TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  22/4/2018  •  Artigo  •  5.206 Palavras (21 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 21


[pic 1]

UNIUBE – UNIVERSIDADE DE UBERABA

INSTITUTO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES

MARIA ELIZA SANTOS MARTINS

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO

INFANTIL

NÚCLEO: UBERLÂNDIA, MG- 2011.

 

[pic 2]

UNIUBE – UNIVERSIDADE DE UBERABA

INSTITUTO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES

MARIA ELIZA SANTOS MARTINS

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO

INFANTIL

Trabalho de conclusão de curso apresentado à Universidade de Uberaba como parte das exigências, da Etapa sete, do Curso de Pedagogia Licenciados à Distância. Pela aluna MARIA ELIZA SANTOS MARTINS, RA: 1057351

NÚCLEO: UBERLÂNDIA, MG- 2011

DEDICATÓRIA

      Dedicado a todas as pessoas que lutam com imenso sacrifício para dar continuidade aos estudos, mas que jamais desistem dos seus sonhos, porque como nós sabemos que somos do tamanho dos nossos projetos.

            Resumo:

      Este trabalho apresenta como tema central, a importância da Literatura na Educação Infantil, conhecer a histórica da literatura no Brasil, sua importância enquanto objeto de aquisição de conhecimento e possíveis dificuldades na leitura, possibilitar reconhecer, valorizar e incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância. Ressaltando a importância da leitura no ambiente familiar e escolar e como a leitura auxilia a criança em seu desenvolvimento intelectual e na sua descoberta do mundo.

Palavras-chave: infância, literatura; família- escola.

  1. APRESENTAÇÃO PESSOAL

  Eu sou Maria Eliza Santos Martins, tenho 34 anos e sou casada, tenho um filho de 10 anos e uma filha de 8 anos. Sou da cidade de Irai de Minas, sou licenciada em Letras, e dou aula de Língua Inglesa do 1° ano ao 5° ano de ensino fundamental, mas não gosto de dar aulas para adolescentes. Por isto, resolvi fazer o curso de pedagogia. Resolvi correr atrás do sonho, literalmente, tanto que venho de Irai para Uberlândia a mais de um ano para cursar pedagogia na Uniube. O início do meu curso foi bastante difícil porque trabalho com todas as aulas de inglês do município. Ao toda são 20 salas, e ainda sou mãe, esposa e dona de casa, cheguei a imaginar que não conseguiria, no entanto minha família me apoiou muito e juntamente com Deus me deram forças para prosseguir em busco desse sonho. Durante o curso pude perceber que dessa vez tinha feito a escolha mais adequada, mesmo cansada eu me sentia feliz e com vontade de absorver o máximo dos ensinos que eram ministrados no curso de pedagogia. Tudo era novidade e senti nos preceptores o interesse em que aprendêssemos de fato e para isso em cada seminário, oficina ou palestra éramos estimuladas a buscar mais conhecimentos, ou seja, ir além do que fora proposto em cada etapa. E o tempo foi passando tão rápido, que já estamos no final do curso, bate em meu coração um misto de saudade dos colegas, dos momentos maravilhosos vividos, mas ao mesmo tempo de alegria em ver o meu maior sonho sendo realizado finalmente. A conquista desse sonho me deu esperança de ir mais longe quem sabe para uma futura especialização? A educação tem esse poder mágico de nos fazer vencer os próprios limites, afinal aquele que não acredita que o ser humano pode ser a cada dia melhor não deve optar pelo magistério.

SUMÁRIO.

1-RESUMO.......................................................................................................04

2-APRESENTAÇÃO PESSOAL.......................................................................05

3-SÚMARIO......................................................................................................06

4-INTRODUÇÃO...............................................................................................07

5- LITERATURA INFANTIL

5.1- CONCEITO DE INFÂNCIA.........................................................................11

5.2- A LITERATURA INFANTIL NO BRASIL.....................................................13

5.3-O PAPEL DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DO LEITOR..............................15
5.4- A LEITURA NO AMBIENTE FAMILIAR......................................................17

6- CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................19

7-CONCLUSÃO PESSOAL...............................................................................21 8-BIBLIOGRAFIA...............................................................................................22

4-INTRODUÇÃO

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Literatura sempre foi para mim uma paixão, então, , quando veio a proposta deste trabalho, não pensei duas vezes, e escolhi como tema para minha pesquisa, porque sempre acreditei que ela me proporcionava mais do que prazer e distração, ela me dava sabedoria e informação.

             Este trabalho tem por objetivo, verificar a contribuição da literatura infantil no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança. Ao longo dos anos, a educação preocupa-se em contribuir para a formação de um indivíduo crítico, responsável e atuante na sociedade. Isso porque se vive em uma sociedade onde as trocas sociais acontecem rapidamente, seja através da leitura, da escrita, da linguagem oral ou visual.         Ressaltando a importância do contato da criança com o objeto livro desde cedo é condição fundamental para que esta manifeste interesse pela leitura, conseqüentemente oportunizando a leitura do mundo que a cerca com mais propriedade modificando-se a partir das leituras e modificando o mundo através das mudanças ocorridas consigo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)   pdf (245.9 Kb)   docx (51 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com