TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia da Educação Infantil.

Por:   •  9/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 2

Aluna: Yanca Neto Nascimento Chaves Rigueira        

Turma: CND 082

Tarefa 1 – Metodologia da Educação Infantil.

Retome a Leitura do Capítulo 1, especialmente nas páginas 4 e 5.  

Por que se afirma "não é possível se falar em uma única concepção de infância"?

Philippe Ariès encontrou o problema e fez uma análise de três períodos distintos: do século XIII ao XVII I e do século XVIII até os dias de hoje. Ele afirma que não havia distinção entre o mundo adulto e o infantil, as crianças viviam em meio ao universo dos adultos. Falavam e se vestiam como eles, jogavam os seus jogos e até participavam de suas festas.

Já no século XVIII, a sociedade passou a separar as crianças dos adultos e então surgem as primeiras instituições escolares. Atualmente, a criança já começa a ocupar o seu verdadeiro espaço e acontece então a consolidação do conceito de infância que conhecemos hoje, embora muitos progressos ainda estivessem por acontecer.

Baseando na idéia dos autores Graciele Glap e Phillipe Ariès, não existe uma universalidade na concepção infantil por inúmeros fatores: O ambiente em que ela mora, a atenção que lhe é dada, o incentivo, enfim, tudo o que cerca a criança.

Quadro de Comparativo

[pic 1]

Através desse simples quadro comparativo e da afirmação de Graziele Glap  que “não existe somente uma infância, mas sim várias infâncias, que assumem significados diferenciados se levados em conta os diferentes segmentos sociais e também a realidade de quem as relata” (2013), conclui-se que não há unicidade em tal concepção.

Usei como exemplo a parte social porque explicita a realidade das crianças. Há um muro: Lado A, lado B, mas internamente, os dois lados sofrem, por não ter principalmente, a presença paterna. Talvez seja essa a maior dificuldade dos profissionais da educação e psicologia: fazer com que os pais tratem as crianças como crianças e não como um objeto. A influência paterna contribui diretamente para uma formação de caráter e a construção de um adulto sadio e capaz de formar e conceber idéias e opiniões.

Bibliografia: Apostila Metodologia da Educação Infantil – Instituto de Ensino Colônia do Saber.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (163 Kb)   docx (55.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com