TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  16/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  6.331 Palavras (26 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

DAIANE RODRIGUES VIEIRIA SANTOS

[pic 2]

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

        

Goianésia

2017

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Pedagogo.

                                        Orientadora:Profª. Natália Gomes

[pic 3]

Goianésia

2017

SANTOS, Daiane Rodrigues Vieira. A importância da Literatura na Educação Infantil. 2017. 24 folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Pedagogia) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Goianésia, 2017.

RESUMO

O projeto de ensino a ser apresentado traz como tema: “A importância da literatura na educação infantil”. A linha de pesquisa contempla à docência na educação infantil. Estes são indispensáveis para o desenvolvimento da criança.A justificativa da pesquisa realizada consiste em perceber que embora muito se tenha falado e escrito a respeito da importância da leitura na escola, ela ainda não está sendo utilizada como deveria. A problemática aqui levantada foi: De que forma a literatura pode contribuir para o desenvolvimento da imaginação da criança? O objetivo do projeto visa compreender a importância da literatura para a formação do aluno. Serão trabalhados conteúdos como contos, poemas, tetros, dramatizações e dentre outros. Os conteúdos a serem trabalhados contemplam a contação de histórias e dentre vários outros que se encontra disponivel no processo de desenvolvimento deste projeto que se dá em três momentos, na qual conta com os recursos humanos e materiais necesarios para a execussão do mesmo.  A avaliação se dará por meio de observações e registros. O referencial teórico foi realizado mediante pesquisas bibliográficas em artigos e obras de autores que abordam a importância da literatura na educação infantil. Os principais autores quese destacam aqui são: Arroyo, Bettelheim, Coelho dentre outros.

Palavras-chave: Educação infantil 1. Literatura 2. Desenvolvimento 3. Aprendizagem 4. Leitura 5.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        7

3 PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE ENSINO        19

3.1 Tema e linha de pesquisa        19

3.2 Justificativa        19

3.3 Problematização        19

3.4 Objetivos        19

3.5 conteúdos        19

3.6 processo de desenvolvimento        20

3.7 Tempo para a realização do projeto        21

3.9 Avaliação        22

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS        23

REFERÊNCIAS        24

1 INTRODUÇÃO

O projeto de ensino a ser apresentado traz como tema: “A importância da literatura na educação infantil”. A linha de pesquisa contempla à docência na educação infantil. Sabemos que a Literatura Infantil são textos direcionados às crianças, que existem desde antes do surgimento da escrita, a qual era propagada de forma oral, por meio de contos, cantos, poemas e fatos narrados por adultos, e passado de geração a geração. Estes são indispensáveis para o desenvolvimento da criança.

A justificativa da pesquisa realizada consiste em perceber que embora muito se tenha falado e escrito a respeito da importância da leitura na escola, sabe-se que muitas crianças que frequentam o ensino fundamental mal sabem ler e interpretar um texto.

A problemática aqui levantada foi: De que forma a literatura pode contribuir para o desenvolvimento da imaginação da criança?

O objetivo do projeto visa compreender a importância da literatura para a formação do aluno.

Serão trabalhados conteúdos como contos, poemas, tetros, dramatizações e dentre outros.

O desenvolvimento do Projeto acontece por meio de alguns momentos onde conta a organização do trabalho docente.

Produzir bons leitores é desafiador para qualquer escola. Observa-se que a maioria dos alunos tem dificuldades em leitura, ou seja, não tem compreensão de texto. Neste contexto a literatura pode ser usada como isca para despertar o interesse, a criatividade e diferente visão de mundo, adequando assim condições que permita ao leitor manipular e interagir com o mundo de forma crítica e atraente.

Ciente da importância da leitura tem-se como objetivo, selecionar dados bibliográficos acerca das contribuições da literatura para o desenvolvimento da linguagem e do exercício intelectual e emocional da criança, bem como sua formação moral.

A leitura na educação infantil deve ser uma das principais atividades na escola, visando à formação integral do educando, usando todos os recursos possíveis para que ele desenvolva o gosto e o prazer de ler e saber o que está lendo, por meio de histórias em quadrinhos, oferecendo a acessibilidade da criança aos livros, despertando assim o hábito da leitura. Além de conhecer tentar compreender através desse trabalho e das.

Serão utilizados os recursos humanos e os recursos materiais.

A avaliação se dará por meio de observações e registros.

O referencial teórico foi realizado mediante pesquisas bibliográficas em artigos e obras de autores que abordam a importância da literatura na educação infantil. Dentre os autores utilizados para o desenvolvimento desse projeto de ensino destacam-se aqui:Arroyo, Bettelheim, Coelho dentre outros.

Nessas pesquisas bibliográficas, compreende - se a história, a origem, o conceito, e a concepção da educação infantil, a literatura e sua importância, o papel da escola no desenvolvimento da criança como leitor, como incentivar o hábito de ler, o papel da família na vida educacional, como utilizar as várias ferramentas que fazem parte no processo do letramento e consequentemente o prazer em ler e o estimulo às produções de leitura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.5 Kb)   pdf (215.6 Kb)   docx (80.6 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com