TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Indisciplina na Escola

Por:   •  17/5/2021  •  Artigo  •  2.438 Palavras (10 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 10

INDISCIPLINA NA ESCOLA

RESUMO

A indisciplina em sala de aula representa um problema que tem gerado  significativas preocupações aos educadores nos últimos tempos e vem imperando desde as séries iniciais. É uma realidade um tanto alarmante e que tem se tornado objeto de pesquisa de profissionais da educação. Suas causas fundamentam-se não somente nos problemas internos que ocorrem nas salas de aulas, mais também de problemas externos, advindos na bagagem de cada criança. Baseada nas realidades observadas nos estágios II e III, o objetivo deste artigo consiste em analisar, discutir e buscar em abordagens fundamentalmente pedagógicas, soluções para o fenômeno da indisciplina, refletindo sobre o papel de todos os envolvidos no processo de superação da indisciplina na educação.

Palavras-chave: escola; aluno; indisciplina.

INTRODUÇÃO

Segundo a literatura educacional, a indisciplina escolar constitui um dos desafios mais críticos e questionáveis com os quais se defrontam a família, as instituições de educação básica, públicas e privadas e, conseqüentemente a sociedade.

É importante ressaltar, que nos tempos atuais têm-se presenciado grandes e significativas mudanças sociais, o que torna difícil para os pais e até mesmo para as crianças, identificarem com lucidez os limites da verdadeira disciplina no processo educacional.

Os educadores têm enfrentado muitas dificuldades com as crianças, que a cada dia se mostram mais agitadas, com menor propensão à obediência, à conduta, consideradas adequadas para um ser humano (VASCONCELOS, 2000).

A autoridade em sala de aula, o respeito às regras e aos regulamentos estão sendo ignorados pelos alunos, em sua maioria, e revistos pelos professores que, em determinadas situações sentem-se perdidos, sem ação, frente aos problemas gerados pela indisciplina (REBELO, 2002).

Neste sentido, este estudo se justifica no sentido de buscar formas apropriadas de atender, administrar, compreender os atos indisciplinares, que ocorrem em sala de aula, na tentativa de melhor elucidar a sua problemática.  

Desta forma, o objetivo deste artigo é de levantar questionamentos, buscar e encontrar caminhos possíveis que possam fornecer respostas seguras e esclarecedoras sobre a origem da indisciplina e os problemas causados por ela.

Para tanto, é realizada uma pesquisa bibliográfica com material já elaborado, que sustenta a investigação acerca da indisciplina em sala de aula.

1 Indisciplina na Escola

A problemática da indisciplina é bem antiga e susceptível de múltiplas interpretações, por diferentes estudiosos.

Atualmente, na escola e na sala de aula, tanto em escolas públicas como particulares, ela tem se mostrado como uma das mais significativas preocupações, fato este que pode ser observado frente à quantidade crescente de reportagens sobre o tema na mídia. Esta questão deixou de ser uma preocupação somente dos educadores e passou a ser uma preocupação da sociedade como um todo.

Pais, educadores, e outros membros da sociedade, encontram-se cada vez mais perplexos com atitudes indisciplinares de crianças e adolescentes frente ao mundo moderno.

Tornou-se corriqueiro ouvir em conversas de professores que está muito complicado manterem a disciplina na sala de aula, de modo que jogar bolinha de papel, insultar com palavras e gestos professores ou colegas, depositar alfinetes na cadeira, riscar os carros dos professores, pichar os muros da escola, dentre muitos  outros atos, estão se tornando comuns no dia a dia das escolas e salas de aulas (FREIRE, 2000).

É importante enfatizar que a indisciplina não se trata de um fenômeno que ocorre somente nas escolas públicas do país, onde se agrupam um número expressivo de crianças e adolescentes pertencentes às classes com menor poder aquisitivo, mas que a escola privada onde em grande parte encontram-se os mais favorecidos, ou seja, com maior poder aquisitivo, também tem sofrido com a questão da indisciplina.

Segundo Zagury (2006) que em sala de aula, a indisciplina representa o problema mais expressivo enfrentado pelos educadores atualmente e que diversos são os fatores assinalados como causa desse mal que sofre a educação:

Alguns professores encaram a indisciplina como sendo um reflexo da pobreza e da violência que existem em nossa sociedade;

  • Analisam o comportamento indisciplinado como questão de personalidade;
  • Confiam que a falta de limite dentro da família é a grande causa;
  • Consideram o desinteresse e a falta de compromisso como fatores que acarretam a indisciplina.

Rego (1996) acrescenta que neste cenário é importante ressaltar a visão dos alunos que também são sujeitos do processo de aprendizagem:

[...] “Do ponto de vista do aluno indisciplinado os motivos alegados costumam ser um tanto diferentes. Com bastante freqüência, dirigem suas críticas ao sistema escolar e reclamam não somente do autoritarismo ainda tão presente nas relações escolares, mas também da qualidade das aulas, da maneira que os horários e os espaços são organizados, do pouco tempo de recreio, da quantidade de matérias incompreensíveis, pouco significativas e desinteressantes, da aspereza de determinado professor, das aulas monótonas, da obrigação de permanecerem sentados, da escassez de materiais e propostas desafiadoras, da ausência de regras claras, etc” (REGO, 1996, p.90).

Percebe-se através da citação de Rego (1996) que a educação mudou de forma significativa, que os tempos são outros e que as perspectivas dos alunos em relação à instituição escolar são bem diferentes, e, portanto, carecem de uma discussão mais aprofundada acerca desses conflitos.

Nesta conjuntura fica claro perceber que o assunto é bastante polêmico e que há considerações divergentes sobre o tema e da forma como lidar com tal situação, expondo que ainda falta muito para se chegar a uma opinião consensual acerca do assunto.

[...] ”A palavra “disciplina” carrega em si um ranço de autoritarismo e de falta de diálogo, que era comum no comportamento das gerações anteriores. Os pais dos adolescentes e das crianças de hoje sentem um certo mal-estar diante dessa palavra, a ponto de praticamente a banirem da educação dos filhos. É difícil dar nova noção a uma palavra cujo significado já está consagrado” (TIBA, 2006, p.192).

Mediante a citação de Tiba (2006) fica claro compreender que o conceito de disciplina já está impregnado com valores do passado, tornando ainda mais complexa sua compreensão nos tempos atuais; logo provoca uma discussão acirrada na área educacional, uma vez que hoje a busca se concentra em uma educação pautada no diálogo e no respeito às diferenças individuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (102.2 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com