TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  24/6/2021  •  Projeto de pesquisa  •  3.290 Palavras (14 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 14

LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Maria da Conceição de Jesus Brito

Orientador Tutor Externo: Marta da Graça Lima

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso Licenciatura em Pedagogia –

Turma: PED 0976

RESUMO

Antes de ir para a escola, a criança já tem certo conhecimento sobre a escrita, consequência de sua vivência no meio em que faz parte. Assim, quando começa a frequentar o ambiente educativo, suas chances de exercitar a leitura e a escrita aumentam, porque ali ela terá acesso às atividades previamente preparadas, que a ajudarão a desenvolver o processo da leitura e da escrita de maneira correta e de acordo com suas capacidades e limites. Partindo dessa constatação é que através de paper cuja temática é “Leitura e escrita na Educação Infantil” busca-se desenvolver o gosto da leitura desde educação infantil. Através das pesquisas com autores de renome, pode-se observar a importância de se dar oportunidade às crianças ainda pequenas de “lerem e escreverem” mesmo sem saber realizar tais atividades convencionalmente. Portanto a escola deve ter como um de seus principais objetivos o de formar escritores competentes, hábeis, capazes de produzir textos coerentes, organizados e claros, tornando-o apto a produzir um discurso com base no objetivo proposto, sabendo expressar por escrito seus sentimentos, experiências ou opiniões.

Palavras-chave: Leitura. Escrita. Aprendizagem.

1 INTRODUÇÃO

O processo de democratização do ensino e consequentemente do aumento da taxa de escolarização tenha aumentado nos últimos anos, alfabetizar os alunos continua sendo um grande desafio para as escolas. Na sociedade atual, a cultura letrada faz parte do cotidiano das crianças desde que nascem o que contribui para a construção de conhecimentos acerca desse objeto de conhecimento desde cedo.

 Na educação infantil, consideramos um verdadeiro alicerce na vida da criança, é a partir dessa iniciativa que começa toda sua construção na trajetória estudantil. Nesta etapa percebemos que as crianças estão no momento em que se encontram mais estimuladas em desenvolver a leitura e a escrita, é a fase de descoberta no campo da aprendizagem, tanto na ambiente quanto na familiar.

     Venho justificar que a leitura e a escrita são caminhos que não podem caminhar separados, um está dependendo do outro e onde será estimulado o ato de aprendizagem. Porém ambos é traço poderoso para a construção do conhecimento. É também um portador de ideias, sentimentos e opiniões criticas da criança.

Diante desta constatação é que se justifica a elaboração deste paper cujo enfoque é leitura e escrita na educação infantil, buscando-se desenvolver o gosto da leitura desde a educação infantil.

Considerando-se tarefa e compromisso da escola com a formação de cidadãos, tornando os alunos leitores e alfabetizados; é necessário que se desenvolva e promova o interesse e o prazer pela leitura e interpretação resgatando com isso a emoção e a razão, no processo de construção de conhecimento que servirão de convivência tanto na escola como na comunidade onde se encontram inseridos.

     É necessário compreender a realidade e realizar trabalhos interdisciplinares que fortaleça e estimule esse interesse onde venha ocorrer atividades que despertem o gosto pela leitura. A leitura e a escrita podem ser entendidas como uma decodificação e interpretação de imagens e símbolos, com os significados de identificar uma aquisição de linguagem, desenvolvendo aspectos relacionados ao físico e ao cognitivo do leitor. O educador deve alfabetizar letrando sem puder a especificidade de cada um que são complementares, inseparáveis e indispensáveis conciliando esses dois processos, de modo a assegurar aos alunos a aprimorarão de sistemas alfabético/ortográfico e a plena condição de uso da língua nas praticas sociais de leitura e escrita. É importante que a alfabetização se desenvolva num contexto de ler e escrever.

      O mesmo deve refletir sobre as praticas e as concepções adotadas ao iniciar os alunos no mundo da escrita e da leitura, analisando o recriando as metodologias de ensino, a fim de garantir de forma eficaz possível esse direito: de não apenas ler e registrar automaticamente palavras numa escrita alfabética, mas poder ler, compreender e produzir os textos que compartilhamos socialmente como cidadão.

     Podemos perceber que a leitura e a escrita estão inseridas não só no ambiente escolar, mas elas são encontradas em toda parte da sociedade. Precisamos despertar na criança o desejo pela leitura e escrita, dando a oportunidade nas diversas possibilidades para que elas construam a sua própria história, é a partir de um risquinho que a criança constrói um texto, também pais torna- se essas produções valiosas, onde irá despertar o gosto e o desejo pela leitura e escrita. Na educação infantil, que as crianças demonstram seus sentimentos, desejos ao professor, aos pais, através de um desenho ou palavras onde os mesmos tem um grande significado para eles.

2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÂO TEÓRICA

    O presente estudo aborda questões direcionadas às práticas de leitura e escrita para crianças que ainda não lêem convencionalmente. Acredita-se que a aquisição da leitura e da escrita se constitui numa tarefa complexa e difícil para qualquer criança, pois ritmos de aprendizagem diferenciam-se de uma criança para outra; porém, é de se observar, também, que os ritmos se ampliam gradativamente e sistematiza-se no ambiente escolar, se este promove experiências que permitem ao alfabetizando transformá-las em vivências significativas e propícias à construção do conhecimento.        

    Sabe-se que todos os alunos detêm conhecimentos sobre a escrita antes de ingressarem na escola, também sabemos que tais saberes se diversificam em extensão e qualidade, pois cada criança elabora sua própria teoria atribuindo-lhe significados que trazem de suas vivências, conhecimentos prévios, muitas vezes, incompreensíveis para alguns professores. Destarte, torna-se importante questionar e analisar a função do professor que será a de estimular suas crianças, oferecendo-lhes a possibilidade de acesso à linguagem escrita, como também a de conhecer os modos de apreensão e interpretação da escrita pela criança e conseguir avançar nesse processo durante o processo de alfabetização. A pesquisa está relacionada ao processo de construção da leitura e da escrita na educação infantil, enfocando o mundo em que a criança vive. Preocupa- -se com a situação em desenvolver o trabalho monográfico com o intuito de contribuir para que as crianças, na primeira fase da alfabetização, descubram, de forma simples e prazerosa, o ato de ler e escrever, considerando o nível de conhecimento real de cada aluno e suas características pessoais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (132.5 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com