TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Literatura Infantil na Educação Infantil

Por:   •  27/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 3

1-Tema: A Literatura Infantil na Educação Infantil

1.1 DELIMITAÇÕES DO TEMA

Trabalhar a importância da contação de histórias na educação infantil para a formação de leitores e para o desenvolvimento infantil.

2- PROBLEMATIZAÇÃO

Como as histórias infantis podem influenciar e contribuir para a formação de futuros leitores no meio de tanta tecnologia que vivenciamos nos dias de hoje.

3- JUSTIFICATIVA

Observamos que nos dias de hoje as crianças não tem mais o mesmo interesse pela literatura infantil, pois estão mais interessados nas novas tecnologias, e acabam deixando de lado os livros que são tão importantes para o conhecimento e aprendizado.

O desinteresse pela leitura trará grandes problemas futuros, como em produzir e interpretar textos terão dificuldades em compreender de forma crítica a sociedade em que vive.

O objetivo é mostrar para as crianças que é a partir da literatura infantil que se desenvolve a imaginação, mostrar que a literatura é tão prazerosa quanto às tecnologias que temos atualmente. Se a leitura for cultivada desde cedo poderemos adquirir diversos conhecimentos. A leitura pode ser dada logo no primeiro dia de aula,mesmo as crianças não conhecendo as letras,apenas através da ilustração.

Precisamos garantir esse contato inicial com os livros para que se torne prazeroso a leitura para formar futuros leitores que busquem cada dia mais conhecimento.

4- OBJETIVO

4.1 OBJETIVOS GERAIS

Apresentar para as crianças a magia que existe na literatura infantil, mostrando como é prazerosa a leitura. Ampliar o desenvolvimento da criança trabalhando a literatura infantil na leitura e na escrita.

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Criar momentos lúdicos onde a criança pode desenvolver a criatividade e a imaginação, despertando o gosto pela literatura.

Mostrar para a criança que o desenho representa um texto.

Desenvolver da criança a capacidade de formar seus conceitos.

5- FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS

A fundamentação teórica visa garantir que as crianças tenham momentos prazerosos com os textos literários, pois a literatura é muito importante na formação completa do ser humano.

A leitura fará da criança dentro da sociedade uma pessoa com seus próprios ideais, onde não seguirão os pensamentos dos outros e sim de seu próprio conhecimento.

A criança quando passa a ter acesso ao mundo da leitura, passa a buscar novos textos, novas descobertas, ampliação de compreensão de si e do mundo.

“A leitura, na nossa sociedade, é uma condição para dar voz ao cidadão, e mais, é preciso prepará-lo para tornar-se sujeito no ato de ler. Como preconiza Paulo Freire: o livro deve levar a uma leitura/interpretação da vida que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (61.4 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com