TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Musica Na Educação Infantil

Por:   •  29/5/2016  •  Monografia  •  11.247 Palavras (45 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 45

[pic 1]UNIVERSIDADE PAULISTA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA[pic 2]

CURSO: PEDAGOGIA

ANDERSON SILVA DA CUNHA

A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE COMO FERRAMENTA PARA APRENDIZAGEM

SANTARÉM – PA

2015

[pic 3]

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

ANDERSON SILVA DA CUNHA

A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE COMO FERRAMENTA PARA APRENDIZAGEM

Trabalho de conclusão de curso (TCC) apresentado ao curso de Pedagogia da Universidade Paulista UNIP-SANTARÉM, como registro parcial à obtenção do título de graduação.

Orientador: Adenilce Freire Bispo Rêgo

SANTARÉM – PA

2015


 ANDERSON SILVA DA CUNHA

 [pic 4]

A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE COMO FERRAMENTA PARA APRENDIZAGEM

Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, apresentado à Universidade Paulista/UNIP, como requisito para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.

APROVADO EM: ____/____/______.

Comissão Examinadora

___________________________________________________

Orientadora

        

___________________________________________________

2° Membro

___________________________________________________

3° Membro


DEDICATÓRIA[pic 5]

Dedico este trabalho a minha mãe Maria Rosa da Silva e minha noiva Cristiane Colares Moraes que não mediram esforços para que eu pudesse realizar esta conquista, apoiando-me e fazendo-me acreditar que era capaz.


AGRADECIMENTOS[pic 6]

Agradeço a Deus pela força interior que sempre me impulsionava a persistir em busca da realização deste sonho.

Agradeço à minha família pelo apoio e incentivo nos momentos de dificuldades e de provação durante esta caminhada.


[pic 7]

“Não há educação sem amor. O amor implica luta contra o egoísmo. Quem não é capaz de amar os seres inacabados não pode educar. Não há educação imposta, como não há amor imposto. Quem não ama não compreende o próximo, não o respeita”.

        Paulo Freire

RESUMO[pic 8]

Este trabalho aborda o tema a importância da afetividade como ferramenta para aprendizagem, onde será abordada a importância da afetividade na construção do indivíduo, e a compreensão dos educadores de que os alunos necessitam de um ambiente acolhedor e humanizado, principalmente aqueles que estão no início da escolarização, pois eles nessa fase fazem da escola uma extensão do lar. Serão relacionados os pontos de vista entre afetividade e a inteligência, o aprendizado e o desenvolvimento. Partindo do pressuposto de que o ser humano é racional, mas dotado de desejos, expectativas, afetos e emoções, sentimentos esses que movem suas ações, do seu nascimento até a sua morte. Podemos dizer então que o afeto e as emoções são partes fundamentais de nossa vida psíquica, e devem ser trabalhados na sua totalidade. Ressalto então que o professor criando-se um ambiente acolhedor estimulando parcerias, cooperação, respeito às diversidades, etc. Propondo uma educação moral visando fazer com que as crianças sejam capazes de controlar seus sentimentos e desejos.

PALAVRAS-CHAVE: Afetividade. Ensino-aprendizagem. Cognitivo.


ABSTRAT[pic 9]

This paper addresses the issue the importance of affection as a tool for learning, where the importance of affectivity in the individual building will be addressed, and the understanding of educators that students need a warm and humane, especially those who are at the beginning of education; they do at this stage the school an extension of home. Are listed the views between affection and intelligence, learning and development. On the assumption that humans are rational, but endowed with desires, expectations, feelings and emotions, feelings, those who move their actions, from his birth to his death. We can say then that the affection and emotions are key parts of our psychic life, and must be worked out in its entirety. Cam so that the teacher creating a welcoming atmosphere encouraging partnerships, cooperation, respect for diversity, etc. Proposing a moral education designed to allow children to be able to control their feelings and desires.

KEYWORDS: Affection. Teaching and learning. Cognitive


SUMÁRIO[pic 10]

INTRODUÇÃO10

1        O QUE É AFETIVIDADE12

1.1        A Afetividade como recurso mediador para o conhecimento13

1.2        Aprendizagem e afetividade16

2        AS RELAÇÕES AFETIVAS NO CONTEXTO ESCOLAR19

2.1        O Educador como intermediador do mundo20

3        A AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO26

3.1        O papel do professor29

4        APRESENTAÇÃO DE ANÁLISE DE DADOS34

4.1        Perfil dos entrevistados35

RESULTADO38

CONSIDERAÇÕES FINAIS39

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS40

ANEXO42


INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como tema a importância da afetividade como ferramenta para a aprendizagem, pretendendo assim ressaltar a importância da afetividade para a aprendizagem e o desenvolvimento intelectual e social da criança. Pois partindo do pensamento de que o indivíduo é uma pessoa datada de raciocínio, sentimento, desejos e expectativas procurando ver no outro a confirmação do bem e do carinho natural que deve existir entre os seres.

Nos nossos dias atuais a escola está focada em preparar o aluno apenas para o mercado de trabalho. Preocupa-se com a matemática, português, geografia, história, enfim, disciplinas com conteúdos exaustivos, deixando de lado o respeito, o companheirismo, a solidariedade, o amor. A escola vem formando seres individualistas, onde o que importa é se dar bem, passando por cima de qualquer empecilho que surja no caminho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (76.8 Kb)   pdf (380.4 Kb)   docx (58 Kb)  
Continuar por mais 44 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com