TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO

Por:   •  12/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.152 Palavras (13 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 13
  1. JOSEANE MELO DOS SANTOS (8055399)

  1. Pedagogia Licenciatura

  1. A LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS

  2. Tutor: Prof. Alexandre José Cruz

  3. Claretiano – Centro Universitário

CAMPINAS

2018

  1. A LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS

Resumo

O texto tem o objetivo de apresentar a contribuição e a importância da literatura infantil no processo de alfabetização, educação e desenvolvimento intelectual, emocional e social da criança. Mostrar a necessidade da introdução do hábito de leitura, desde os primeiros anos de vida da criança, a participação e o envolvimento dos pais, familiares, e educadores na estimulação para despertar na criança a curiosidade e o interesse em aprender a ler e escrever para assim poderem conhecer e explorar o mundo encantado e divertido das histórias infantis. O texto utiliza-se da pesquisa bibliográfica de autores na área da literatura infantil. A literatura infantil como mecanismo de auxílio no desenvolvimento integral das crianças. Mostrar a necessidade da introdução do habito de leitura, desde os primeiros anos de vida da criança, a participação dos pais, familiares, e educadores na estimulação para despertar na criança a curiosidade e o interesse em aprender a ler e escrever para assim poderem conhecer e explorar o mundo encantado e divertido das histórias infantis.

A metodologia utilizada para a confecção desse artigo foi a pesquisa bibliográfica de autores e autoras na área da Pedagogia e da literatura infantil: ABRAMOVICH, CADEMARTORI, COSTA, FERNANDES, ZILBERMAN dentre outros.

Palavras-chave: Criança. Educação. Literatura Infantil.

Introdução

        A Literatura Infantil originou-se na Índia, expandindo-se e concentrando-se na Novelística Popular Medieval. Desde essa época, a palavra se impôs ao homem com seu encantamento, como um poder misterioso que lhe facultava proteger ou ameaçar, edificar ou destruir. As Narrativas que hoje conhecemos têm caráter mágico ou fantasioso. Partem da descoberta do mundo fabuloso das narrativas orientais, surgidas séculos antes de Jesus Cristo, e se espalharam pelo mundo levadas pela tradição oral. (FERNANDES, 2003, p.66).

 Segundo Lajolo e Zilberman (1999 p. 15-16). As primeiras obras publicadas visando o público infantil aparecem no mercado livreiro na primeira metade do século XVIII, antes disto apenas durante classicismo francês, no século XVII, foram escritas histórias que vieram a ser englobada como literatura também apropriada à infância (LAJOLO; ZILBERMAN, 1999 p. 15-16).

Conforme Regina Zilberman:

“Antes da constituição deste modelo familiar burguês, inexistia uma  consideração especial para com a infância. Esta faixa etária não era percebida como um tempo diferente, nem o mundo da criança como um espaço         separado. Pequenos e grandes compartilhavam dos mesmos eventos, porém nenhum laço amoroso especial os aproximava. A nova valorização da infância gerou maior união familiar, mas igualmente os meios de controle do desenvolvimento intelectual da criança e a manipulação de suas emoções. Literatura Infantil e escola, inventada a primeira e reformada a segunda, são         convocadas para cumprir esta missão”. (ZILBERMAN, 1987, p.13).

Segundo Abramovich,

“É nesta fase que elas ficam sabendo, História, Filosofia, Geografia, Política, Sociologia, sem precisar saber o nome disso tudo e muito menos que tem cara de         aula... Porque, se tiver, deixa de ser literatura, deixa de ser prazer”.         (ABRAMOVICH, 1993, p.17).

        A literatura infantil tem características especiais e decorre da ascensão da família burguesa que concede à criança um novo status e uma reorganização escolar, associada à Pedagogia, uma vez que as histórias eram produzidas em função de interesses educativos. Na segunda metade do século XVII, na França, surge manifesta preocupação com as leituras das crianças e isto dá ensejo ao surgimento de uma literatura favorável à Fantasia e à Imaginação. Época em que o panorama das ideias tem marcas especiais, a Literatura Infantil é considerada pela sua serenidade e grandes objetivos educacionais, morais e religiosos (FERNANDES, 2003, p. 7-8).

        Conforme diversos autores e autoras atuantes na área da Pedagogia, a literatura infantil tem importância essencial no processo de educação, formação e consolidação do desenvolvimento intelectual e social equilibrado e  integral. Para as crianças a literatura infantil desempenha uma função indispensável no processo de apreensão do conhecimento, pois tem a capacidade de despertar na criança a curiosidade e o interesse pelas histórias e pelos livros, o que certamente contribuirá decisivamente para uma boa e consciente formação cidadã.  A criança que desde bebê for corretamente incentivada e estimulada a gostar dos livros, suas figuras, imagens e personagens muito provavelmente desenvolverá o gosto e o prazer pelo hábito da leitura, certamente apresentará um desenvolvimento emocional, intelectual e social equilibrado e acima da média.

 Fundamentação Teórica

        Os primeiros livros para criança foram produzidos ao final do século XVII e durante o século XVII. Antes disso não se escrevia para elas, porque não existia a “infância”. Hoje, a afirmação pode surpreender; todavia a concepção de uma faixa etária diferenciada, com interesses próprios e necessitando de uma formação específica, só aconteceu em meio à idade moderna. A mudança se deveu a outro acontecimento da época: a emergência de uma nova noção de família, centrada não mais em amplas relações de parentesco, mas num núcleo unicelular, preocupado em manter sua privacidade  (impedindo a intervenção dos parentes em seus negócios internos) e estimular o afeto entre seus membros. (ZILBERMAN, 2003, p15).

        Durante muito tempo na história e até o período imediatamente anterior ao final do século XVII, não havia a compreensão e o entendimento da necessidade de produção de literatura escrita que fosse voltada especificamente para atender ao público infantil, as crianças não recebiam dos pais, familiares e educadores a atenção e o cuidado necessários, não se produziam livros ou materiais didáticos que fossem pensados e direcionados as faixas etárias correspondentes a infância e também a adolescência, uma realidade bem diferente da vivenciada na atualidade, onde podemos encontrar vasto material literário produzidos por autores e autoras alguns dos quais  já consagrados no mercado literário infantil dedicado ao público infanto juvenil. Temos atualmente bons autores que se ocupam em escrever se preocupam como conhecemos e temos na atualidade, o que havia até então em termos de produção literária era destinado praticamente ao público adulto, não havia distinção do público adulto para o infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (130.8 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com