TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia do Ensino da Historia e Geografia

Por:   •  14/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 3

UNIBF

CURSO: Pedagogia

ACADÊMICO: Melissa Rosa Nunes

DISCIPLINA: Metodologia do Ensino da Historia e Geografia

TEMA DA AULA: Natureza, ambientes e qualidade de vida

PLANO DE AULA

ÁREA DO CONHECIMENTO: Ciências Humanas

DISCIPLINA: Geografia

TEMA DA AULA: Aguas em transformação

DATA: 11/08/2023

CÓDIGO DO CONTEÚDO: GEO9_17UND03

ANO:  2023

UNIDADE TEMÁTICA: Natureza, ambientes e qualidade de vida

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: Entender a necessidade de preservação e zelo pelos cursos de água.

HABILIDADES DA BASE:  EF05GE10 Reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos (esgotos, efluentes industriais, marés negras etc.).

CONTEXTUALIZAÇÃO

Fixar na lousa ou outra área de fácil visualização fotografias de diferentes paisagens, distribuir a letra da canção Felicidade, de Lupicínio Rodrigues, enquanto os alunos se aproximam e tocar essa   música   ao   passo   que   eles   examinam   as   fotografias.   Em seguida, organizar a turma em duplas, pedindo a cada par que converse entre si sobre suas memórias de algum lugar da cidade ou comunidade que sabem que era diferente, no passado, e agora tem novas características, em virtude das modificações humanas. Ao final do um tempo estipulado para a conversa, solicitar que cada dupla escolha quem, entre si, vai relatar, para todos, as paisagens transformadas, principalmente pela polução das aguas que identificaram, e se é possível relacionar a canção escutada com as memórias das paisagens modificadas que identificaram.

PROBLEMATIZAÇÃO

Exibir no projetor reportagem de televisão, mostrando os danos causados pela poluição do Arroio Diluvio de Porto Alegre/RS, local onde já foi utilizado por banhistas. Ao final da reportagem, pedir que cada aluno descreva, em frases breves, as imagens ou informações presentes na reportagem que mais chamaram sua atenção. Em seguida, pedir que leiam espontaneamente suas anotações e digam o que pensam da modificação das paisagens com finalidade econômica.

 

ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

A aula será em apresentações audiovisuais, possibilitando a interação dos alunos com esses conteúdos e entre si, de forma a mobilizar conhecimentos prévios e memórias de paisagens/aguas próximas conhecidas suas, cujas transformações eles possam trazer à baila, comparando-as com as modificações das paisagens/aguas amplamente conhecidas e expostas em sala, através de fotografias e reportagem previamente selecionada. Assim, serão oportunizadas  a   reflexão   e   discussão   em   torno   do   tema,   a   serem   posteriormente compartilhadas com o professor e toda a turma.

RECURSOS DIDÁTICOS, TECNOLÓGICOS

Serão utilizadas fotografias impressas, em tamanho razoável para visualização da turma, de diferentes paisagens e cursos de aguas modificadas, no Brasil e no mundo. Para exibição de reportagem televisiva sobre o tema, pode ser utilizado um projetor de imagens com entrada/saída de áudio ou televisor e, a fim de facilitar a interpretação da relação entre as transformações das aguas e a canção proposta para o momento, serão distribuídas cópias impressas da letra da canção especificada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (53.5 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com