendendo aos princípios deste novo paradigma educacional.

A inclusão não prevê a utilização de métodos e técnicas de ensino específico para classes sociais, esta ou aquela deficiência. Os alunos aprendem até  o limite em que conseguem chegar, os professores deve explorar a capacidade do aluno por meio de atividades abertas, nas quais cada aluno se enquadra por si mesmo. Ai enquadra um grande desafio a ser enfrentado pelas escolas regulares tradicionais cujo paradigma é condutista e baseado na transmissão dos conhecimentos.

Quando se fala em inclusão escolar tem que ocorrer mudanças relativas à administração e os papeis desempenhados pelos membros da organização escolar. Para que tenhamos uma educação de qualidade para toda a inclusão tem que ter profissionais capacitados e preparados para lidar com este tema tão polemica. No entanto o governo deve investir em cursos preparatórios específicos neste tema para serem trabalhados na formação continuada com os profissionais da educação. Sabemos que no geral os professores são bastante resistentes às inovações educacionais, como a inclusão. A tendência é se refugiarem, a maioria tem uma visão funcional do ensino e tudo o que ameaça o esquema de trabalho prático que aprenderam a aplicar, também reconheceu que as inovações educacionais abalam a identidade profissional, no entanto a formação continuada quebra esse paradigma, preparando o profissional para lidar com a inovação, incluindo a diversidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.8 Kb)   pdf (224.5 Kb)   docx (41 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com