TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  24/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

CURSO: LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

ALUNO: MARY ANNIE ORTEGA - RA: 8096589

PORTFÓLIO

RIO DE JANEIRO

2019

1. Transporte Ativo

O transporte ativo de moléculas através das membranas celulares é um dos principais fatores no nível molecular para manter a homeostase no organismo. Esse tipo de transporte requer energia, pois eles transportam moléculas contra seu gradiente de concentração. É dividido em dois tipos, de acordo com a fonte de energia utilizada, denominada transporte ativo primário e transporte ativo secundário.

2. Transportadores primários

No transporte ativo primário, a energia é derivada diretamente da quebra do ATP.

3. Transportadores secundários

No transporte ativo secundário, a energia é derivada secundariamente da energia que foi armazenada na forma de diferenças de concentração iônica entre os dois lados de uma membrana.

4. H+-ATPases do tipo P

Presente na membrana plasmática (H+ -ATPases do tipo P) desempenham a função de transportar íons e moléculas por meio de transporte ativo, através de gradiente de pH e potencial elétrico.

5. H+-ATPases do tipo V

A H+-ATPase vacuolar também chamada de H+-ATPase do tipo V (V-ATPase) é responsável por transportar solutos para o interior do vacúolo.

A membrana plasmática (também conhecida como membrana celular ou membrana citoplasmática) é uma membrana biológica que separa o interior de uma célula do seu ambiente externo.

A principal função da membrana plasmática é proteger a célula de seus arredores. Composta por uma bicamada fosfolipídica com proteínas incorporadas, a membrana plasmática é seletivamente permeável a íons e moléculas orgânicas e regula o movimento de substâncias dentro e fora das células. As membranas plasmáticas devem ser muito flexíveis para permitir que determinadas células, como glóbulos vermelhos e glóbulos brancos, mudem de forma à medida que passam por capilares estreitos.

A membrana plasmática também desempenha um papel na ancoragem do citoesqueleto para dar forma à célula e na ligação à matriz extracelular e outras células para ajudar a agrupar as células para formar tecidos. A membrana também mantém o potencial celular.

Em resumo, se a célula é representada por um castelo, a membrana plasmática é a parede que fornece estrutura para os prédios dentro da parede, regula quais pessoas saem e entram no castelo e transmite mensagens para e dos castelos vizinhos. Assim como um buraco na parede pode ser um desastre para o castelo, uma ruptura na membrana plasmática faz com que a célula lise e morra.

Entre as funções mais sofisticadas da membrana plasmática está a capacidade de transmitir sinais através de proteínas complexas. Essas proteínas podem ser receptores, que funcionam como receptores de entradas extracelulares e como ativadores de processos intracelulares, ou marcadores, que permitem que as células se reconheçam.

Os receptores de membrana fornecem locais de ligação extracelular para efetores como hormônios e fatores de crescimento, que então desencadeiam respostas intracelulares. Alguns vírus, como o vírus da imunodeficiência humana (HIV), podem sequestrar esses receptores para entrar nas células, causando infecções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (120.9 Kb)   docx (41.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com