TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LEITURA E ESCRITA DO NOME NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  27/6/2017  •  Monografia  •  3.391 Palavras (14 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE

LEITURA E ESCRITA DO NOME NA EDUCAÇÃO INFANTIL        

LEITURA E ESCRITA DO NOME NA EDUCAÇÃO INFANTIL

RESUMO

Apresentamos neste artigo a síntese sobre a alfabetização na educação infantil com o referencial metodológico baseado em bibliografias que possibilitará a observação dos aspectos teóricos, e em leis que a regulamenta e tem como tema a escrita e leitura do nome na educação infantil, justificando que é a partir da alfabetização que se aprende a ler e escrever, onde se problematiza com os apelidos causando conflitos em seus nomes. Esta centrada no objetivo de realizar uma reflexão sobre as manifestações da leitura e da escrita na alfabetização e com os conteúdos de escrita do nome e reconhecimentos das letras, linguagem oral e escritas de forma consciente para que possa atuar em seu próprio espaço social. A metodologia do desenvolvimento com a aplicação em sala de aula é proporcionar a criança uma maneira de relacionar o encontro do oral com o escrito, com o tempo determinado de uma aula para cada atividade, utilizado os recursos necessários como lápis, borracha, papel entre outros e avaliando na foram de observação do comportamento que caracteriza a busca do conhecimento, em uma analise levando em consideração os elementos que constituem a base de sustentação de leitura e escrita do nome na educação infantil.

Palavras chaves: Educação infantil, leitura, escrita e conhecimento.

Abstract

In this article we present the synthesis on literacy in early childhood education with the methodological referential based on bibliographies which will allow the observation of the theoretical aspects, and laws that regulate and has as its theme the writing and reading of the name on early childhood education, justifying it from literacy to learn to read and write, where he discusses with the nicknames causing strife in their names. This centred on the objective of performing a reflection about the manifestations of reading and writing on literacy and with the contents of the writing of the name and recognition of letters, oral and written language consciously to act in your own social space. The development methodology with the application in the classroom is to provide the child a way to relate the oral encounter with written, with the time determined in a class to each activity, used the resources as pencils, Eraser, paper among others and evaluating the behavior observation were featuring the pursuit of knowledge, in an analysis taking into account the elements that constitute the base of support for reading and writing the name in early childhood education.

Key words: early childhood education, reading, writing, and knowledge.

1 INTRODUÇÃO

                A alfabetização é a construção do conhecimento para o desenvolvimento de habilidades necessárias para a criança, onde a Pedagogia de Projeto visa aperfeiçoar, planejar e organizar para atingir objetivos propostos onde à criança será capaz de julgar e apreciar e compreender a sociedade na qual está inserido.

A revisão bibliográfica deste artigo será fundamentada em diversos autores renomados como: Ferreiro, Piaget e Vygotsky. Também em leis que regulamenta a educação infantil.

Com o tema leitura e escrita do nome na educação infantil, se torna a primeira escrita estável com significado para a criança sendo assim uma fonte de satisfação.

Justifica-se que somente através da educação, da cultura e do conhecimento que o aluno apropria-se de maneira cientifica da leitura e da escrita.

Problematiza-se que as crianças que estão se alfabetizando podem e devem aprender com os nomes e sabendo o diferencial do apelido.

Os objetivos da alfabetização e utilizar estratégia de leitura e escrita do nome, considerando aquilo que o aluno já sabe, assim ampliando o seu conhecimento.

Os conteúdos como: escrita do nome, linguagem oral e escritas de forma consciente para que possa atuar em seu próprio espaço social.

Será desenvolvida trabalhando com nomes próprios, com atividades de: autorretrato e escrita dos nomes; fazendo arte com os nomes; alfabeto dos nomes; que letra falta?

O tempo será determinado de uma aula para cada atividade realizada coma s crianças na escola.

Utilizamos os recursos necessários como lápis, borracha, papel entre outros.

A avaliação na foram de observação do comportamento durante a realização das atividades onde caracteriza a busca do conhecimento.

Será feita estratégia de leitura para que as crianças comecem a refleti e conhecer os diferentes aspectos do sistema alfabético.

O projeto foi apresentado na Escola CEMUS VI “Prof.ª Maria da Conceição Lopes Galvão Pisciotta”. Rua Astúrias, 1.120. Salto. SP.

2 Desenvolvimentos do artigo

O desenvolvimento do projeto de ensino de leitura e escrita do nome, na perspectiva aqui apresentada, permite um aprofundamento em atividades de leitura e escrita do próprio nome, uma vez que aprendido torna-se uma proposta significativa de alfabetização e ganha um sentido social. Com grande importância para que as pessoas exerçam seus direitos, possam participar da sociedade com cidadania.

2.1 Revisões bibliográficas.

A revisão bibliográfica sobre o tema traz a concepção da criança, que é historicamente construída e consequentemente vem mudando ao longo dos tempos, no sentido amplo, de perceber suas necessidades, prioridades, medos e frustrações.

No Brasil, em 1971 com a formulação da Lei n. 5.692 definiu-se que “0s sistemas [...] valerão para que as crianças de idade inferior a sete anos recebam [...] educação em escolas maternais, jardins de infância ou instituições equivalentes” (BRASIL, 1971).

Em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n. 9.394, promulgada em dezembro de 1996, considera a educação infantil como primeira etapa da educação básica, conforme descrito no artigo 29. Determina ainda, como devera ser ofertado, artigo 30, e descreve como deverá ser a avaliação no artigo 31. (BRASIL, 1996).

Também o Estatuto da criança e do adolescente, de 1990, destaca o direito da criança a este atendimento.  A lei 8.069/90, ao regulamentar o artigo 227 da constituição Federal (BRASIL, 1988), insere as crianças no mundo dos direitos humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (172 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com