TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MOTIVAÇÃO E SEU PAPEL NA APRENDIZAGEM

Por:   •  18/10/2019  •  Artigo  •  6.077 Palavras (25 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 25

FACULDADEDEEDUCAÇÃOSÃOBRAZ

MOTIVAÇÃO E SEU PAPEL NA APRENDIZAGEM

CURITIBA/PR

2018


FACULDADEDEEDUCAÇÃOSÃOBRAZ

LUCINEIA APARECIDA DE SOUZA

MOTIVAÇÃO E SEU PAPEL NA APRENDIZAGEM

TrabalhoentregueàFaculdadedeEducaçãoSãoBraz,comorequisitolegalparaconvalidaçãodecompetências,paraobtençãodecertificadodeEspecializaçãoLatoSensu,docursode Neuropsicopedagogia, conformeNormaRegimentalInternaeArt.47,Inciso2,daLDB9394/96.

Orientadora: Elusiane Prinz

CURITIBA/PR

2018


RESUMO

O presente artigo visa discutir a importância da motivação no processo de aprendizagem com objetivo geral compreender como se dá o processo de desmotivação do aluno no Ensino Fundamental, séries iniciais, em relação a aprendizagem na escola pública.Este trabalho é fruto de leitura de teóricos que tratam desta questão e nisso a teoria de Piaget ajudou bastante. Além dele a teoria Sócio construtivista de Lev Vygotsky contribuiu que a reflexão deste trabalho se desse de maneira positiva de forma a perceber que a motivação é essencial para o desenvolvimento da aprendizagem.Para tanto, fez-se necessário compreender como se processa a motivação no ser humano, visando também com este estudo, ajudar aos profissionais comprometidos com a educação e que de certo modo lidam com alunos desmotivados, partindo de uma pesquisa de cunho qualitativo bibliográfico, onde foram consultados diferentes autores que dissertaram sobre o tema, utilizando como fontes artigos, livros e revistas científicas.

Palavras-chave:Motivação. Aprendizagem. Aluno.


  1. INTRODUÇÃO

Atualmente a educação vem enfrentando sérias dificuldades na construção da aprendizagem do alunado. Isso se dá devido às transformações vivenciadas pela sociedade.

Sabe-se que a escola hoje não é mais vista como antes, tampouco a comunidade escolar, a saber, antes a escola era respeitada, os pais depositavam inteira confiança nela, pois a mesma zelava em manter à sua reputação, mostrando seus professores como detentores do saber; e o aluno que ali estudava era considerado a uma folha em branco, onde tanto a escola como professores deveriam deixar suas marcas.

Esse histórico da escola tradicional interfere na aprendizagem do aluno porque suas estruturas cognitivas não foram estimuladas (trabalhadas) para reestruturar essas informações recebidas, e assim, tenha condições de construir seus próprios conhecimentos.

No final da década de setenta começaram as mudanças inovadoras e graças a ela, hoje a escola possui uma visão de sujeito ativo; os castigos físicos foram proibidos, os alunos tem liberdade de expressão, os professores já afirmam que continuam aprendendo com o aluno; em suma, realmente ocorreram mudanças e transformações.

Portanto, fica claro que a insistência na prática tradicional, só fará com que o aluno cada vez mais perca o prazer pelo estudo, pois não ocorrendo aprendizagem, sua autoestima fica em baixa e consequentemente, será mais um aluno desmotivado, entre tantos na escola.

E a desmotivação e a ausência de desafio e de motivo espontâneo, frequentemente agravada pela frustração de não se ter alcançado sucesso ao longo da vida escolar ou experiências anteriores negativas.

O presente artigo traz a importância da motivação no processo de aprendizagem, sendo muito importante motivar os alunos para que eles queiram aprender.Tentaremos mostrar ainda, o quão importante é a escola estimular o pleno desenvolvimento intelectual do aluno, principalmente, nas séries iniciais, para que ele possa, a partir daí, construir seus próprios conhecimentos.

No primeiro capítulo será discutida a estrutura da motivação e sua importância na aprendizagem, no segundo a motivação como destaque e no terceiro as considerações finais.

  1. ESTRUTURA DA MOTIVAÇÃO

Constantemente observa-se a desmotivação do educando na sala de aula a qual acontece principalmente durante as atividades propostas pelo professor. O aluno se cala diante das indagações deste profissional e não participa das atividades propostas, mostrando-se apático e passivo.

A falta de motivação dos alunos na escola pública vem preocupando os profissionais da educação. Em primeiro lugar porque esse problema é notado por todos eles, em segundo e mais importante é porque este problema está presente no comportamento dos educandos e a maioria dos professores não sabe como lidar com tal situação.

Para compreender melhor a questão supracitada é necessário saber o que é motivação e como esta se constitui. Sabe-se que por trás de todo comportamento, existe um motivo, a cada momento somos induzidos a agir de acordo com aquilo que nos impulsiona.

Motivação é conceituada como um conjunto de razões que determinam a conduta do sujeito, pondo em ação o organismo para um determinado comportamento.

Segundo Haydt (1997, p. 76):

A motivação é um processo psicológico e energético, e como tal, pessoal e interno que impele o indivíduo para a ação determinando a direção do comportamento. Sendo um fenômeno psicológico, ocorre no interior do indivíduo e varia de acordo com as diferenças individuais, as experiências anteriores e o nível de aspiração de cada um.(HAYDT, 1997,p.76)

A motivação é um processo construído na mente, alimentada pelo motivo que é a energia interna e direciona o comportamento de acordo com as necessidades de cada um colocando o indivíduo em ação.

A falta de motivação dos educandos é percebida no contexto escolar e familiar, tanto professores como pais percebem a ausência de entusiasmo dessesem relação e a educação oferecida. A curiosidade que é tão importante no processo de investigação e pesquisa lhes falta, portanto é imprescindível detectar os fatores contribuintes e causadores da desmotivação.

Existem vários fatores que impedem a motivação interna, dentre os quais destacam-se o medo de fracassar na escola; a aprendizagem desvinculada da realidade do alunado; famílias desestruturadas; sociedade desigual, o conhecimento extraclasse do educando não é valorizado e, o pior, existe um distanciamento muito grande entre escola e vida fora dela.

A motivação pode ser acionada de duas maneiras: intrínseca e extrínseca.

Intrínseca quando parte do próprio sujeito, segundo a necessidade de aprender de buscar soluções de problemas desafiadores, alcançar objetivos e ainda necessidades físicas e orgânicas. A motivação intrínseca permite ao sujeito superar os desafios em troca de esforços próprios, desenvolvendo, assim, capacidades e habilidades favoráveis a uma aprendizagem segura e autônoma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.8 Kb)   pdf (216.3 Kb)   docx (27.4 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com